Tratamento da fibromialgia

Quais são os sintomas da fibromialgia

Quais são os sintomas da fibromialgia

Conhecida também como dor crônica, a fibromialgia é um transtorno que causa dores musculares e fadiga. Trata-se de um processo reumático crônico que não tem cura, mas existe um tratamento para diminuir a dor e suportá-la da melhor forma possível. Não se conhece uma causa clara para o aparecimento da fibromialgia, apesar de existirem fatores que podem incidir nisso. É necessário destacar que a fibromialgia não coloca em risco a vida do paciente e não causa dano muscular nem articular. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você um pouco mais sobre quais são os sintomas da fibromialgia.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor da fibromialgia

Passos a seguir:

1

Como dissemos, a origem da fibromialgia é desconhecida, apesar de certas investigações acreditarem que ela pode aparecer após um traumatismo físico ou psicológico. Ela ainda poderia ser produzida por causa de infecções virais e alguns indícios levam a acreditar que possa ser genética, e não degenerativa. Afeta 4% da população, 85% desse total são mulheres e 15% homens.

2

O principal sintoma da fibromialgia é a dor muscular, que se concentra nos chamados "pontos hipersensíveis" localizados em áreas como pescoço, ombros, braços, quadril, costas e pernas. É bom destacar que a dor não é articular e que não provoca nenhuma alteração, nem nos tecidos nem nas células.

3

A dor provocada pela fibromialgia pode ser definida como rigidez, ardor, dor forte e permanente. Da mesma forma, pode variar em função do momento do dia, da atividade realizada, do clima, do estresse, etc. Algumas pessoas a sentem de forma constante e persistente, enquanto em outras a dor vai e vem.

4

Outro sintoma da fibromialgia é ainda a fadiga, que também pode variar em função de cada paciente. Em alguns casos pode ser uma fadiga leve, enquanto em outros é severa. Da mesma forma, a fadiga pode ser não só física mas também mental, ou uma sensação de abatimento generalizado.

5

A fibromialgia também pode causar transtornos do sono, provocando insônia e dificuldade para conseguir dormir. As pessoas afetadas por este transtorno costumam ter dificuldades para permanecer adormecidas, e ao acordar tendem a se sentir cansadas e com rigidez no corpo.

6

Em alguns casos de fibromialgia, são produzidos transtornos psicológicos como mudanças no estado de ânimo, ansiedade e depressão. Também é possível que existam problemas na hora de se concentrar ou problemas de memória.

7

Outros sintomas que podem ser derivados da fibromialgia são dores de cabeça intensas, intumescimento e formigamento nos pés e mãos, assim como - no caso das mulheres - dor forte durante a menstruação.

Veja também: Dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer?

8

A fibromialgia é um transtorno crônico e que não tem cura, mas o médico especialista poderá facilitar a você o tratamento mais adequado para diminuir seus sintomas. Caso sofra dessa doença, pode ser muito útil a você nossas recomendações sobre qual é o tratamento da fibromialgia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da fibromialgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Isabel doa santos
eu tenho muita dor no meu corpo, pode se fibromilgia? obrigada
Quais são os sintomas da fibromialgia