Benefícios da fruta

Propriedades do maracujá

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 abril 2022
Propriedades do maracujá

O maracujá é uma requintada fruta exótica nativa do Brasil, cujo consumo se espalhou pelo mundo por seu aroma e também pelas boas propriedades que possui. Conhecido como "fruta da paixão", ele vem da planta trepadeira Passiflora Edulis Sims, muito apreciada na jardinagem por seu valor ornamental. Embora existam diferentes variedades, o maracujá mais conhecido e consumido é a baga desta planta, uma fruta com casca lisa que guarda em seu interior uma deliciosa polpa que combina um toque doce e ácido em partes iguais.

Incorporar esta fruta em uma dieta equilibrada e variada é uma boa ideia por sua composição nutricional, mas sempre com certas precauções, pois em alguns casos ela pode ser contraindicada. Se você quiser saber os benefícios do maracujá e conhecer mais sobre a popular fruta da paixão, continue lendo este artigo do umCOMO onde especificamos as propriedades do maracujá.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do manjericão

Índice

  1. Propriedades do maracujá
  2. Melhoria do trânsito intestinal evitando a retenção de líquidos
  3. Aliado da saúde cardiovascular
  4. Fortalece os ossos e previne a anemia
  5. Combate o estresse e a ansiedade
  6. Cuide da pele e do cabelo
  7. Como tomar maracujá
  8. Efeitos colaterais e contraindicações do maracujá

Propriedades do maracujá

A riqueza de nutrientes é o que torna esta fruta recomendada em muitos casos e explica o beneficio do maracujá para saúde. Mais de 80% de sua polpa saborosa é água, e a presença de carboidratos é limitada a aproximadamente 14%, dependendo da variedade. O maracujá é uma excelente fonte natural de vitaminas, principalmente vitaminas C e provitamina A e, em menor grau, vitamina E e grupo B.

Quanto aos minerais, a fruta fornece quantidades consideráveis ​​de ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, um verdadeiro coquetel de micronutrientes com efeitos benéficos no organismo como um todo. O teor mínimo de gordura e a fibra que inclui na sua composição são outras duas boas razões para incorporar o maracujá na dieta, tendo em conta que as suas principais propriedades são:

  • É um poderoso antioxidante que ajuda a interromper a ação dos radicais livres.
  • É uma fonte natural de micronutrientes essenciais (vitaminas e minerais).
  • Fornece fibras para o corpo.
  • Possui propriedades calmantes e um certo efeito sedativo graças à presença de diferentes tipos de flavonóides.
  • Ajuda a manter os níveis corretos de glicose no corpo.
  • Fornece uma ingestão calórica baixa (50 – 60 kcal/100 gramas), apesar de seu sabor rico.

As características e boas propriedades do maracujá se traduzem em múltiplos benefícios como os que destacamos a seguir:

Propriedades do maracujá - Propriedades do maracujá

Melhoria do trânsito intestinal evitando a retenção de líquidos

Seu alto teor de água ajuda a manter uma boa hidratação, favorecendo também a eliminação de gorduras e toxinas do corpo para evitar problemas de saúde associados à retenção de líquidos. A estes benefícios do maracujá devemos acrescentar que a presença de fibras ajuda a manter o trânsito intestinal adequado, evitando a prisão de ventre.

Propriedades do maracujá - Melhoria do trânsito intestinal evitando a retenção de líquidos

Aliado da saúde cardiovascular

O maracujá, também chamado de fruta da paixão, é pobre em gordura, fibras e possui a presença de fitoesteróis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue. Entre outras propriedades do maracujá, os polifenóis (antioxidantes), encontrados principalmente nas sementes da fruta, possuem elementos que favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Essas duas características tornam o maracujá benéfico na prevenção de problemas cardiovasculares, principalmente a hipertensão.

Propriedades do maracujá - Aliado da saúde cardiovascular

Fortalece os ossos e previne a anemia

Incluir maracujá na dieta é uma excelente forma de absorver o cálcio que o corpo precisa para manter ossos e articulações em boas condições, como um método simples de prevenção de doenças como a osteoporose. Seu alto teor de ferro acompanhado de vitamina C, que favorece sua absorção, contribui para aumentar os níveis de hemoglobina no sangue, sendo eficaz na prevenção ou tratamento de casos de anemia por deficiência de ferro.

Propriedades do maracujá - Fortalece os ossos e previne a anemia

Combate o estresse e a ansiedade

As propriedades sedativas deste alimento fazem com que o maracujá e, principalmente, as infusões feitas com as flores e folhas da planta, sejam indicadas para aliviar situações de estresse e ansiedade, sendo também recomendadas para quem sofre de insônia ou outros distúrbios do sono.

Cuide da pele e do cabelo

O coquetel de antioxidantes que o fruto do maracujá armazena, muitos deles vitaminas e flavonoides, fazem dele uma forma deliciosa de cuidar de nós mesmos não só por dentro, mas também por fora, evitando os efeitos do envelhecimento prematuro da pele e das fibras capilares.

Se quer saber mais sobre como aproveitar o maracujá na comida, confira Como fazer farinha de maracujá

Como tomar maracujá

Agora que você conhece as propriedades do maracujá, é hora de aprender a prepará-lo. Não poderia ser mais simples porque o maracujá é naturalmente delicioso, sempre lembrando que deve ter um bom ponto de maturação para não ficar excessivamente ácido. É uma planta e uma fruta versátil com a qual você pode fazer diferentes preparações:

Chá de maracujá

É a melhor maneira de tomá-lo se você quiser se beneficiar de seus efeitos calmantes. Para preparar um chá de maracujá, basta colocar ¼ litro de água para ferver e despejar em uma xícara com uma colher de sopa de folhas secas de maracujá trituradas. Deixe repousar alguns minutos e já pode beber esta infusão rica e sedativa.

Sucos e smoothies de maracujá

É mais uma deliciosa forma de beber maracujá, perfeita para refrescar e hidratar nos dias mais quentes ou como complemento de uma dieta de efeito "detox". Se você gosta de sucos bem doces, pode por exemplo, misturar a polpa de 2-3 maracujás com 1 manga em um mixer ou liquidificador. E se preferir uma bebida que também cuida e proteje o estômago, experimente combinar maracujá com mamão, delicioso e muito saudável!

Doce de maracujá

Fazer uma geleia de maracujá é muito fácil e você pode tê-la pronta para consumir quando quiser ou até usá-la como recheio de bolos deliciosos. Siga os passos da receita que descrevo abaixo:

  1. Coloque a polpa de 4 – 5 maracujás em uma panela.
  2. Adicione um pouquinho de água e 4 colheres de açúcar.
  3. Leve o recipiente ao fogo e cozinhe em fogo médio por cerca de 30 minutos, mexendo sempre.
  4. Após este tempo, deixe esfriar um pouco e depois coe para remover a maior parte das sementes.
  5. Coloque a mistura de volta no fogo por mais 20 minutos, adicionando um pouco mais de água se a mistura estiver muito grossa. Depois, você terá uma deliciosa geleia de maracujá totalmente natural.

Efeitos colaterais e contraindicações do maracujá

Os efeitos colaterais do maracujá não são frequentes, desde que consumidos com moderação. Mesmo assim, é importante levar em conta algumas considerações, pois pode haver pessoas que tenham alergia ou intolerância ao maracujá.

Geralmente, alguém que é alérgico ao látex não deve tomar maracujá porque a fruta contém uma proteína que causa a mesma reação alérgica adversa deste material. Além disso, alguns cuidados também devem ser tomados com infusões de maracujá, para evitar sonolência excessiva com doses muito altas.

Finalmente, as pessoas que têm pressão baixa também devem consultar seu médico sobre se podem ou não tomar maracujá, pois como indicamos, seu efeito vasodilatador pode contribuir para diminuir a pressão arterial mais do que deveria.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades do maracujá, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Propriedades do maracujá