Partilhar
Partilhar em:

Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser?

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (2815 votos)
80 comentários
172 vezes partilhado

Sentir dormência no seu braço esquerdo pode significar uma série de problemas de saúde. Apesar deste ser um sinal comum de um ataque cardíaco, tenha em conta que nem sempre é o caso. No entanto não deve ignorar a dor que se produz no seu corpo, tirar conclusões precipitadas também não é adequado. Se sente dormência persistente no seu braço esquerdo ou se o braço começa a doer e, se não realizou atividade física, procure atenção médica para determinar o problema. Neste artigo do umCOMO, poderá encontrar mais informação sobre o que pode ser dormência e formigamento no braço esquerdo.

Também lhe pode interessar: Formigamento no braço: o que pode ser?
Passos a seguir:
1

Se utilizou os músculos do seu braço esquerdo ao praticar esportes ou a carregar objetos pesados, é possível que tenha um entorse ou uma distensão no seu braço. A dormência é um sintoma comum neste tipo de lesões, por isso se aparece depois de realizar um esforço físico ou muscular nesta zona, deve suspeitar em primeiro lugar desta condição tão comum.

A forma ideal de diminuir os incômodos enquanto não é visto por um especialista, é usando uma bolsa de gelo logo após a lesão.

2

Por outro lado, uma das causas mais comuns de dormência do braço esquerdo (assim como do direito, as mãos e pés ou outras partes do corpo) é uma má circulação sanguínea. Ou seja, se o sangue não circula corretamente até essa parte do corpo, sentimos uma sensação de dormência ou formigamento.

Dormir numa má posição ou usar peças de roupa ou jóias muito apertadas, podem impedir que o sangue flua de forma adequada e tenhamos uma sensação de agulhas, o problema resolve-se mexendo o braço de forma energética e tendo uma posição adequada, além disso devemos eliminar o possível objeto que afeta a nossa circulação, se for o caso.

3

Se o seu braço esquerdo lhe começa a doer sem motivo aparente, deve procurar atenção médica imediata, especialmente se tem mais de 40 anos, pois em função da sua idade um ataque cardíaco ou um acidente cerebrovascular podem ser a causa. Além disso, também é possível ter dor na mandíbula, no ombro esquerdo, dificuldade para respirar e uma opressão no peito. Neste caso, vá ao médico de urgência para diminuir a possibilidade de danos irreparáveis no coração ou no cérebro.

4

Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência no braço esquerdo. Uma lesão no pescoço pode fazer com que se sinta formigamento no braço ou mão, assim como ocorrer com os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, luxação de vértebras, compressão de nervos, etc.

Normalmente neste caso só se terá incômodos no braço, sem outros sintomas como dor mandibular ou problemas para respirar. De qualquer forma, deverá consultar um especialista para um diagnóstico preciso.

5

Um movimento repetitivo é outra causa da dormência em ambos os braços, o esquerdo e o direito. Se o seu trabalho requer que passe muitas horas realizando as mesmas atividades, podem-se tensionar certos músculos, causando incômodos e adormecimento na zona em questão.

Consulte o seu médico para determinar se tem síndrome do túnel do carpo. Variar as tarefas de trabalho, manter-se hidratado e descansar com frequência são formas de evitar esta condição.

6

Um dos sintomas da amiloidose hereditária é o adormecimento em ambos os braços, esquerdo e direito. Esta doença é causada pela acumulação de amiloide, uma das quatro proteínas essenciais necessárias para o nosso organismo funcionar normalmente. Se esta se acumular em grandes quantidades podem se danificar tecidos de órgãos importantes como o coração, o rim ou o fígado.

Esta condição é normalmente hereditária, mas também pode ocorrer de forma espontânea, em pacientes de terceira idade geralmente com mais de 70 anos ou como consequência de um mieloma.

7

Recomendamos que procure atenção médica se sentir dormência ou dores no braço esquerdo, pois são muitas as condições que podem levar a este sintoma e determinar a sua gravidade sem a ajuda de um profissional não é possível. Desta forma, o médico poderá examiná-lo e diagnosticar por que a dormência do braço esquerdo está acontecendo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Nunca ignore uma dor no seu corpo, já que isso pode significar um problema de saúde.
Comentários (80)

Escrever comentário sobre Dormência e formigamento no braço esquerdo, o que pode ser?

80 comentários
Paulo Moreira
Fiquei devidamente elucidado e informo-os que estas informações são essenciais para sabermos exactamente o que temos, muito obrigado.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Paulo! Que bom que o artigo te ajudou. Continue acompanhando o umCOMO, valeu pelo comentário :)
José Eronildes
Há uns dois dias sinto uma dormência no meu braço esquerdo, vindo da mão ao ombro. O que pode ser? Já tenho 53 anos, tomo remédio para pressão diariamente e como trabalho distante da minha residência, posso dizer que sou sedentário.
Qual a especialidade de médico que devo procurar?
Luis Pedro
olá, bom dia, meu nome é Luis gostaria de saber, sobre dormencia de braço esquerdo, ja fiz consulta de cardiologia, e o meu medico disse, não tinha nada com o coração, e suas veias, mas continuo sentindo dormência e dor no braço esquerdo, o que devo fazer, para curar estes sintomas ? obrigado
Marlene silva
já fez 2 anos estou com esse problema , dormência na esquerda, fui pra o neuro tem que fazer cirurgia, afetou a minha fala vc acha que poderia ter sido através do braço o que fazer? mim oriente lhe agradece , n doí.só o formigamento a dormência.
clever lacerda
tenho 50 anos nunca fui ao medico estou sentindo dormencia na mao e dor no peito o que sera
francioise
fiz tratamento de câncer de nasofaringe há dois anos, agora tenho formigamento no lado esquerdo do rosto e no braço esquerdo. também foi feito uma mini cirurgia no pescoço para biopsia, seraa que estes sintomas pode ser a volta de um câncer ou são consequências de radio no pescoço e mandíbula?
A sua avaliação:
larrissa rocha
EU SINTO A TRÊS DIAS UMA DORMÊNCIA E FORMIGAMENTO NO BRAÇO ESQUERDO E ISSO ESTÁ SENDO FREQUENTE.
ercilia martins
tenho formigamento no braço esquerdo
altemir alves rodrigues
que posa ser meu braço esta com formigasão e dormencia lado esquerdo ja faz uns dez dias
que veio aoarecer este tipo de dormencia
dora maria
tenho muita dor e formigamento no braço esquerdo e direito doi muito mais anoite

1 de 6