Valeriana para ansiedade: quanto tempo para fazer efeito?
A valeriana (Valeriana officinalis) é uma planta hebácea originária da Europa e Ásia que contém propriedades medicinais, sendo utilizada com o fim desde a Roma Antiga. A principal propriedade da valeriana está ligada ao seu poder relaxante[1], que pode ajudar a combater insônia e também ser utilizada como ansiolítico natural. Se você tem interesse no uso da planta e quem saber como se usa a valeriana para ansiedade e quanto tempo para valeriana fazer efeito, leia esse artigo do umCOMO!
Valeriana para ansiedade e outros benefícios
Por ser uma planta com propriedades antiespasmódicas e sedantes, a valeriana para ansiedade também é comumente utilizada para:
- Dormir: a valeriana para dormir é um ótimo remédio que pode substituir o uso de fármacos artificiais. Caso esteja com problemas para dormir, tome o chá da planta entre 1 e 2 horas antes de dormir;
- Acalmar: o uso da planta valeriana para ansiedade é muito comum pois a valeriana é um calmante natural que pode ser bastante eficaz. A valeriana acalma mesmo, por vezes solucionando o problema sem que seja necessário o uso de ansiolíticos de tarja preta. Em caso do uso da planta com esse fim, é recomendado que a ingestão seja feita após as refeições;
- Emagrecer: a valeriana emagrece quando tem efeito relaxante e evita que haja consumo excessivo de comida em razão de estresse, causando o emagrecimento. Apesar disso, a planta não tem propriedades emagrecedoras e não deve ser utilizada como único meio de perder peso caso seja a intenção;
- Tratar hiperatividade e déficit de atenção: a capacidade sedativa da valeriana pode ser ótima para o tratamento de doenças como a hiperatividade e o déficit de atenção, entretanto, nesses casos é necessário que haja uma prescrição e acompanhamento médico;
- Reduzir pressão arterial: por ser relaxante, a valeriana pode ajudar a reduzir o estresse e, consequentemente, a pressão arterial. Apesar de eficaz no controle da pressão, a planta não substitui remédios receitados e deve era utilizada com acompanhamento médico.
A valeriana também pode ser utilizada no tratamento de:
- Taquicardia;
- Hipertensão arterial;
- Cefaléia;
- Síndrome do cólon irritável;
- Espasmos gastrintestinais;
- Parasitoses;
- Epilepsia;
- Contusões;
- Dermatoses;
- Estresse;
- Asma.[1]
Chá de valeriana para ansiedade
A valeriana pode ser comprada em cápsulas em farmácias e lojas de produtos naturais, entretanto, é também possível fazer um chá caseiro que conterá todos os benefícios das cápsulas fabricadas.
Como fazer chá de valeriana
Para fazer o chá de valeriana você precisará de:
- 1 colher de chá de raiz de valeriana picada;
- Agua potável.
Modo de preparo:
- Coloque a água para ferver;
- Desligue o fogo e insira os pedaços de raiz de valeriana;
- Deixe que ocorra o processo de infusão por 5 minutos;
- Coe a chá para remover os grandes pedaços da planta;
- Adoce se achar necessário.
Contraindicações do chá de valeriana
O chá de valeriana não pode ser ingerido por crianças com menos de 3 anos e também por gestantes. Caso você faça uso de alguma medicação, cheque com seu médico se há compatibilidade com a planta para evitar misturar prejudiciais.
Valeriana para ansiedade: efeitos colaterais
Se utilizada em excesso, a valeriana pode causar:
- Cansaço;
- Tremedeiras;
- Dor de cabeça;
- Alterações visuais;
- Alucinações;
- Dor estomacal;
- Instabilidade emocional.
Caso tome chá de valeriana e sinta efeitos colaterais, interrompa o uso e consulte um médico especialista para que seja recomendada uma nova medicação.
Veja também: 10 opções de ansiolíticos naturais.
Como tomar valeriana para ansiedade e quanto tempo demora para fazer efeito
- A valeriana para ansiedade não faz mal para o figado, entretanto, tudo em excesso é prejudicial para o corpo e a dosagem máxima não deve ser ultrapassada e a planta não deve ser misturada com outros medicamentos sem que haja previamente a permissão feita por um profissional;
- A dosagem máxima diária da valeriana é de 4,5g em caso de infusão e de 400mg[1] caso o consumo seja feito com extrato da planta. Para fazer bom uso, dê preferência pelo consumo da valeriana de 1 até 2 horas antes de dormir, garantindo assim uma noite tranquila de sono. Se você toma comprimidos e se pergunta quanto tempo demora para Valerimed fazer efeito, saiba que o tempo é o mesmo;
- Após ingerir a valerian para ansiedade, aproveite para se proporcionar um momento relaxante a agradável que possa otimizar os efeitos da planta e evite grandes movimentações;
- Caso compre a valeriana para ansiedade em farmácias, leia a bula da valeriana para seguir as instruções corretamente de acordo com o estabelecido para aquele comprimido específico.
Leitura complementar: Como tomar valeriana
Plantas que ajudam a dormir
As propriedades da valeriana para ansiedade são bastante conhecidas, sua raiz tem a capacidade de induzir o sono e sedar a pessoa levemente, conseguindo relaxar e dormir. A forma mais simples de tomá-la é em uma infusão.
O estresse, as preocupações do dia a dia, uma má alimentação ou determinados problemas de saúde podem se manifestar através da insônia, esse desagradável problema que pode nos manter acordados durante grande parte da noite, afetando claramente a nossa produtividade e diminuindo a energia que temos para enfrentar as tarefas diárias.
Lembrando que todos podemos manifestar de forma esporádica episódios de insônia devido a qualquer fator externo que possa gerar um desequilíbrio ou preocupação. Mas quando a dificuldade para pegar no sono é frequente, devemos ir a um especialista para descartar qualquer problema de saúde.
Quando se trata de insônia esporádica, muitas pessoas preferem usar plantas medicinais e remédios caseiros devido à ausência de efeitos colaterais e porque não geram nenhum tipo de dependência, por isso anote as melhores opções para conseguir dormir como um bebê.
Além da valeriana, conheça outras plantas que podem ter efeito calmante:
- A amapola da califórnia é uma ótima alternativa para tratar problemas de ansiedade, estresse e depressão, oferecendo um efeito sedativo que ajuda a acalmar e pegar no sono de forma eficaz.
- A passiflora é um ótimo ansiolítico, que além de ajudar a manter por mais tempo as fases do sono profundo, evita que a pessoa acorde no meio da noite, garantindo um descanso reparador.
- A lavanda também é uma planta popular para ajudar a pegar no sono, no entanto seus efeitos são mais relaxantes e menos intensos do que os das plantas anteriores. O mesmo acontece com a tília.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Valeriana para ansiedade: quanto tempo para fazer efeito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.
- FAUSTINO, Thalita Thais; ALMEIDA, Rodrigo Batista de; ANDREATINI, Roberto. Plantas medicinais no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão dos estudos clínicos controlados. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 32, n. 4, p. 429-436, 2010.