Partilhar

Contraindicações da geleia real

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Contraindicações da geleia real

A geleia real é um produto cujo consumo foi popularizado graças às suas propriedades medicinais, muito eficazes para tratar alguns problemas de saúde, assim como complemento alimentar. Esta substância elaborada pelas abelhas atua no sistema nervoso e nas defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e exercendo um efeito revitalizante. Além disso, a geleia real é um potente antioxidante natural que ajuda a manter as células jovens e a prevenir o envelhecimento prematuro, além de ser utilizada para incentivar o desejo sexual. No entanto, esta elaboração deve ser consumida em doses adequadas e em alguns casos seu o consumo não é recomendável. Conhecer as contraindicações da geleia real é importantíssimo para evitar possíveis efeitos negativos em nossa saúde. Se deseja saber mais sobre as precauções na hora de consumir esta substância, continue lendo este artigo do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tomar a geleia real

Principais propriedades da geleia real

Esta substância natural produzida pelas abelhas é muito conhecida por suas propriedades medicinais. A geleia real é elaborada como alimento para as larvas durante seus primeiros dias e para a abelha-rainha ao longo de toda a sua vida. Seu aspecto é cremoso e de cor esbranquiçada com um sabor amargo ácido; é o resultado da mistura do mel, néctar e água com saliva e hormônios. Suas propriedades são devidas principalmente ao seu alto conteúdo em água, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.

  • Aumenta a energia e a vitalidade estimulando o organismo e reforçando o sistema imunológico.
  • Mantém as células jovens devido ao seu grande poder antioxidante, combatendo os radicais livres. Além disso, a geleia real ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele e funciona como regenerador celular. Por seu elevado conteúdo de água, esta substância mantém a pele hidratada e evita a secura.
  • Funciona como desintoxicante para o organismo melhorando o funcionamento do sistema digestivo, além de aumentar o apetite.
  • Incentiva o desejo sexual ao estimular o sistema nervoso.
Contraindicações da geleia real - Principais propriedades da geleia real

Reações alérgicas

O principal risco de consumir geleia real é a possibilidade de que a pessoa seja alérgica sem saber. Algumas pessoas são alérgicas a certos tipos de pólen, por isso podem sofrer algumas reações alérgicas que podem variar, desde uma urticária até um choque anafilático. Por isso, as pessoas alérgicas ou sensíveis ao pólen ou outros produtos elaborados com mel devem ser precavidas na hora de consumir produtos ou suplemento elaborados com geleia real. Uma das melhores opções é realizar um exame especializado em alergias para saber se existe alguma reação alérgica a qualquer pólen de abelha ou geleia real.

Problemas estomacais

Outra contraindicação da geleia real é devida aos possíveis problemas estomacais que esta pode provocar como resultado de uma indigestão desta substância. Alguns dos sintomas seriam tonturas, náuseas e inclusive diarreia em pessoas que são sensíveis a este produto. Em alguns casos, a geleia real já chegou a produzir um sangramento intestinal, por isso as pessoas com problemas estomacais ou com alguma doença que afete o sistema digestivo devem ter um cuidado especial.

Contraindicações da geleia real - Problemas estomacais

Asma

A asma também é uma das contraindicações da geleia real, portanto as pessoas diagnosticadas com este problema respiratório devem evitar este produto. Os efeitos da geleia real em pessoas asmáticas podem provocar desde irritação na pele, dificuldade para respirar devido aos espasmos nos brônquios e irritação dos sacos pulmonares. Além disso, as pessoas com outros problemas respiratórios ou com algum tipo de câncer de pulmão também devem ser precavidas com o consumo de geleia real. Neste artigo explicamos a você como saber se tem asma.

Contraindicações da geleia real - Asma

Doença de Addison

Trata-se de uma doença causada por uma diminuição na produção de cortisol por parte das glândulas suprarrenais. O cortisol é o hormônio do estresse, que tem importantes ações, como manter os níveis da glicose no sangue e regular o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular. Uma das propriedades da geleia real é a de atuar sobre a atividade da glândulas suprarrenais, por isso seu consumo é totalmente contraindicado para pessoas com esta doença.

Não apto para hipertensos

A geleia real estimula o sistema nervoso e afeta a pressão arterial. Desta forma, as pessoas que sofrem de hipertensão não devem tomar este produto, pois podem agravar o problema e colocar em risco a sua saúde. Os efeitos que a geleia real poderia gerar nestes casos são dores de cabeça e taquicardias. Estes mesmos sintomas podem aparecer quando a dose de geleia real é superior à indicada, por isso é importante consumir de forma moderada mesmo sem ter nenhuma doença.

Contraindicações da geleia real - Não apto para hipertensos

Irritação na pele

Entre as contraindicações da geleia real encontra-se o risco de sofrer problemas cutâneos. Algumas pessoas sensíveis aos componentes da geleia real podem sofrer de irritação na pele, tanto leve como moderada. Além disso, pode derivar em outras condições cutâneas no caso de ser utilizada como unguento tópico, como a dermatite por contato.

Gravidez

No caso de estar grávida é fundamental consultar os alimentos que podem ou não fazer parte da sua dieta, visto que alguns podem estar contraindicados. É o caso da geleia real, cujos efeitos não foram provados na gravidez; tanto as mulheres grávidas como em período de amamentação devem evitar o uso deste produto.

Contraindicações da geleia real - Gravidez

Qual é a dose recomendada?

Apesar de que nenhuma das contraindicações da geleia real afete a você, é importante não consumir este produto em excesso, já que poderia provocar alguns efeitos colaterais. A melhor forma de tomar geleia real é a seguinte:

  • Tomar doses entre 200 e 500 mg no caso dos adultos e a metade disso no caso das crianças.
  • Não tomar geleia real por mais de 1 mês e deixar outro mês de descanso.
  • Procure consumir geleia real natural e fresca.
  • Recomenda-se tomar geleia real de manhã e em jejum para aproveitar todos os seus efeitos.
  • Conservar sempre na geladeira.
Contraindicações da geleia real - Qual é a dose recomendada?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações da geleia real, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Contraindicações da geleia real

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
luiza
meu filho está com 30 anos e está em tratamento de sarcoma na pleura, fazendo quimioterapia. Está fazendo uso de geléia real. Quando criança apresentou alergia a polen. Sempre que consumia mel tinha rinite alégica. Existe alguma contra indicação quanto ao uso da geléia real?
Sergio Marcus Pinto Lopes
Muito grato por sua atenciosa resposta à minha pergunta. Peço licença para sugerir que Vv Ss substituam a redação atual por outra mais clara, como a que usaram para responder-me. Fico realmente agradecido por sua atenção.
Editor umComo.com.br
Oi Sergio! Valeu pela dica. Esperamos que continue acompanhando nossos artigos!
Sérgio Marcus Pinto Lopes
Estimados amigos Em busca de esclarecimentos sobre o uso da geléia real, encontrei em seu site (entre as instruções sob o título QUAL É A DOSE RECOMENDADA) esta recomendação: “Não tomar geleia real por mais de 1 mês e deixar outro mês de descanso”. Confesso que fiquei na dúvida. Qual é o sentido desta frase: (1) a de que a pessoa não deve deixar de usar a geleia por um mês, após usá-la por mais de um mês (ou seja, ela pode interromper o uso desde que isto não intere um mês inteiro)? Ou (2) que a pessoa, uma vez iniciado o uso da geleia, não deve interromper o uso de modo algum no mês seguinte? Qual o entendimento correto: (1) ou (2)
Agradeço seu esclarecimento. Atenciosamente, Sérgio Marcus Pinto Lopes
Editor umComo.com.br
Oi Sérgio! A indicação significa que, depois do uso contínuo da geleia real, você deve interromper e NÃO USAR durante um mês inteiro. Depois desse "mês de descanso", pode voltar a usar.

Contraindicações da geleia real
1 de 7
Contraindicações da geleia real

Voltar ao topo da página