Partilhar
Partilhar em:

O que causa a dormência nas pernas

O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com

A dormência temporária de alguma parte do corpo é conhecida como parestesia e as extremidades são sempre as mais afetadas, ou seja, braços e pernas. Trata-se de uma sensação de formigamento, como se estivessem nos enfiando agulhas sem parar. São muitos os fatores que podem influenciar nisso, por isso neste artigo do umCOMO explicamos o que causa a dormência nas pernas.

Também lhe pode interessar: Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Causas mais conhecidas de formigamento nas pernas

  • AVC;
  • Circulação sanguínea inadequada;
  • Falta de vitamina B12;
  • Reação a medicamentos específicos;
  • Lesões nos nervos;
  • Doença arterial periférica (PAD) ou doença vascular periférica;
  • Coágulos de sangue na perna;
  • Picadas de insetos e animais.

É necessário destacar que são muitas as doenças que podem causar a dormência das pernas, como por exemplo:

  • Diabetes;
  • Fibromialgia;
  • Hipotireoidismo;
  • Enxaqueca;
  • Esclerose múltipla;
  • Esclerose lateral miotrófica;
  • Convulsões;
  • Síndrome do túnel do carpo.

Se este sintoma é acompanhando de dormência nas mãos, confira também o artigo: Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

Dormência nas pernas por má circulação

Uma das causas mais comuns disso é o fato de permanecer muito tempo na mesma posição. Acontece por uma circulação sanguínea inadequada, ou seja, se o sangue não circular corretamente para essa parte do corpo sentiremos sensação de formigamento. É o que expressamos coloquialmente quando dizemos, por exemplo, "minha perna dormiu".

Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência das extremidades. Por exemplo, os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, deslocamento ou rompimento de vértebras, pinçamento de nervos... podem ser motivos para sentir formigamento em uma ou em ambas as pernas.

Doença arterial peroférica

A doença arterial periférica (PAD), também conhecida como doença vascular periférica, é outra das causas da dormência das pernas. Trata-se de um estreitamento das artérias pela acumulação de gordura e colesterol nas paredes arteriais. Dessa forma, o fluxo sanguíneo não chega corretamente até as extremidades e produz-se a sensação de formigamento.

Os coágulos de sangue na perna podem ser um motivo para sentirmos dormência nas nossas extremidades e, ao mesmo tempo, podem derivar em uma trombose venosa e causar uma embolia pulmonar, um ataque ao coração, uma apoplexia, etc.

Dormência nas pernas pode ser AVC?

Embora a dormência nas pernas muitas vezes esteja apenas relacionada a problemas temporários de má circulação como uma posição inadequada, por exemplo, o formigamento também pode ser sinal de problemas mais sérios. O mais conhecido deles é o AVC.

Em caso de dormência nas pernas, não deixe de procurar um médico se os sintomas acompanharem:

  • Dificuldade para caminhar;
  • Dor no pescoço, antebraço e dedos;
  • Espasmos musculares;
  • Paralisia;
  • Fraqueza;
  • Fala enrolada;
  • Perda de consciência ou confusão metal;
  • Se o formigamento acontece depois de uma queda ou pancada;
  • Perda de controle dos braços ou da outra perna;
  • Incontinência urinária ou intestinal;
  • Visão enrolada;
  • Tontura.

Aproveite para conferir: 15 sintomas que ajudam a identificar um AVC

Como tratar a dormência nas penas

Se você tem certeza que a sua dormência nas pernas não é por nenhum motivo mais graves, existem algumas coisas que você pode fazer para acabar com essa sensação:

Se o formigamento é um problema recorrente em sua vida e você sabe que é uma questão de má circulação, aposte em uma mudança de hábitos e além de se exercitar regularmente, inclua alimentos que melhoram a circulação na sua dieta.

Veja também: Pontadas nas pernas, o que pode ser?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que causa a dormência nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que causa a dormência nas pernas

86 comentários
A sua avaliação:
Miguel Olarte
A 2 anos mais ou menos começou uma dormências nas mãos , depois nos pés , e foi subindo até a cintura, mas a dormência nas mãos passou , mas ficou nas pernas, da metade da coxa para cima , é menos intensa, mas do joelho para baixo , é uma sensação de peso , parece que tem uma meia apertada, e formigamento nos pés. Já fiz exames , rx de coluna, de circulação nas pernas e nada acusou, só o exame de sangue acusou a deficiência de vitamina B12, podem me ajudar?
JUSSARA
eu sinto minha perna esquerda dormente principalmente quando vou dormi sinto como estivesse puxando,queimando e dura..oque pode ser?
Leonarda Maria
Começou com uma dor no quadril do lado esquerdo, o músculo da perna teve espasmo, a dor corre na perna e no joelho e a parte abaixo do joelho está aborrecida , somente a parte da frente da perna.
jose lameiro
Tenho adormecimento constante nas pernas e em especial nos pés e tornezelos, derivados da coluna dorsal, que me fazem a vida infernal. Pergunto, qual a melhor forma de melhorar. Faço ginastica uma vez por semana e mesmo assim não tenho tido melhoras. Muito obrigado pela atenção.
Patricia Barbosa Batista
Fiz uma cirurgia a dois dias e estou sentindo dormencia na coxa direita gostaria de saber o que pode ser?
ester cuba
estou ja algum tempo com dormencia na perna devido ter sofrido nervo ciatico nao consigo firmar mais minha perna como posso ta fazendo
sueli festinalli
boa tarde eu gostaria de saber por que por alguns segundos eu fica dornente minha oerna e a bariga e nao cinto dormencia e dor tenh eplepcia dsde os 10 anos e tive menigete da carne de porco neurocistiscoze o que e iso tou com medo me responde por favor
Wilson da Silva
Estou com dormência parte esquerda do corpo, devo me preocupar?
A sua avaliação:
Rita de Cassia Trindade
Venho sentindo dores na coluna lombar ja algum tempo. Agora tenho sentido dormência no membro inferior esquerdo. tenho formigamento quando caminho mesmo se for ate a esquina. estou com muito medo. não tenho plano de saúde. tenho 47 anos. tenho pressão alta. e tenho hipotireoidismo.
fatima teresinha ferreira
de uns dias pra ca venho sentindo dormencia na perna esquerda acima do joelho posso beliscar que não sinto

O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com
O que causa a dormência nas pernas