Partilhar

Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser?

Problemas de circulação, distensão muscular, AVC ou até uma crise de ansiedade. Sentir dormência no seu braço esquerdo pode significar uma série de problemas de saúde. Apesar deste ser um sinal comum de um ataque cardíaco, tenha em conta que nem sempre é o caso. No entanto não deve ignorar a dor que se produz no seu corpo, tirar conclusões precipitadas também não é adequado. Se você sente dormência persistente no seu braço esquerdo ou se o braço começa a doer e, você não realizou atividade física, procure atenção médica para determinar o problema. Neste artigo do umCOMO, explicamos o que pode ser dormência e formigamento no braço esquerdo.

Também lhe pode interessar: Formigamento no braço: o que pode ser?

Principais causas de dormência no braço esquerdo

  • Entorse ou distensão muscular
  • Má circulação sanguínea
  • Lesões nos nervos
  • Ataque cardíaco
  • Crise de ansiedade ou síndrome do pânico
  • Síndrome do túnel carpo
  • Movimentos repetitivo
  • Amiloidose hereditária
Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser? - Principais causas de dormência no braço esquerdo

Braço esquerdo pesado

Se você utilizou os músculos do seu braço esquerdo ao praticar esportes ou a carregar objetos pesados, é possível que tenha um entorse ou uma distensão no seu braço. A dormência é um sintoma comum neste tipo de lesões, por isso se aparece depois de realizar um esforço físico ou muscular nesta zona, deve suspeitar em primeiro lugar desta condição tão comum.

A forma ideal de diminuir os incômodos enquanto não é visto por um especialista, é usando uma bolsa de gelo logo após a lesão.

Por outro lado, uma das causas mais comuns de dormência do braço esquerdo (assim como do direito, as mãos e pés ou outras partes do corpo) é uma má circulação sanguínea. Ou seja, se o sangue não circula corretamente até essa parte do corpo, sentimos uma sensação de dormência ou formigamento.

Dormência no braço esquerdo ao dormir

Dormir numa má posição ou usar peças de roupa ou jóias muito apertadas, podem impedir que o sangue flua de forma adequada e tenhamos uma sensação de agulhas ou dormência no braço esquerdo à noite, o problema resolve-se mexendo o braço de forma energética e tendo uma posição adequada, além disso devemos eliminar o possível objeto que afeta a nossa circulação, se for o caso.

Dormência no braço esquerdo, dor de cabeça e outros sintomas

Se o seu braço esquerdo lhe começa a doer sem motivo aparente, deve procurar atenção médica imediata, especialmente se tem mais de 40 anos, pois em função da sua idade um ataque cardíaco ou um acidente cerebrovascular podem ser a causa. Além disso, também é possível ter dor de cabeça, na mandíbula, no ombro esquerdo, dificuldade para respirar e uma opressão no peito. Neste caso, vá ao médico de urgência para diminuir a possibilidade de danos irreparáveis no coração ou no cérebro.

Se você tem dor no braço esquerdo formigamento nos dedos, leia o artigo sobre Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser? - Dormência no braço esquerdo, dor de cabeça e outros sintomas

Formigamento no braço esquerdo por lesões neurais

Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência no braço esquerdo. Uma lesão no pescoço pode fazer com que se sinta formigamento no braço ou mão, assim como ocorrer com os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, luxação de vértebras, compressão de nervos, etc.

Normalmente neste caso só se terá incômodos no braço, sem outros sintomas como dor mandibular ou problemas para respirar. De qualquer forma, deverá consultar um especialista para um diagnóstico preciso.

Dormência no braço esquerdo e outras doenças

Um movimento repetitivo é outra causa da dormência em ambos os braços, o esquerdo e o direito. Se o seu trabalho requer que passe muitas horas realizando as mesmas atividades, podem-se tensionar certos músculos, causando incômodos e adormecimento na zona em questão.

Consulte o seu médico para determinar se tem síndrome do túnel do carpo. Variar as tarefas de trabalho, manter-se hidratado e descansar com frequência são formas de evitar esta condição.

Um dos sintomas da amiloidose hereditária é o adormecimento em ambos os braços, esquerdo e direito. Esta doença é causada pela acumulação de amiloide, uma das quatro proteínas essenciais necessárias para o nosso organismo funcionar normalmente. Se esta se acumular em grandes quantidades podem se danificar tecidos de órgãos importantes como o coração, o rim ou o fígado.

Esta condição é normalmente hereditária, mas também pode ocorrer de forma espontânea, em pacientes de terceira idade geralmente com mais de 70 anos ou como consequência de um mieloma.

Sugestão: Formigamento nas costas: o que pode ser? - Causas mais comuns

Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser? - Dormência no braço esquerdo e outras doenças

Dormência no braço esquerdo e ansiedade

Distúrbios como a ansiedade a síndrome do pânico também podem causar sintomas de dormência ou formigamento nos braços durante uma crise. Se você já foi diagnosticado alguma vez com ansiedade ou síndrome do pânico, consider a possibilidade de estar em uma crise mas não descarte as outras causas. Se isso nunca aconteceu, preste atenção em outros sintomas de ansiedade e síndrome do pânico

Recomendamos que procure atenção médica se sentir dormência ou dores no braço esquerdo, pois são muitas as condições que podem levar a este sintoma e determinar a sua gravidade sem a ajuda de um profissional não é possível. Desta forma, o médico poderá examiná-lo e diagnosticar por que a dormência do braço esquerdo está acontecendo.

Veja também: Por que sinto queimação nos pés?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Nunca ignore uma dor no seu corpo, já que isso pode significar um problema de saúde.

Escrever comentário sobre Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser?

119 comentários
Sineide
Eu fiz o mapa da pressão arterial quando eu tirei o meu braço ficou um pouco dolorido e agora a sensação e de formigamento e pesado como se eu tivesse carregado peso e já tem um bom tempo q tirei o aparelho.
Fabiana Bento Macedo
Olá estou numa situação muito ruim,já faz tempo que tenho formigamento e cãimbras e dormência nas mãos nas pernas também,mas na sexta-feira dia 12 eu acordei com minha mão esquerda dormente e torta ja tá voltando normal más sinto ainda formigando e cãimbras dormência durante a noite..e uma fragilidade nos braços o punho também doi.. queria um retorno pq ainda vou fazer exames ainda eo SUS demora muito
A sua avaliação:
Gilberto Iogolia
Começou em alguns dias uma dormência no meu braço esquerdo mas não é a todo momento, não sinto dor de cabeça e nem dor no peito estou para ir ao médico mas será que é alguma coisa relacionada com a postura?
RONILZA Barreto
Pela segunda vez acordo de madrugada com tremenda dor na mão e no braço esquerdo. É uma dor semelhante a for de qd tira pressão arterial.A impressão que senti é que o sangue parou de circular.Tb senti nas pernas. Comecei dormir já uma semana mim colchão inflável e não sei se isto tem relação. Me ajudem Estou esperando minha filha ter bebê. Estou tomando Denyl para ansiedade. FIQUEI. PREOCUPAFA PQ É A SEGUNDA NOITE QUE SINTO ISTO. Me ajudem
Francisco Assis da Silva
Sinto um formigamento e coceira no braço esquerdo sempre durante o dia. O que será? Como devo tratar?
A sua avaliação:
Jefferson Souza
Me deu um alívio saber que nem sempre a causa da dormência nos braços é um AVC! UFA!
Fabiana Rodrigues
Olá, tudo bem? Espero q Sim! Então tem duas semanas que meu marido fez uma cirurgia para retirar a hérnia de disco q estva medindo 2cm. Pois agora ele sente formigamento e dor no braço esquerdo... tem noite q ele não consegue dormir com mau estar! Ele nunca teve isso...começo agora, depois da cirurgia! Será que tem alguma coisa a ver? E será q é sério! Agradeço pela atenção...att.
gustavo hessel lopes
acordei de madrugada com os dois braços para cima da cabeça. o da esquerda estava completamente adormecido. com a ajuda do outro braço abaixei o braço direito e após um tempo voltou ao normal.
perguntas: 1) e se eu não acordo e fica mais tempo adormecido, o que acontece? 2) como evitar se é uma posição de quando estou dormindo?
Rosangela
Olá, há uns dias sentir uma dormência no braço esquerdo, quando foi dois dias atrás senti novamente, achei estranho mais tudo bem, a tarde estava sentada e quando me levantei sentir minha cabeça formigar e minha língua inchar, corremos para o hospital, no caminho sentir o lado esquerdo do rosto ficar dormente e em seguida a minha perna, fiz eletro e não acusou nada, minha pressão está normal, já passei por 4 médicos e só passam exames e eletros, muitos exames estão por fazer e indicaram um neurologista que ainda não consegui marcar. Estou tomando citoneurim passado por um dos médicos e todos os dias 2 as, mas o meu corpo ainda está dormente todo o lado esquerdo, inclusive um incomodo muito grande na garganta e no olho.
Evandro Carvalho Barbosa
Bom dia! Nesta manhã, ao acordar, notei certa dormência no antebraço esquerdo que ao toque parece que é só na pele. Qual especialista a ser procurado? Grato.

1 de 4

Voltar ao topo da página