Dor de pernas

Por que sinto as pernas pesadas

Por que sinto as pernas pesadas
Imagem: dr-raderman.com

Você nota as pernas cansadas e não sabe por quê? Muitas são as pessoas que sentem um terrível e incômodo peso nas pernas, sobretudo nas épocas de maior calor, o que pode provocar cãibras, uma sensação de calor, coceira, formigamento e, inclusive, inchaço. O acúmulo de líquido, a dilatação das veias e uma alimentação inadequada são só algumas das possíveis causas que podem desenvolver esta sensação de cansaço e peso. Não perca este artigo de umComo e descubra por que você sente as pernas pesadas.

Também lhe pode interessar: Como aliviar as pernas cansadas

Passos a seguir:

1

Um dos principais motivos do peso nas pernas é a insuficiência venosa, a qual aparece quando se produzem dificuldades no retorno do sangue das veias ao coração. Nestes casos, deve ser o médico especialista quem deve receitar o melhor tratamento para devolver a normalidade ao fluxo sanguíneo e aliviar o cansaço localizado.

2

As mudanças hormonais constituem outra das causas mais comuns das pernas cansadas. Durante o período menstrual nosso corpo experimenta uma série de mudanças que podem derivar em uma retenção de líquidos maior à habitual e desencadear, assim, o peso nas pernas. Desta forma vemos como a retenção de líquidos, provocada ou não pela menstruação, pode ser outro dos motivos que justifiquem por que sentimos as pernas cansadas.

3

A gravidez é outro dos momentos em que o corpo da mulher experimenta um maior índice de mudanças hormonais. Neste caso, ao comprimir o útero, o nosso organismo tende a aumentar o líquido que circula pelas veias e o fluxo sanguíneo procura outra forma de seguir sua trajetória fora delas, produzindo mudanças internas em nosso corpo que podem se manifestar de diferentes formas, sendo o peso nas pernas uma delas. Devido ao novo estado, é muito importante consultar seu médico para lhe prescrever o melhor tratamento.

4

Os maus hábitos de vida e o sedentarismo podem provocar uma circulação sanguínea inadequada e o consequente inchaço e sensação de cansaço nas pernas, entre outras possíveis consequências. Nestes casos, o melhor tratamento costuma ser a prática de exercício como caminhar ou correr. Desta forma, os músculos de nossas pernas trabalham e se exercitam, aliviando o peso. Tenha em conta à quanto tempo está sem praticar esporte e introduza-o de forma progressiva. Consulte nosso artigo sobre os melhores exercícios para as pernas cansadas.

5

Em relação ao ponto anterior, os maus hábitos de vida e uma alimentação inadequada podem levar a sofrer de sobrepeso ou, inclusive, obesidade, duas das causas mais comuns do peso nas pernas por suportar mais peso do que podem aguentar. Ainda assim, uma dieta na qual se ingira sal em excesso favorece o aparecimento deste mal-estar, além de aumentar a possibilidade de aumento dos níveis de colesterol, e deve se reduzir a quantidade.

Sugestão: Pontadas nas pernas, o que pode ser?

6

Por último, a ingestão de determinados medicamentos, como os anti-hipertensivos, a pílula anticoncepcional, os anti-inflamatórios e os antidepressivos, provocam esta sensação de peso como efeito secundário. Em qualquer um dos casos, o mais recomendável é ir ao seu médico para averiguar a causa que explica por que você sente as pernas pesadas e decidir o que fazer para aliviar esse cansaço.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto as pernas pesadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
romulo
oi bom dia estou com dormencia na pele da coxa esquerda o que voces podem mi ajudar
luciacleia alves silva da silva
Sinto dor nas articulação do joelho esquerdo chega a ficar um pouco dura
Imagem: dr-raderman.com
Por que sinto as pernas pesadas