Partilhar

Quais são os sintomas da fibromialgia

Por Sara Viega. Atualizado: 21 março 2018
Quais são os sintomas da fibromialgia

Conhecida também como dor crônica, a fibromialgia é um transtorno que causa dores musculares e fadiga. Trata-se de um processo reumático crônico que não tem cura, mas existe um tratamento para diminuir a dor e suportá-la da melhor forma possível. Não se conhece uma causa clara para o aparecimento da fibromialgia, apesar de existirem fatores que podem incidir nisso. É necessário destacar que a fibromialgia não coloca em risco a vida do paciente e não causa dano muscular nem articular. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você um pouco mais sobre quais são os sintomas da fibromialgia.

Também lhe pode interessar: Como tratar a fibromialgia
Passos a seguir:
1

Como dissemos, a origem da fibromialgia é desconhecida, apesar de certas investigações acreditarem que ela pode aparecer após um traumatismo físico ou psicológico. Ela ainda poderia ser produzida por causa de infecções virais e alguns indícios levam a acreditar que possa ser genética, e não degenerativa. Afeta 4% da população, 85% desse total são mulheres e 15% homens.

2

O principal sintoma da fibromialgia é a dor muscular, que se concentra nos chamados "pontos hipersensíveis" localizados em áreas como pescoço, ombros, braços, quadril, costas e pernas. É bom destacar que a dor não é articular e que não provoca nenhuma alteração, nem nos tecidos nem nas células.

3

A dor provocada pela fibromialgia pode ser definida como rigidez, ardor, dor forte e permanente. Da mesma forma, pode variar em função do momento do dia, da atividade realizada, do clima, do estresse, etc. Algumas pessoas a sentem de forma constante e persistente, enquanto em outras a dor vai e vem.

4

Outro sintoma da fibromialgia é ainda a fadiga, que também pode variar em função de cada paciente. Em alguns casos pode ser uma fadiga leve, enquanto em outros é severa. Da mesma forma, a fadiga pode ser não só física mas também mental, ou uma sensação de abatimento generalizado.

5

A fibromialgia também pode causar transtornos do sono, provocando insônia e dificuldade para conseguir dormir. As pessoas afetadas por este transtorno costumam ter dificuldades para permanecer adormecidas, e ao acordar tendem a se sentir cansadas e com rigidez no corpo.

6

Em alguns casos de fibromialgia, são produzidos transtornos psicológicos como mudanças no estado de ânimo, ansiedade e depressão. Também é possível que existam problemas na hora de se concentrar ou problemas de memória.

7

Outros sintomas que podem ser derivados da fibromialgia são dores de cabeça intensas, intumescimento e formigamento nos pés e mãos, assim como - no caso das mulheres - dor forte durante a menstruação.

Veja também: Dieta para fibromialgia: o que se pode e não pode comer?

8

A fibromialgia é um transtorno crônico e que não tem cura, mas o médico especialista poderá facilitar a você o tratamento mais adequado para diminuir seus sintomas. Caso sofra dessa doença, pode ser muito útil a você nossas recomendações sobre qual é o tratamento da fibromialgia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da fibromialgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da fibromialgia

1 comentário
A sua avaliação:
Isabel doa santos
eu tenho muita dor no meu corpo, pode se fibromilgia? obrigada

Quais são os sintomas da fibromialgia
Quais são os sintomas da fibromialgia

Voltar ao topo da página