Partilhar
Partilhar em:

Qual deve ser a dieta de um paciente com fibromialgia

Fonte: fibromialgico.blogspot.com

A fibromialgia é uma doença crônica que produz dor nos músculos e no tecido fibroso. Como é uma doença crônica, é importante seguir um tratamento específico que ajude a conviver com a fibromialgia e ao mesmo tempo a prevenir ou melhorar as crises. A dieta é uma boa forma de aliviar alguns sintomas ou prevenir seu aparecimento. Em umComo.com.br explicamos qual deve ser a dieta de um paciente com fibromialgia.

Também lhe pode interessar: Como tratar a fibromialgia

Água

Como na maioria das dietas, recomenda-se ingerir pelo menos 1 litro e meio de água diariamente (aumentar até 2 litros em épocas de calor). Recomenda-se beber entre as refeições e evitar grandes quantidades durante as refeições, ainda que a água não engorde, enche o estômago e isso pode conduzir a certas doenças. É possível que o paciente sofra efeitos secundários como secura na boca, se toma medicação, por isso é importante tomar pequenos goles a cada 15 minutos.

Verduras e frutas

As verduras e hortaliças são uma fonte importante de vitaminas, fibras e minerais. Recomenda-se ingeri-las entre 2 e 3 vezes ao dia e incluí-las sempre ao comer carnes e pescados. Sobretudo evite fritá-las para não aumentar as gorduras saturadas (prevenir o aumento de peso); é melhor cozinhá-las ou fervê-las, já que em estado natural dificultam a digestão.

Fonte: biosfera.cat

Frutas

Contêm grande quantidade de fibras, açúcares, minerais e fibras. A fruta deveria estar na dieta diária entre 2 e 3 vezes. Recomenda-se ingeri-las fora das refeições principais e juntá-las como lanche já que como sobremesa, às vezes, produz dificuldades digestivas. Evite as frutas verdes e maduras.

Cereais

Os cereais representam a fonte mais importante de hidratos de carbono, fibras e proteína de origem vegetal. Proporcionam energia fácil e aconselha-se ingeri-los até 6 vezes ao dia. Evite cozinhá-los com muito óleo, manteiga ou molhos já que incidirá sobre o aumento de gorduras. São necessários: o pão, o arroz e a massa.

Carne

Contém proteínas, gorduras saturadas e minerais como o ferro e o iodo. A carne magra não deve ser incorporada à dieta do paciente com fibromialgia, caso contrário, aconselha-se retirar a gordura. Um truque para a escolha da carne é que seja magra, pois é de mais fácil digestão. Os alimentos de origem animal são pouco recomendados, já que aumentam a reação inflamatória.

Peixe

O peixe é o alimento estrela deste grupo especialmente o azul, já que possui omega-3 (atum, salmão, truta e cavala) que reforça o estado de saúde, condição indispensável no fibromiálgico. Aconselha-se comer mais peixe do que carne.

Laticínios

São ricos em cálcio, magnésio e proteínas de boa qualidade. A dose diária recomendável é de 2 porções. Recomenda-se usar produtos semidesnatados já que contêm a mesma quantidade de cálcio e menos gorduras, melhorando a digestão. São aconselhados o leite, os iogurtes e o queijo.

Gorduras e açúcares

É o grupo com mais limitações em relação à dieta dos pacientes com fibromialgia devido ao seu alto conteúdo de gordura e sua dificuldade para digeri-la. Fazem parte deste grupo o óleo, os frutos secos, a manteiga, a nata, o chocolate, o sorvete, os salgados... São produtos racionados com muita cautela, por exemplo, três colheres de sopa de azeite de oliva ao dia. Os açúcares junto com o sal, a cafeína e o álcool costumam ser proibidos por debilitar o sistema imune e irritar a musculatura.

Conselhos

  • Use produtos frescos nas dietas para a fibromialgia. Estão proibidos os produtos pré-cozinhados.
  • Evite o consumo de álcool. Como exceção, é possível tomar um gole de suco com as refeições, já que aumenta o apetite.
  • O sal deve ser controlado nas refeições. É a principal causa de edema e inchaço, o que influencia diretamente no reumatismo crônico.
  • Siga de forma estrita o tratamento para a fibromialgia que tenha sido recomendado pelo médico especialista.

Alimentos proibidos ou restritos

São o grupo de alimentos que comprometem a longo prazo a saúde do paciente com fibromialgia ou o fator desencadeante de alguns sintomas. São alimentos proibidos:

  • Ricos em oxalatos: espinafres, acelga e beterraba.
  • Ricos em purinas: vísceras, carnes vermelhas e mariscos.
  • Ricos em gorduras saturadas: carnes vermelhas gordurosas, embutidos, manteiga, laticínios...
  • Vegetais solanáceos: tomate, batata, pimenta e beringela.
  • O álcool, a cafeína, o açúcar refinado e o sal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual deve ser a dieta de um paciente com fibromialgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (18)

Escrever comentário sobre Qual deve ser a dieta de um paciente com fibromialgia

18 comentários
Vinícius Nonato da Silva
esta parte de carnes esta errada, coloquei aspas para destacar. não seria as carnes gordas?? Carne Contém proteínas, gorduras saturadas e minerais como o ferro e o iodo. "A carne magra não deve ser incorporada à dieta do paciente com fibromialgia", caso contrário, aconselha-se retirar a gordura. Um truque para a escolha da carne é que seja magra, pois é de mais fácil digestão. Os alimentos de origem animal são pouco recomendados, já que aumentam a reação inflamatória.
fernanda
oi gostaria de saber como faço a dieta, tenho fibromialgia e sinto muitas dores as vezes
A sua avaliação:
sandra regina
Por favor me ajudem, hj recebi o diagnostico dessa doença, estou desesperada como fazer exercicios se sou aleijada? devido um acidente de carro, uso muletas com muita dificuldade tenho dores dia e noite que exercicio é apropriado fazer sentada, engordei muito hj estou com 109 kilos pra meu pavor me ajudem por favor
A sua avaliação:
luisa Borges
foi-me diagnosticada fibromialgia aos 42 anos de idade, como deve ser a minha alimentação? obg
A sua avaliação:
TATIANA DE CASSIA SANTOS
Quais são as dietas? O que nao posso comer e o que pode.
Silvana Leitão
Alimentos cozidos e bastante água.
Olinda
Bom dia, tenho uma amiga com fibriomialgia e penso que esta serie de artigos a poderá ajudar, por outro lado também tenho muitas dores a nivel de articulaçoes. , faço muitas tendinites, por isso vou adoptar estes conselhos também para mim, obrigado
Sara Viega
Oi Olinda! Que bom saber que as informações são úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
claudia maria alcides gomes
Fui surpreendida com fortes dores na costas, na altura do rim....e também acompanhada de dores no abdomem...que queimavam ...e ardiam ao mesmo tempo...e foi progredindoooparece espasmos,,,,,coisa horrível...ora aumenta ora diminui.....vou para hospital.
Janiscley sena Gomes
Eu tenho fibromialgia a 15anos e não sabia dessa dieta,o reumatologistas sempre falava p evitar cafeína, álcool, só isso... Eu gostei muito dessa dieta d vcs..
Sara Viega
Oi Janiscley! Que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Alicia
O artigo é didático. Muito útil. Obrigada!
Sara Viega
Oi Alicia, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Fonte: fibromialgico.blogspot.com
Fonte: biosfera.cat
1 de 11