Benefícios da fruta

Como usar a semente do abacate

Como usar a semente do abacate
Imagem: jeffersondealmeida.com.br

Todos nós sabemos o quão benéfico pode ser o abacate para a nossa saúde, mas e a semente que normalmente jogamos fora? Muitas pessoas não sabem que a semente do abacate pode ser consumida e utilizada para tratar diferentes tipos de problemas. Entre algumas das propriedades medicinais do caroço do abacate encontram-se o seu poder antifúngico, anti-inflamatório e é um excelente antibiótico natural. Ficou curioso? Continue lendo este artigo e umComo e aprenda como usar a semente do abacate.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do abacate

Passos a seguir:

1

A semente do abacate é um ótimo antibiótico natural, para além de ser um poderoso antifúngico, antimicrobiano e anti-inflamatório. Por isso, este tesouro pode ser utilizado nas seguintes situações:

  • Para nos ajudar a prevenir da infecção causada pelo fungo cândida ou de outras classes de fungos.
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol, devido ao seu alto conteúdo em fibras dietéticas. Estas fibras ajudam a manter o colesterol no trato intestinal, impedindo que seja absorvido pelo organismo.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  • Protege-nos dos efeitos da picada de mosquito, que pode transmitir febre amarela.
  • Previne doenças cardiovasculares.
  • Ajuda a eliminar gordura localizada, pois ao conter fibra solúvel promove sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal.
  • Previne a epilepsia.
  • Devido às suas propriedades anti-inflamatórios, é um excelente aliado para as pessoas que sofrem de problemas nas articulações como a artrite.
  • Ajuda a amenizar diarreias e inflamações no aparelho digestivo.
  • Ajuda a regular os transtornos da tireoide.
  • Previne o envelhecimento celular, uma vez que contém propriedades antioxidantes.
  • Controla o crescimento de tumores, devido ao seu conteúdo em flavonoides.

Como vê, a semente do abacate é uma ótima aliada para a nossa saúde, por isso não devemos desperdiçá-la. No entanto e apesar de contar com todas as propriedades referidas, nunca deverá suspender o tratamento médico para usar apenas a semente do abacate. A semente de abacate deve ser utilizada como complemento ao tratamento médico prescrito.

2

Você pode consumir a semente de abacate em forma de infusão ou como tempero, isto porque consumida ao natural tem um sabor amargo e adstringente. Para preparar a infusão de semente de abacate, deverá primeiro tirar uma pele de cor marrom que se encontra na semente. De seguida, deverá ralá-la e tostá-la em fogo baixo. Com as raspas resultantes deste processo, prepare a infusão fervendo em água durante 10 minutos. Após esse tempo deixe repousar 5 minutos e beba três vezes ao dia.

Para utilizar a semente de abacate como tempero, após tostá-la bem, adicione-a a um moinho de café e pulverize em sopas, saladas, etc.

Como usar a semente do abacate - Passo 2
Imagem: livestrong.com
3

Para além destas formas de uso da semente de abacate, você também pode utilizá-la de forma tópica. O pó desta semente é conhecido por ajudar a secar espinhas e furúnculos. O que deverá fazer é preparar um emplastro com uma pasta de um pouco de pó de semente de abacate com água quente. Aplique durante 5 a 10 minutos por dia e vá repetindo o processo todos os dias até notar melhorias. Além disso, este pó da semente também pode ser utilizado diretamente no rosto como um esfoliante e tônico natural.

Como usar a semente do abacate - Passo 3
Imagem: nutritionstripped.com
4

Para quem sofre de dores articulares ou musculares, também poderá utilizar um preparado de pedaços de sementes com álcool para fazer massagens e fricções. Para isso, deverá triturar os pedaços da semente de abacate e misturá-los em um pouco de álcool e deixar repousar durante uma semana. Após esse tempo, utilize o preparado para fazer massagens e fricções.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a semente do abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • Lembre-se que não deverá abdicar do tratamento médico para utilizar apenas a semente de abacate. A semente deste fruto deve ser utilizada como complemento ao tratamento médico.
  • Não deve abusar do consumo da semente de abacate, pois um consumo excessivo pode causar constipação devido ao seu alto conteúdo em taninos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
AgnaldaGuimarãesde Oliveira
tenho muitas dores nos joelhos e no nervo ciático coluna como usar ocaroço do abacate?
Gutnur
Melhor procurar oleo CBD
Esmerada
Por quanto tempo continuo posso usar a farinha do caroço do abacate, sem que cause qualquer problema?
Solange
Posso usar a sementi pra fazer um sabonete anti inflamatório .
Olá Vanessa!
Estou fazendo um trabalho (anti inflamatório natural) que o meu ativo é a semente do abacate. Por acaso vc pode me ajudar nessa pesquisa??? A ideia é desenvolver um anti-inflamatório com a semente do abacate, tenho que fazer passo a passo, entendeu? Grato.
A sua avaliação:
MARLENE PLATE FAGUNDES
fiz o cha da semente do abacate para emagueser como tenho que tomar por dia o cha e quantinha de cha por dia tenho que emagueçer 15 k estou com o coresteror no sangue muito alto gostaria como usar obrigada por me a tender
A sua avaliação:
José
Realmente, este artigo me surpreendeu.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Elizabeth Santos Nunes
Maravillhosa....To simplismente encantada com tantos beneficios do uso....Aderi.....Grata, Beth
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Elizabeth! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Marluce
Eu posso fazer o cha´da semete de abacate sem precisar secar ao sol ? esta é minha duvida.
Neide lima
Como toma o chá da semente do abacate
Jaime Correia
Como fazer o chá de caroço da abacate? Quantas vezes se pode tomar por dia e as quantidades?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jaime! Neste artigo você poderá saber como pode fazer o chá de semente de abacate e como tomar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-usar-a-semente-do-abacate-17415.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Monica
Me falaram que a infusão ou chá do caroço de abacate se for usado todos dias pode ser tóxica para o fígado. Que o certo é só tomar uma vez na semana. Existe alguma validade nisto?
Etel Fernandes Ferreira
Adorei vou começar a usar , depois eu te conto .
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Etel, fico aguardando pelo seu feedback! Obrigada pelo comentário e continue seguindo o nosso site :)
Davi
muito valido para a saude da humanidade que esta inferma por nao saber usar como alimento tudo o que oferece a natureza.
Irina
Nossa não sabia que o caroço do abacate poderia ter tanto benefício! Fiquei fã vou usar =)
nicodemos rocha
Há um velho provérbio que diz: "Não existe banquete grátis". Com base nesse axioma pergunto eu: 1- A semente do abacate não tem nenhuma propriedade tóxica? ... 2- Quais seus possíveis efeitos colaterais? ... Conclusão minha: Aprendi mais uma, e eu que imaginava ter visto quase tudo!!! ... jamais imaginei tantas qualidades terapêuticas numa semente que até agora tinha como destino o lixo. Vivendo e aprendendo ... Gratíssimo pelas informações
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Nicodemos, na vida estamos sempre a aprender! Tudo o que é demais faz mal, por isso você não deve abusar da semente do abacate, caso contrário poderá sofrer de constipação devido ao seu conteúdo em taninos. Obrigada pelo comentário e até uma próxima ;)
Imagem: jeffersondealmeida.com.br
Imagem: livestrong.com
Imagem: nutritionstripped.com
1 de 3
Como usar a semente do abacate