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Propriedades da melancia

 
Por Juliana Ribeiro. 1 dezembro 2023
Propriedades da melancia

Com a permissão do melão, a melancia é uma das frutas da estação mais consumidas no verão, tanto pelo seu sabor agradável como pelo seu poder de refrescar. Qualquer uma das suas variedades, lisas ou listradas, com ou sem sementes, deve ser colhida bem madura, quando é difícil resistir à sua cor particular, vermelho intenso, e quando estão mais suculentas e doces.

É difícil encontrar alguém que não goste desta fruta que, além disso, pela sua composição, é geralmente muito saudável. Se você quer conhecer as propriedades da melancia e seus benefícios, descubra neste artigo do umCOMO.

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Propriedades da melancia

  • Quase todo o conteúdo desta fruta, estrela do verão, é água (quase 95%), e uma das suas propriedades mais valorizadas no verão é a sua elevada capacidade de nos refrescar e hidratar profundamente.
  • Em relação aos seus nutrientes, devemos destacar a presença praticamente nula de gorduras e a existência de carboidratos simples, basicamente frutose, em quantidades moderadas, o que se traduz em outra boa propriedade da melancia o seu baixo consumo calórico, cerca de 20 kcal./100 gramas.
  • Em geral, é um alimento de fácil mastigação e digestão, qualidade importante no caso de crianças e idosos. Além disso, a melancia é um bom diurético.
  • A cor avermelhada da melancia revela que se trata de um alimento rico em carotenóides, destacando-se, entre todos, o licopeno. Além disso, possui boas doses de vitamina C e pró-vitamina A. Todos esses nutrientes fazem com que uma das melhores propriedades da melancia seja o seu poder antioxidante.
  • Esta fruta fornece ao corpo aminoácidos muito específicos e importantes no desenvolvimento de diversas funções vitais. É o caso da L citrulina que ela contém, que faz com que a melancia promova a vasodilatação e corrija o fluxo sanguíneo.
Propriedades da melancia - Propriedades da melancia

Benefícios da melancia

Tendo clareza sobre seus principais nutrientes, não é difícil determinar quais os benefícios que a melancia traz e estabelecer quais cuidados extras ela proporciona ao corpo, entre outros:

  • A melancia, por um lado, hidrata profundamente e, por outro, ajuda a purificar o corpo, evitando problemas de retenção de líquidos.
  • É um alimento que ajuda a conter os efeitos dos radicais livres, promovendo o bom estado das mucosas e tecidos internos e também da nossa pele (reduz rugas e sinais de cansaço).
  • A melancia é benéfica para manter uma boa saúde ocular.
  • O cálcio desta fruta rica ajuda a manter os ossos fortes e o potássio que contém promove um ritmo cardíaco correto. Além disso, a presença da citrulina (que é convertida em arginina) também faz da melancia uma aliada da saúde cardiovascular.
  • Suas baixas calorias e fibras fazem dela uma fruta adequada para manter um peso equilibrado ou mesmo para incluir em dietas de emagrecimento.
  • Estima-se que, dada a sua capacidade de promover o fluxo sanguíneo, a melancia possa ser benéfica no alívio de problemas de disfunção erétil.

Como comer melancia

Na hora de comê-la, a melancia oferece mais opções do que você imagina. Uma boa fatia natural, bem fresca, é uma sobremesa ideal para o verão, mas existem outras formas de incorporá-la na alimentação.

Em sucos combina muito bem com quase todas as outras frutas e também é ideal para fazer smoothies e cremes gelados. Por exemplo, você pode se surpreender com um tradicional gaspacho de melancia de verão, ou preparar um delicioso smoothie misturando melancia com sorvete de limão e uma pitada de canela. Se você gosta de um suco detox bem purificante, experimente fazer com: melancia, mamão, água de coco e algumas folhas de hortelã... Fica delicioso!

Esta fruta versátil também pode ser consumida como ingrediente de saborosas saladas. Adicione-a, bem gelada, sem sementes e cortada em cubos não muito grandes, a saladas com vegetais folhosos (alface, espinafre, agrião...) e acrescente, por exemplo: pepino, milho, rodelas de cebola e até algumas frutas secas como nozes ou amêndoas picadas, um delicioso prato completo!

Por fim, uma ideia genial e original é grelhar as porções de melancia na chapa ou frigideira, apenas alguns minutos de cada lado! Faça e coloque o que quiser na melancia, por exemplo, uma fatia de queijo de cabra e um pouco de orégano, ou uma porção de marmelo com folhas de manjericão, você terá uma entrada digna dos melhores chefes de cozinha e muito saudável! Perfeita!

Descubra Como plantar melancia

Propriedades da melancia - Como comer melancia

Contraindicações da melancia

Como já indicamos, são muitos os benefícios que esta fruta pode proporcionar, mas também é importante conhecer os perigos da melancia, principalmente quando consumida em quantidades excessivas.

Claro, sua ingestão deve ser descartada caso ocorra algum tipo de alergia ou intolerância a ela. Além disso, se você sofre de alguma patologia renal ou grau de insuficiência hepática, é essencial consultar previamente um especialista sobre incluir ou não a melancia em sua dieta.

Além disso, quando há certos desconfortos gastrointestinais frequentes, a ingestão desta fruta deve ser limitada ou totalmente eliminada, pois algumas pessoas não se sentem nada bem. Às vezes pode-se estabelecer uma relação entre melancia e diarreia e também é verdade que às vezes a melancia causa gases.

É preciso esclarecer que, em uma pessoa saudável, esse fato estará relacionado à ingestão de quantidades excessivas que fazem com que o aparelho digestivo receba grande quantidade de líquidos (a melancia é basicamente água) e também de fibras. Se você sofre de desconforto ou doenças gastrointestinais, incluindo cólon irritável, a melancia pode ser contraindicada.

Agora que você conhece as propriedades da melancia, não deixe de descobrir se Cereja engorda.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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