Noz pecan: benefícios e propriedades
A noz pecan é semelhante às nozes tradicionais, embora o que realmente se destaque sejam as sementes. Faz parte da família das frutas secas e tem uso ornamental. Mas, acima de tudo, traz importantes benefícios à saúde, como melhorar a saúde cardiovascular, reduzir a inflamação e retardar a neurodegeneração, entre outros.
Recomenda-se comer um punhado de noz pecan por dia. No umCOMO contaremos sobre noz pecan: benefícios e propriedades.
Origem da noz pecan
A noz pecan vem de árvores com galhos grandes que crescem verticalmente. Seus extensos ramos podem tocar o solo. Quanto ao tronco, essas árvores podem atingir 20 ou 30 metros de altura.
Sua origem é encontrada na população nativa americana, por volta do ano 1500, e seu significado vem do termo “noz pecan”, que significa noz que se quebra com uma pedra. A América do Norte foi onde os colonos começaram a fazer plantações. A primeira delas é registrada em 1772. Os franceses foram os primeiros a reconhecer a riqueza que essas sementes poderiam proporcionar e começaram a exportá-las para as ilhas do Caribe.
Hoje, a noz pecan é um importante superalimento na cultura norte-americana e está incluída nas mais diversas receitas, como sobremesas e saladas, sendo considerada a árvore por excelência do estado do Texas, desde 1919. Atualmente, além do Texas, esta a árvore também é cultivada em Oklahoma, Novo México e em algumas regiões do México.
Propriedades da noz pecan
A noz pecan contem uma quantidade significativa de vitaminas, proteínas e minerais, bem como gorduras e calorias saudáveis. Suas gorduras são, na verdade, insaturadas e esses tipos de nozes fornecem ácido linoléico, que pode reduzir o colesterol.
Da mesma forma, contém vitamina E e fitoquímicos, capazes de proporcionar efeito antioxidante, prevenindo a obstrução arterial e a oxidação. Por outro lado, aumenta as taxas metabólicas, devido aos seus nutrientes. 100 gramas de noz pecan fornecem até 691 calorias, 0 colesterol, 0 sódio e 9,6 gramas de fibra alimentar, além de quase 20 vitaminas e minerais.
Benefícios da noz pecan
A noz pecan traz muitos benefícios para o corpo em geral, bem como para o cérebro. Entre seus benefícios estão os seguintes:
- Melhora a saúde cardiovascular: graças ao seu conteúdo em gorduras insaturadas, esteróis vegetais e fibras alimentares.
- Ajuda a manter a energia: isso porque é rico em magnésio, que ajuda a regular o peso corporal, e em cobre, que é fundamental para que o metabolismo mantenha um ritmo acelerado. Também contribui para a produção de trifosfato de adenosina, que é uma fonte de energia para o corpo.
- Reduz a obesidade: ao mesmo tempo que aumenta a saciedade, melhora a taxa metabólica e ajuda a manter o peso. Na verdade, ajuda a pessoa a perder peso.
- Retarda a neurodegeneração: pois evita danos às células; Além disso, são recomendadas quando a pessoa sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença de Parkinson e Alzheimer.
- Reduz inflamações: o consumo de noz pecan é recomendado para pessoas que sofrem de doenças que causam inflamações, como artrite, já que contêm manganês, cobre e outros minerais que ajudam a combater a rigidez corporal.
- Aumenta a massa óssea: o que torna a noz pecan recomendada para pessoas que sofrem de osteoporose já que reduz a taxa de perda óssea.
- Ideal para aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual: devido à presença de manganês, essencial para reduzir as cólicas. Quando combinado com cálcio, os efeitos são potencializados.
- Combate o diabetes: já que o manganês está relacionado à secreção ideal de insulina, além de ajudar a ter melhor tolerância à glicose.
- Previne a queda de cabelo: ajuda a aumentar o ferro no sangue, já que uma das causas da queda de cabelo é a anemia. Ao consumir noz pecan, os níveis melhoram e o cabelo não cai. Além disso, promove o crescimento do cabelo, graças ao fato de que a noz pecan fornece L-arginina, essencial para fortalecer a raiz do cabelo.
- Bom funcionamento cerebral: devido a todas as vitaminas e minerais que fornecem ao organismo, o que ajuda a evitar doenças degenerativas e a prevenir o aparecimento do Alzheimer.
Como consumir a noz pecan
A recomendação é comer um punhado de noz pecan por dia. Acima de tudo, incorpore-a nas refeições. 4 ou 5 nozes equivalem a 75 gramas. Podem ser consumidas na hora do lanche, em patês de legumes, granola, cremes, sorvetes, entre outros alimentos.
Contraindicações da noz pecan
As únicas contraindicações podem ser as alergias, mas isso só ocorre no caso de pessoas muito sensíveis à frutas secas, pois, em geral, não produzem efeitos adversos. Aqueles que têm sensibilidade e reações alérgicas podem ter problemas no trato gastrointestinal, irritações na pele, problemas respiratórios ou no sistema cardiovascular.
Agora que você conhece sobre noz pecan: benefícios e propriedades, pode estar interessado em conhecer as frutas secas mais saudáveis e quais são as que engordam menos.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Noz pecan: benefícios e propriedades, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.