Partilhar
Partilhar em:

O que causa a dormência nas pernas

O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com

A dormência temporária de alguma parte do corpo é conhecida como parestesia e as extremidades são sempre as mais afetadas, ou seja, braços e pernas. Trata-se de uma sensação de formigamento, como se estivessem nos enfiando agulhas sem parar. São muitos os fatores que podem influenciar nisso, por isso neste artigo do umCOMO explicamos o que causa a dormência nas pernas.

Também lhe pode interessar: Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Causas mais conhecidas de formigamento nas pernas

  • AVC;
  • Circulação sanguínea inadequada;
  • Falta de vitamina B12;
  • Reação a medicamentos específicos;
  • Lesões nos nervos;
  • Doença arterial periférica (PAD) ou doença vascular periférica;
  • Coágulos de sangue na perna;
  • Picadas de insetos e animais.

É necessário destacar que são muitas as doenças que podem causar a dormência das pernas, como por exemplo:

  • Diabetes;
  • Fibromialgia;
  • Hipotireoidismo;
  • Enxaqueca;
  • Esclerose múltipla;
  • Esclerose lateral miotrófica;
  • Convulsões;
  • Síndrome do túnel do carpo.

Se este sintoma é acompanhando de dormência nas mãos, confira também o artigo: Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

Dormência nas pernas por má circulação

Uma das causas mais comuns disso é o fato de permanecer muito tempo na mesma posição. Acontece por uma circulação sanguínea inadequada, ou seja, se o sangue não circular corretamente para essa parte do corpo sentiremos sensação de formigamento. É o que expressamos coloquialmente quando dizemos, por exemplo, "minha perna dormiu".

Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência das extremidades. Por exemplo, os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, deslocamento ou rompimento de vértebras, pinçamento de nervos... podem ser motivos para sentir formigamento em uma ou em ambas as pernas.

Doença arterial peroférica

A doença arterial periférica (PAD), também conhecida como doença vascular periférica, é outra das causas da dormência das pernas. Trata-se de um estreitamento das artérias pela acumulação de gordura e colesterol nas paredes arteriais. Dessa forma, o fluxo sanguíneo não chega corretamente até as extremidades e produz-se a sensação de formigamento.

Os coágulos de sangue na perna podem ser um motivo para sentirmos dormência nas nossas extremidades e, ao mesmo tempo, podem derivar em uma trombose venosa e causar uma embolia pulmonar, um ataque ao coração, uma apoplexia, etc.

Dormência nas pernas pode ser AVC?

Embora a dormência nas pernas muitas vezes esteja apenas relacionada a problemas temporários de má circulação como uma posição inadequada, por exemplo, o formigamento também pode ser sinal de problemas mais sérios. O mais conhecido deles é o AVC.

Em caso de dormência nas pernas, não deixe de procurar um médico se os sintomas acompanharem:

  • Dificuldade para caminhar;
  • Dor no pescoço, antebraço e dedos;
  • Espasmos musculares;
  • Paralisia;
  • Fraqueza;
  • Fala enrolada;
  • Perda de consciência ou confusão metal;
  • Se o formigamento acontece depois de uma queda ou pancada;
  • Perda de controle dos braços ou da outra perna;
  • Incontinência urinária ou intestinal;
  • Visão enrolada;
  • Tontura.

Aproveite para conferir: 15 sintomas que ajudam a identificar um AVC

Como tratar a dormência nas penas

Se você tem certeza que a sua dormência nas pernas não é por nenhum motivo mais graves, existem algumas coisas que você pode fazer para acabar com essa sensação:

Se o formigamento é um problema recorrente em sua vida e você sabe que é uma questão de má circulação, aposte em uma mudança de hábitos e além de se exercitar regularmente, inclua alimentos que melhoram a circulação na sua dieta.

Veja também: Pontadas nas pernas, o que pode ser?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que causa a dormência nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que causa a dormência nas pernas

80 comentários
sueli festinalli
boa tarde eu gostaria de saber por que por alguns segundos eu fica dornente minha oerna e a bariga e nao cinto dormencia e dor tenh eplepcia dsde os 10 anos e tive menigete da carne de porco neurocistiscoze o que e iso tou com medo me responde por favor
Wilson da Silva
Estou com dormência parte esquerda do corpo, devo me preocupar?
A sua avaliação:
Rita de Cassia Trindade
Venho sentindo dores na coluna lombar ja algum tempo. Agora tenho sentido dormência no membro inferior esquerdo. tenho formigamento quando caminho mesmo se for ate a esquina. estou com muito medo. não tenho plano de saúde. tenho 47 anos. tenho pressão alta. e tenho hipotireoidismo.
fatima teresinha ferreira
de uns dias pra ca venho sentindo dormencia na perna esquerda acima do joelho posso beliscar que não sinto
kelly cristina dos santos
Boa tarde gostaria de saber qual e a cauza de fazer duas semanas que minha perna anda vormigando doendo e dormente diz o o medico que e nervo ciatico..estou muito preoculpada estranho nunca fiquei assim...teria como vcs me informa??
luis santos
boa noite, dormência constante da parte acima do joelho em ambas as pernas, quer deitado, a dormir quer durante o dia! o que poderá ser?
Marina K.Sato
K especialidade tenho que procurar para formigamento nas pernas
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marina! O formigamento pode ser provocado por diferentes causas, o que vai pedir diferentes especialistas. Confira o sue médico de clínica geral para que ele possa diagnosticar a causa e encaminhar para um especialista!
Aline
Qual a especialidade médica devo procurar pra investigar o formigamento nas pernas?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Aline! Angeologista, neurologista, ortopedista. Precisa primeiro passar por um médico clínico geral, precisa ter um semi diagnóstico, ele te encaminha para o médico especialista.
leticia
tenho minha perna esquerda dormente ja faz mais de um ano, no lado externo... fiz o exame de eletromiografia e nao constou meralgia parestésica como desconfiava meu neurologista... apena sinto dormência... quando fico com ela levantava, por exemplo, para faz as unhas dos pés.. daí sinto queimar.. ou muito tempo em pé.... no mais não sinto nada... tenho problemas na coluna mais nada confirmado, apenas hiperlordose lombar e cervical.... quais mais exames devo fazer... ou o que deve ser de fato? coluna ou meralgia parestesica mesmo... estou acima do peso, mas já eliminei 10 kilos e não melhorou nada a dormência na perna.... apenas na esquerda.
josepauloduque
Boa tarde! Ha duas semanas que estou sentindo uma dormência na minha cocha da perna direita, a isso esta causando desconforto. Tem momentos que a perna fica dando formigamento, mas bem leve.

O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com
O que causa a dormência nas pernas