menu
Partilhar

Lipedema nas pernas: o que é e como prevenir

 
Por Juliana Ribeiro. 5 dezembro 2023
Lipedema nas pernas: o que é e como prevenir

O lipedema é uma patologia do tecido adiposo cuja condição ocorre principalmente em mulheres. É comum se perguntar o que é o lipedema porque é uma doença muito pouco conhecida, mas é importante saber detalhadamente todas as peculiaridades da doença para detectá-la e optar pelo melhor tratamento possível.

O conceito lipedema é utilizado em espanhol e inglês, mas em outros países europeus a doença é denominada lipodem, lipoedema ou lipöedema. A divulgação da patologia é fundamental para que a população tome consciência da sua condição. Conhecendo os sintomas e como eles se originam, você poderá entender os aspectos fundamentais da doença. Para descobrir tudo sobre lipedema nas pernas, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que causa a dormência nas pernas

O que é lipedema nas pernas e como se origina

Lipedema refere-se a uma patologia do tecido gorduroso ou adiposo que se expõe como um acúmulo patológico progressivo de células adiposas, principalmente nas pernas, embora também possa ocorrer nos braços.

Uma das principais consequências desta doença é o aumento do volume das pernas ou de outras áreas afetadas, como os braços. Ainda não existem dados oficiais sobre a porcentagem da população mundial afetada pelo lipedema, mas estima-se que entre 4% e 12% das mulheres no planeta sofram desta patologia.

A prevenção do lipedema é essencial. O principal problema desta doença não está na forma como afeta o indivíduo, mas sim no fato de muitos médicos tenderem a ignorar a sua presença e confundi-la com outros tipos de condições como o linfedema ou a obesidade.

A origem do lipedema não está bem definida, mas foi detectada a existência de um componente genético e um componente hormonal que aumentam as chances de seu aparecimento. Frequentemente, começa ou se intensifica coincidindo com uma alteração substancial nos níveis hormonais (gravidez, puberdade, uso de pílula anticoncepcional ou menopausa, por exemplo).

Lipedema nas pernas: o que é e como prevenir - O que é lipedema nas pernas e como se origina

Sintomas de lipedema

Para identificar o lipedema, deve-se supor que, tanto no sobrepeso quanto na obesidade, há um ganho global no volume de gordura. No caso desta doença, a situação muda porque o ganho de volume ocorre de forma completamente desproporcional nos membros do corpo. Acima de tudo, é percebido nas pernas em relação ao tronco.

O sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde que não estão ligados à dor, à sensação contínua de peso ou a outros desconfortos, enquanto uma pessoa que sofre de lipedema padece sim desses sintomas, que podem ser variáveis ​​e também aumentar com o tempo.

Para detectar precocemente o lipedema, você deve prestar muita atenção aos seguintes sintomas:

  • Coceira.
  • Dor constante e maior sensação de peso. Ambos são os sintomas mais comuns da doença.
  • Acúmulo de volume de gordura acima da região do tornozelo, não abaixo.
  • Aumento de volume e sensibilidade ao contato com a área afetada.
  • Sentir muita pressão nas panturrilhas.
  • Aparecimento de hematomas.

As células adiposas das pernas e braços aumentam progressivamente de tamanho, proporcionando uma distribuição específica de gordura. A principal característica do lipedema é uma desproporção de volume nas pernas ou braços, com grande acúmulo de gordura, em relação ao restante do corpo.

Este aumento do volume das células adiposas devido à deposição de gordura leva a um aumento da pressão exercida sobre os tecidos, dando origem a um dos sintomas mais importantes desta doença: a dor.

Como prevenir o lipedema nas pernas

Lipedema tem solução? Não é possível prevenir o seu desenvolvimento, mas é possível conviver com a doença e ter uma boa qualidade de vida se seguir uma série de dicas. Atualmente não existe um protocolo específico de prevenção do lipedema, uma vez que as causas não estão determinadas.

No entanto, manter um estilo de vida saudável, baseado em uma alimentação equilibrada e na prática de exercício físico constante, são dois fatores fundamentais tanto para prevenir como para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem desta doença.

Seguir uma alimentação saudável e praticar esportes auxiliam nos estágios iniciais do lipedema. Recomenda-se que os pacientes passem no mínimo 45 minutos, três vezes por semana, praticando algum esporte. Dar ao corpo um maior nível de atividade é fundamental para que a doença afete o mínimo possível a qualidade de vida do indivíduo.

Outro fator que pode auxiliar as pessoas com diagnóstico dessa doença e que contribui para o tratamento do lipedema é o uso de cintas compressivas logo após o término das atividades esportivas. Dessa forma, evita-se o inchaço, pois melhora a circulação sanguínea, o que provoca maior pressão de água nos tecidos.

Lipedema nas pernas: o que é e como prevenir - Como prevenir o lipedema nas pernas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lipedema nas pernas: o que é e como prevenir, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Lipedema nas pernas: o que é e como prevenir
1 de 3
Lipedema nas pernas: o que é e como prevenir

Voltar ao topo da página