Partilhar
Partilhar em:

Como aliviar a dor ciática

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (85 votos)
4 comentários
8 vezes partilhado
 
Como aliviar a dor ciática

Quando o nervo ciático se inflama, irrita ou comprime devido à pressão, ocorre uma condição dolorosa e incômoda conhecida como ciática. Esta condição carateriza-se por uma dor e sensação de formigamento que pode vir acompanhando também de uma sensação de calor, em alguns casos os sintomas são tão intensos que dificultam a realização de atividades cotidianas. A ciática não é uma doença em si mesma mas sim um sintomas de outra condição que convém que seja detetada, por isso em umComo explicamos-lhe o que fazer se sofre dela e como aliviar a dor ciática com algumas soluções caseiras.

Também lhe pode interessar: Como aliviar dor ciática na gravidez
Instruções:
1

Devido ao fato da ciática não ser uma doença em si mesma mas sim um sintomas de outra condição, é muito importante consultar um médico para descobrir qual é a origem deste incômodos. As causas mais comuns da ciática são:

  • Sofrer de hérnia de disco
  • Lesões na pélvis
  • Estenose espinhas, uma condição caraterizada pelo estreitamento da coluna vertebral que ocorre normalmente com a velhice
  • Síndrome do piriforme

Este incômodo é também próprio da gravidez, por isso se este for o seu caso convidamos você a consultar o nosso artigo Como aliviar dor ciática na gravidez.

2

A visita ao médico também lhe permitirá receber medicação que lhe ajude a aliviar a dor ciática e a reduzir a inflamação ou pressão no nervo que pode estar gerando os incômodos. Os analgésicos de venda livre como o paracetamol ou o ibuprofeno podem ser de ajuda para diminuir a dor e os incômodos originados por esta condição.

3

Uma forma eficaz de aliviar a dor ciática é aplicando uma terapia de frio/calor que se pode realizar facilmente em casa. Recomenda-se aplicar uma compressa fria na zona da dor durante as primeiras 48 horas, deixando na área afetada durante 20 minutos pelo menos 3 vezes ao dia.

Passadas as 48 horas pode passar as compressas de calor, que deverá aplicar na zona também durante 20 minutos por pelo menos 2 vezes ao dia. Tanto o frio como o calor irão ajudar a desinflamar o nervo ciático e a diminuir os incômodos.

4

No caso da inflamação no nervo ciático ser muito importante e não reagir ao tratamento inicial, é possível que o médico receite a aplicação de injeções locais para minimizar a desinflamação ou a ingestão de medicamentos mais fortes que os analgésicos de venda livre.

5

Enquanto tiver ciática é importante que:

  • Não levante objetos pesados ou a dor poderia aumentar.
  • Não pratique atividade física intensa, embora se recomendem caminhadas curtas que ajudem a liberar a tensão. Pode realizar exercício novamente entre 2 e 3 semanas depois do ataque de ciática que passou.
  • É importante não permanecer deitado em repouso ou a dor poderá aumentar. O repouso apenas é indicado quando o médico o recomenda.
  • Diminua todas aquelas atividades físicas que lhe possa originar mais incômodos e recupere-as as poucos à medida que a dor desaparecer.

Além disso, convidamos você a ler o nosso artigo sobre como dormir com ciática para que descubra as melhores posições para favorecer o descanso.

6

Manter uma postura adequada e realizar exercício físico de forma frequente são excelentes medidas para prevenir a ciática. Atividades como a natação, o yoga ou o pilates podem ajudar a fortalecer os músculos da coluna, a melhorar a postura e a evitar a inflamação do nervo ciático.

Se além de todas estas indicações deseja conhecer algumas soluções naturais para combater este problema, no nosso artigo como tratar a ciática com remédios caseiros damos-lhe algumas opções.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor ciática, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte sempre um profissional.
  • Viva relaxado, o mais possível.
  • Desfrute da sua vida, daquilo que tem e dê sempre o melhor de si.
Comentários (4)

Escrever comentário sobre Como aliviar a dor ciática

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
maria de fátima rocha pintado
Sinto muitas dores sola do pé, e atraz desde a cintura até a sola do pé.Oque será?iSSO E NVERVO CIATICO ?
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Fátima! Os sintomas batem certo mas apenas o médico pode confirmar.
ydennek rodrigues
apos as dores como passa as dormencias na perna??
Sara
Sandra obrigada pelo comentário. Desejamos-lhe as melhoras!
sandra
obrigado pelas dicas pois estou com minha mae passando por essa situação do nervo ciático, ela é diabética e fica mas difícil cuidar.

Como aliviar a dor ciática
1 de 3
Como aliviar a dor ciática