Partilhar

Como fazer óleo essencial de menta

Como fazer óleo essencial de menta
Fonte: lyncott.mx

A essência de menta é das mais valorizadas dentro da aromaterapia para o tratamento tanto de doenças respiratórias como para favorecer o bem-estar físico e mental. Conta com propriedades medicinais muito benéficas para a saúde, entre as quais se destacam suas propriedades expectorantes, antissépticas, anti-inflamatórias, estimulantes e refrescantes. Se quiser fazer óleo essencial de menta em casa e aproveitar seus maravilhosos efeitos, preste atenção à seguinte receita deste artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Primeiro, reúna os ingredientes necessários para elaborar o óleo essencial de menta. Pegue em um punhado de folhas frescas de menta para aproveitar 100% de todas as suas propriedades e um óleo natural, como por exemplo o óleo de amêndoas ou o óleo de gérmen de trigo. Por último, você precisará também de um frasco de vidro escuro onde possa conservar o óleo essencial.

2

Lave as folhas de menta com água fria e retire o excesso de água colocando-as sobre um papel de cozinha. Depois, introduza em um socador e esmague-as bem para que comecem a liberar toda sua essência.

Como fazer óleo essencial de menta - Passo 2
Fonte: ifondos.net
3

Introduza as folhas de menta esmagadas e seu óleo em uma panela pequena. Coloque nela o óleo natural que tenha escolhido, seja o de amêndoas ou o de gérmen de trigo. Leve-a a fogo lento e deixe repousar durante três ou quatro horas para que os ingredientes se misturem e se integrem por completo entre si.

Fonte: saludplena.com
4

Quando o óleo estiver pronto, retire do fogo e coe com um pano de algodão ou gaze. Recomendamos que você coe o óleo diretamente sobre o frasco de vidro escuro onde vai armazená-lo. Se não for possível, faça isso sobre outro recipiente, e depois, com a ajuda de um funil, introduza-o no frasco escuro. É importante que o frasco de vidro fique completamente fechado e permaneça em um lugar fresco e sem umidade, só assim o óleo essencial de menta se manterá em boas condições para ser usado em mais ocasiões.

Fonte: otramedicina.imujer.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo essencial de menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo essencial de menta

6 comentários
A sua avaliação:
Carlos
Cada vez estamos vendo que Deus ja fez todo o trabalho pesado. Somente precisamos usufruir da natureza.
A sua avaliação:
maria aparecida figueiredo
quero receber mais informações sobre como fazer óleo de menta caseiro,
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! O procedimento para fazer óleo essencial de menta é o que indicamos acima, tem alguma dúvida?
quiteria
adorei saber como se faz o oleo essencial,porque ando sempre a comprar obrigado vou tentar fazer .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Quiteria! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Juliana
qual a quantidade de cada um que devo usar?
Kelly
Não entendi.Quanto tempo deixo no fogo até deixar esfriar e coar?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Kelly! Você deve deixar no fogo mínimo por cerca de 30 minutos. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
flavia rejane
boa noite;meu nome é flávia tenho interece de apreder a fazer os oléos essencias por gosto de fazer massagem.nem sou massagista e nem fioterapeuta mais gosto,pq faço em mim mesmo e na familia pois tenho ernea de disco,artrite,artrose e parafuso na coluna e não posso trabalhar fichada então tenho vontade de fazer algo pra ganhar um dinheirinho poriso que preciso de receitas facil e praticas,amei muito ter encontrado este site.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Flavia, que bom saber isso :) Desejamos-lhe boa sorte e que continue a acompanhar-nos ;)

Como fazer óleo essencial de menta
Fonte: lyncott.mx
Fonte: ifondos.net
Fonte: saludplena.com
Fonte: otramedicina.imujer.com
1 de 4
Como fazer óleo essencial de menta

Voltar ao topo da página