Partilhar
Partilhar em:

O que causa a dormência nas pernas

Passo a Passo
Avaliação: 4,7 (2094 votos)
75 comentários
112 vezes partilhado
 
O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com

A dormência temporária de alguma parte do corpo é conhecida como parestesia e as extremidades são sempre as mais afetadas, ou seja, braços e pernas. Trata-se de uma sensação de formigamento, como se estivessem nos enfiando agulhas sem parar. São muitos os fatores que podem influenciar nisso, por isso em umComo.com.br explicamos o que causa a dormência nas pernas.

Também lhe pode interessar: Formigamento nas pernas: o que pode ser?
Instruções:
1

Uma das causas mais comuns disso é o fato de permanecer muito tempo na mesma posição. Acontece por uma circulação sanguínea inadequada, ou seja, se o sangue não circular corretamente para essa parte do corpo sentiremos sensação de formigamento. É o que expressamos coloquialmente quando dizemos, por exemplo, "minha perna dormiu".

2

Por outro lado, as lesões nos nervos também podem derivar em dormência das extremidades. Por exemplo, os transtornos relacionados com a coluna vertebral: hérnia discal, deslocamento ou rompimento de vértebras, pinçamento de nervos... podem ser motivos para sentir formigamento em uma ou em ambas as pernas.

3

A doença arterial periférica (PAD), também conhecida como doença vascular periférica, é outra das causas da dormência das pernas. Trata-se de um estreitamento das artérias pela acumulação de gordura e colesterol nas paredes arteriais. Dessa forma, o fluxo sanguíneo não chega corretamente até as extremidades e produz-se a sensação de formigamento.

4

Os coágulos de sangue na perna podem ser um motivo para sentirmos dormência nas nossas extremidades e, ao mesmo tempo, podem derivar em uma trombose venosa e causar uma embolia pulmonar, um ataque ao coração, uma apoplexia, etc.

5

É necessário destacar que são muitas as doenças que podem causar a dormência das pernas, como por exemplo:

  • Fibromialgia
  • Diabete
  • Hipotireoidismo
  • Esclerose múltipla
  • Esclerose lateral miotrófica
  • Convulsões
6

Dessa forma, podemos ver que são muitos os fatores que causam dormência das pernas, portanto um especialista médico deverá examinar o problema e determinar o diagnóstico correto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que causa a dormência nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (75)

Escrever comentário sobre O que causa a dormência nas pernas

75 comentários
luis santos
boa noite, dormência constante da parte acima do joelho em ambas as pernas, quer deitado, a dormir quer durante o dia! o que poderá ser?
Marina K.Sato
K especialidade tenho que procurar para formigamento nas pernas
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marina! O formigamento pode ser provocado por diferentes causas, o que vai pedir diferentes especialistas. Confira o sue médico de clínica geral para que ele possa diagnosticar a causa e encaminhar para um especialista!
Aline
Qual a especialidade médica devo procurar pra investigar o formigamento nas pernas?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Aline! Angeologista, neurologista, ortopedista. Precisa primeiro passar por um médico clínico geral, precisa ter um semi diagnóstico, ele te encaminha para o médico especialista.
leticia
tenho minha perna esquerda dormente ja faz mais de um ano, no lado externo... fiz o exame de eletromiografia e nao constou meralgia parestésica como desconfiava meu neurologista... apena sinto dormência... quando fico com ela levantava, por exemplo, para faz as unhas dos pés.. daí sinto queimar.. ou muito tempo em pé.... no mais não sinto nada... tenho problemas na coluna mais nada confirmado, apenas hiperlordose lombar e cervical.... quais mais exames devo fazer... ou o que deve ser de fato? coluna ou meralgia parestesica mesmo... estou acima do peso, mas já eliminei 10 kilos e não melhorou nada a dormência na perna.... apenas na esquerda.
josepauloduque
Boa tarde! Ha duas semanas que estou sentindo uma dormência na minha cocha da perna direita, a isso esta causando desconforto. Tem momentos que a perna fica dando formigamento, mas bem leve.
adriano
ola boa tarde meu pai tem 74 anos de dois meses praca ele tem centido domencia nas duas pernas ja fizemos enxames nao diserao era fraquesa nas pernas
vania
Olá, faço musculação há algum tempo, mas agora sinto minha perna esquerda dormente. Quando passo a mão a sensibilidade não é igual a direita, será que tem a ver com o treino?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Vania! Eu sugeria que consultasse o seu médico para saber a que se devem essas dormências.
Mari
Tenho a dormência na perna direita tipo formogamento e dois o que pode ser
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Mari! Existem várias causas para o formigamento nas pernas, se isso for o incômodo frequente, então o melhor é consultar o seu médico para saber do que se trata. Obrigada pelo comentário!
Júlia
Olá, eu sempre que me sento com a "bunda" em cima de minha perna, depois de uma hora por aí, quando coloco o meu pé no chão eu sinto o chão MUITO frio e só sinto um retângulo do pé, e não o pé todo!
A sua avaliação:
rosemere da paixao
eu estou sintindo formigamento nas perna estou preocupada obrigada boa noite
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Rosemere! Se você está sentindo esse incômodo, então o recomendável é ir no médico para saber do que se trata. Obrigada pelo comentário :)

O que causa a dormência nas pernas
Fonte: alianzatex.com
O que causa a dormência nas pernas