Outros Alimentos benéficos para a saúde

Abóbora prende o intestino?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 novembro 2023
Abóbora prende o intestino?

Muitos se perguntam se a abóbora prende o intestino porque é uma dúvida que é apresentada com grande regularidade, acompanhada de certo receio. No entanto, a abóbora não prende o intestino, pois contém fibra e isso promove o movimento intestinal. Em vez disso, existem outros alimentos que promovem a constipação, mas esse não é o caso de abóbora, que é tão importante e não deve faltar em nenhum prato.

No entanto, no umCOMO, contaremos mais sobre se abóbora prende o intestino? e como consumi-la para evitar o sofrimento de constipação. Tudo isso, para encontrar uma resposta sobre se a abóbora é adstringente ou laxante.

Também lhe pode interessar: Batata doce prende o intestino?

Índice

  1. Abóbora solta o intestino?
  2. Como comer abóbora para evitar constipação
  3. Comidas que soltam o intestino

Abóbora solta o intestino?

A abóbora não prende o intestino, mas é um alimento que contém alta quantidade de fibra, além das vitaminas, e tudo isso ajuda o sistema imunológico a ter um bom funcionamento. É por isso que, quando as pessoas não se sentem bem de saúde, geralmente fazem sopa de abóbora ou Auyama, porque sabem que o alívio será imediato. Isso ocorre porque a abóbora contém uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas indispensáveis ​​para o corpo, como vitamina A, C, sódio, ácido fólico, magnésio, licopeno, cálcio e outros.

As propriedades da abóbora podem até ajudar as pessoas que sofrem de doenças de pele, gastrite ou visão. Tudo isso é graças ao betacaroteno e muita fibra que contém. A presença de fibra, na verdade, também ajuda aqueles que sofrem de diabetes, pois há um melhor controle da presença de açúcar no sangue. Esse alimento é geralmente recomendado a pacientes com diabetes.

Abóbora prende o intestino? - Abóbora solta o intestino?

Como comer abóbora para evitar constipação

Com abóboras, você pode fazer muitos preparativos, incluindo biscoitos, bolos, cozinhá-las no forno ou de outras maneiras. Mas quase sempre recomenda-se ferver a abóbora antes do consumo, não tanto para que não perca suas propriedades, mas o suficiente para que amoleça. Quando macia, pode ser servida acompanhada por algum tipo de queijo ou outro acompanhamento de sua preferência. Isso será de grande ajuda para ter o movimento intestinal.

Há quem também queira comer outros alimentos, mas não queira consumir farinhas diretamente, pois podem ser prejudiciais, então geralmente cozinha-se o Auyama, deixa-o ferver e, depois de descansado, misture com a abóbora. Ao fazer essa junção, bata com a farinha e assim terá uma massa mais suave e menos prejudicial.

A verdade é que a abóbora está se tornando uma opção para ir ao banheiro mais facilmente. E quem pensa que a abóbora é adstringente, está enganado. Porque a fibra deste alimento contém muita água, o que ajuda a manter a umidade nas fezes e facilita o processo de evacuação.

Abóbora prende o intestino? - Como comer abóbora para evitar constipação

Comidas que soltam o intestino

  • Frutas cítricas: como mandarim ou laranja. Além de serem laxantes, elas são especiais porque contêm propriedades antioxidantes que ajudam as toxinas livres do organismo. Além disso, aqueles que os consomem podem ter uma melhor digestão. Por outro lado, a vitamina C, típica dessas frutas, desintoxica o organismo e ajuda a ir ao banheiro.
  • As maçãs: também são laxantes, graças ao seu alto teor de fibras, que estimulam o intestino. Mas é aconselhável consumi-las cruas e com a casca, pois contém taninos. O vinagre de maçã, acompanhado por um pouco de água, todas as manhãs, também ajuda a evacuar mais facilmente.
  • Cereais de aveia ou fibra: também são apropriados para erradicar toxinas e purificar o corpo. Através do consumo das fibras, é mais fácil evacuar.
  • As ameixas: são frutas indispensáveis ​​para quem luta contra a constipação. Elas contêm vitamina A, C, antioxidantes, ferro, potássio e fibra.
  • A cenoura: é um exemplo de vegetal cru que ajuda a ir ao banheiro, pois fornece pectina que possui um mecanismo de ação semelhante ao da fibra.
  • Os vegetais de folhas verdes: como a alface, são aconselháveis ​​para ajudar o trânsito intestinal. Além disso, eles facilitam a expulsão de gases.
  • A cebola: também ajuda a ir ao banheiro e é antioxidante. Um dos componentes mais poderosos é a quercetina.
  • O espinafre: a ingestão de espinafre é recomendada, pois seu conteúdo não apenas ajuda a limpar o corpo, mas também ajuda a regenerar a área intestinal.

Recomenda-se a todas as pessoas que sofrem de constipação, beber bastante água, porque esse elemento natural é essencial para uma boa saúde em geral e, especificamente, o intestinal.

Agora que você sanou a dúvida sobre se abóbora prende o intestino, não perca esses artigos sobre Como fazer purê de abóbora e Como congelar abóbora.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Abóbora prende o intestino?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Abóbora prende o intestino?