Partilhar

Como fazer óleo essencial de menta

Por Redação umCOMO. Atualizado: 19 fevereiro 2021
Como fazer óleo essencial de menta
Imagem: lyncott.mx

A essência de menta é das mais valorizadas dentro da aromaterapia tanto para o tratamento de doenças respiratórias como para favorecer o bem-estar físico e mental. Conta com propriedades medicinais muito benéficas para a saúde, entre as quais se destacam suas propriedades expectorantes, antissépticas, anti-inflamatórias, estimulantes e refrescantes. Se quiser fazer óleo essencial de menta em casa e aproveitar seus maravilhosos efeitos, preste atenção à seguinte receita deste artigo de umCOMO, pois vamos te ensinar o processo de preparo passo a passo. Anote!

Ingredientes para fazer óleo essencial de menta

Primeiro, reúna os ingredientes necessários para elaborar o óleo essencial de menta. Pegue em um punhado de folhas frescas de menta, aproximadamente 350g, para aproveitar 100% de todas as suas propriedades e 200 ml de um óleo natural vegetal, como por exemplo, o óleo de amêndoas ou o óleo de gérmen de trigo. Por último, você precisará também de um frasco de vidro escuro, como âmbar, onde possa conservar o óleo essencial.

É um muito importante que você leve em consideração a coloração e o material do recipiente no qual você irá guardar o óleo essencial. Ele deve ser de vidro e deve ser escuro, caso contrário você corre o risco de que seu óleo essencial de menta perca as propriedades. Isso vale para qualquer outro óleo essencial também.

Aliás, o frasco de armazenamento é um bom indicativo quando você vai comprar um óleo essencial pronto, pois, se ele for claro ou de plástico é muito possível que não se trate de um óleo essencial puro ou que o óleo não tenha todas as suas propriedades terapêuticas.

Como fazer óleo essencial de menta

Depois de separados todos os ingredientes, chega o momento do passo a passo que vai te ensinar como fazer óleo essencial de menta. Siga as instruções abaixo para realizar o processo:

  1. Lave as folhas de menta com água fria e retire o excesso de água colocando-as sobre um papel de cozinha. Depois, introduza em um pilão ou socador e esmague-as bem para que comecem a liberar toda sua essência;
  2. Introduza as folhas de menta esmagadas e os resíduos que estiverem no pilão em uma panela pequena. Adicione o óleo vegetal que tenha escolhido, seja o de amêndoas ou o de gérmen de trigo. Leve-a a fogo baixo e deixe repousar durante três ou quatro horas para que os ingredientes se misturem e se integrem por completo.
  3. Quando o óleo estiver pronto, retire do fogo e coe com um pano de algodão ou gaze.

Recomendamos que você coe o óleo diretamente sobre o frasco de vidro escuro onde vai armazená-lo. Se não for possível, faça isso sobre outro recipiente, e depois, com a ajuda de um funil, introduza-o no frasco escuro. É importante que o frasco de vidro fique completamente fechado e permaneça em um lugar fresco e sem umidade, só assim o óleo essencial de menta se manterá em boas condições para ser usado.

O umCOMO esclarece que o preparo deste óleo essencial de menta não é o de um óleo essencial puro. O processo de extração de um óleo essencial puro é altamente especializado, pois se trata da retirada do óleo natural de folhas, caules, sementes e talos de plantas e flores.

De acordo com o estudo Descrição de Sistema e Métodos de Extração de Óleos Essenciais e Determinação de Unidade de Biomassa em Laboratório[1], da EMBRAPA, diversos são os métodos que podem ser aplicados para a extração de um óleo essencial, entre eles a maceração e a hidrodestilação. Entretanto, ainda de acordo com o estudo, são necessários conhecimentos mínimos das ciências aplicadas na condução do processo de destilação e na elaboração de projetos de equipamentos para a extração de óleos essenciais.

Porém, essa nossa receita de como fazer óleo essencial de menta é uma boa alternativa se você quiser usufruir de algumas das propriedades do óleo de menta preparando-o diretamente na sua casa de forma barata.

Como fazer óleo essencial de menta - Como fazer óleo essencial de menta

Para que serve óleo essencial de menta

O óleo essencial de menta apresenta propriedades muito positivas para a saúde física e mental, além de ter propriedades que ajudam nos cuidados estéticos. Entre os benefícios deste óleo que podemos destacar estão:

  • Propriedades expectorantes: elas estão entre as mais destacadas deste tipo de óleo. Ele ajuda a aliviar os sintomas de doenças como a bronquite e ajuda a expectorar e aliviar a tosse. Para isso basta adicionar 3 gotinhas do óleo na água quente e fazer inalações. Ele também é um bom aliado para aliviar a febre.
  • Analgésico: por suas propriedades de analgesia, o óleo essencial de menta é um bom aliado para aliviar tanto as dores de cabeça, como as enxaquecas, quanto as dores musculares. Para as dores de cabeça você pode pingar gotas do óleo em um difusor e tratá-la com aromaterapia e para dores musculares você pode aplicá-lo sobre a pele.
  • Benefícios para o sistema digestivo: em casos de indigestão, vômitos, dores estomacais e flatulências, o óleo essencial de menta é um importante aliado. Pingue 2 ou 3 gotinhas em água e faça a ingestão. Para dores como a cólica também pode-se aplicar na pele e fazer uma massagem abdominal.
  • Insônia e estresse: por meio da aromaterapia, o óleo essencial de menta também pode ajudar a aliviar os sintomas de estresse e a insônia.
  • Ajuda a tratar problemas de pele: varizes, acne, dermatites, coceiras e demais inflamações na pele podem ser tratadas com óleo essencial de menta. Devido ao seu poder antisséptico ele ajuda neste tipo de problema, mas, vale ressaltar, que antes de aplicar um óleo de menta sobre a pele é necessário diluí-lo em algum óleo vegetal para não queimar a pele.
  • Espanta mosquitos: seu aroma, apesar de ser muito benéfico para nós humanos, é incômodo para insetos, como os mosquitos. Por isso, se você precisa afugentá-los da sua casa pingue gotinhas de óleo de menta em um aromatizador, um pratinho ou algodões e deixe o aroma se espalhar pela casa.

Se você curte aromaterapia e se pergunta se pode colocar cheiro no umidificador, neste outro artigo do umCOMO te contamos a resposta.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo essencial de menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. SANTOS, A. S. et al. Descrição de sistema e de métodos de extração de óleos essenciais e determinação de umidade de biomassa em laboratório. Embrapa Amazônia Oriental-Comunicado Técnico (INFOTECA-E), 2004.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Rogério Beaujean
Não me ficou claro quanto de óleo eu devo juntar. E tem que deixar no fogo por 3 a 4 horas?
A sua avaliação:
Geovane
Bom dia. Para um punhado de menta, quanto coloco de óleo de germen de trigo?
A sua avaliação:
jaime
tudo de bom sim ajudaremos o nosso proximo para bem estar
A sua avaliação:
Thelma Jussara
Amei fazer estes óleos em casa do que mandar formular. Boas sugestões. Boa noite Beijos
A sua avaliação:
Carlos
Cada vez estamos vendo que Deus ja fez todo o trabalho pesado. Somente precisamos usufruir da natureza.
A sua avaliação:
maria aparecida figueiredo
quero receber mais informações sobre como fazer óleo de menta caseiro,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! O procedimento para fazer óleo essencial de menta é o que indicamos acima, tem alguma dúvida?
quiteria
adorei saber como se faz o oleo essencial,porque ando sempre a comprar obrigado vou tentar fazer .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Quiteria! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Juliana
qual a quantidade de cada um que devo usar?
Kelly
Não entendi.Quanto tempo deixo no fogo até deixar esfriar e coar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Kelly! Você deve deixar no fogo mínimo por cerca de 30 minutos. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
flavia rejane
boa noite;meu nome é flávia tenho interece de apreder a fazer os oléos essencias por gosto de fazer massagem.nem sou massagista e nem fioterapeuta mais gosto,pq faço em mim mesmo e na familia pois tenho ernea de disco,artrite,artrose e parafuso na coluna e não posso trabalhar fichada então tenho vontade de fazer algo pra ganhar um dinheirinho poriso que preciso de receitas facil e praticas,amei muito ter encontrado este site.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Flavia, que bom saber isso :) Desejamos-lhe boa sorte e que continue a acompanhar-nos ;)

Como fazer óleo essencial de menta
Imagem: lyncott.mx
1 de 2
Como fazer óleo essencial de menta

Voltar ao topo da página