menu
Partilhar

Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Por Paula Cassandra. Atualizado: 24 janeiro 2020
Formigamento nas pernas: o que pode ser?

A sensação de dormência nas pernas pode aparecer em situações diversas e pode nem mesmo ser razão para preocupação. No entanto, existem casos em que o sintoma está associado a doenças. Para saber mais sobre o assunto, o umComo.com.br reuniu algumas informações importantes sobre o que pode ser formigamento nas pernas. Veja quais são as possíveis causas e esteja atento aos sinais que o seu corpo dá quando há um problema.

Também lhe pode interessar: O que causa a dormência nas pernas
Passos a seguir:
1

A parestesia, que é o nome clínico dado ao formigamento, que pode acometer diversas partes do corpo, inclusive, as pernas, quando é sentida nos membros inferiores, pode indicar apenas que a pessoa estava em uma má postura. Isso é mais comum de ocorrer quando o indivíduo se senta sobre as pernas e mesmo quando as mantem cruzadas por muito tempo. Nessas situações, a causa do formigamento nas pernas é devido à compressão dos nervos que ocorre no local ou mesmo a diminuição da circulação de sangue.

Formigamento nas pernas: o que pode ser? - Passo 1
2

A dormência nos membros inferiores pode ser provocada ainda pelos distúrbios psiquiátricos, a exemplo do transtorno de ansiedade e da síndrome do pânico. Nesses problemas, o formigamento não vem sozinho, sendo que outros sintomas comuns são tontura, tremor, palidez, fraqueza, palpitação, falta de ar, sudorese, entre outros. No caso da dormência, ela acontece devido à hiperventilação que acomete o paciente. Esse termo se refere ao “respirar rápido demais”, quando a pessoa respira dióxido de carbono em excesso.

3

Há também algumas doenças que podem causar o formigamento das pernas, como é o caso da trombose, que ocorre quando o sangue coagula dentro de um vaso do corpo, como das pernas. A coagulação é o resultado de uma lesão nos vasos, provocada pelo tabagismo, anticoncepcionais, entre outras razões. Inchaço, mudança da cor da pele e dor são outros sinais que aparecem nessa doença.

4

O AVC, o acidente vascular cerebral, também é um problema que entre os seus sintomas tem o formigamento das pernas, que pode ainda estar nos braços e rosto. Nesse caso, os sinais do problema surgem de maneira súbita e podem ainda ocorrer outros como perda da força, dificuldade de enxergar e de falar, dor de cabeça e vertigem. Quem estiver passando por isso deve ser levado de forma urgente ao hospital, para que não haja complicações na saúde do paciente.

5

A aterosclerose também causa dormência nas pernas quando ocorre nos membros inferiores, sendo causada pelo acúmulo de gordura ou outras substâncias nas artérias. Outros sinais do problema são as cãibras ou paralisia das pernas quando se está caminhando e dor se elas estiverem em repouso ou quando estiver mais frio.

6

Quem tem diabetes também pode apresentar formigamento nas pernas, uma vez que essa doença pode causar uma lesão nos nervos dos membros inferiores. Já a hérnia de disco pode desencadear o sintoma porque a origem dos nervos está na coluna, onde existe um problema e nesse caso o formigamento pode ser ainda em outras partes do corpo.

Sugestão: O que causa a dormência nas pernas - 'Por que sinto formigamento?'

Formigamento nas pernas: o que pode ser? - Passo 6
7

Além disso, há as neuropatias periféricas, que indicam que um nervo não está funcionando bem e, se ele tiver relação com as pernas, a dormência pode acometê-las. Por fim, a carência de vitamina B12 é outro motivo, uma vez que esse nutriente é essencial para as células nervosas. De qualquer forma, se o formigamento persistir por mais que algumas horas é importante consultar um médico.

Veja também: Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento nas pernas: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
maria de lourdes
Tenho formigamento e fica totalmente dormente minha coxa esquerda quando eu deito fico apavorada sem saber o que fazer enquanto estou de pé ou andando nada acontece ajude me por favor
pedro queiroz
tENHO UMA QUEIMAÇÃO DO LADO ESGUERDO DO CORPO PRINCIPALMENTO NA PERNA E SOLA DOS PES UMA ESGUENTA OUTRA HORA QUEIMA, QUERO SABER O QUE SERA POIS ESTA ME ACOMODANDO MUITO, OBR.PEDRO
Dalva moura
As vezes eu tenho firmigamento6 na colcha da perna esquerda, a perna até fica dormente. Daí eu deito com as pernas pra cima, e vai melhorando.o que pode ser????
A sua avaliação:
GIVALDO ALVES DOS SANTOS
tive dois começos de AVC e no segundo fiquei com sequelas em toda a parte esquerda do corpo, do tipo dormência e formigamento.

Formigamento nas pernas: o que pode ser?
1 de 3
Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Voltar ao topo da página