Outras ervas medicinais

Como usar a passiflora em crianças

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como usar a passiflora em crianças

A passiflora é uma planta aromática muito conhecida, além de por sua exuberante beleza, também por suas múltiplas aplicações e propriedades benéficas para a saúde e beleza. No entanto, possui em sua composição uma pequena quantidade de alcaloides que podem ser considerados psicotrópicos e causar alucinações, entre outros efeitos colaterais se não for usada com moderação. Conhecida pelos seus efeitos calmantes e sedativos, podemos inclusive encontrar no mercado produtos para facilitar o sono das crianças, que contêm passiflora. Para fazer um bom uso desta planta, em umComo.com.br contamos para você como usar a passiflora em crianças.

Também lhe pode interessar: Como tomar passiflora

Passos a seguir:

1

Também conhecida como a flor de maracujá, flor da paixão, entre outros nomes, a passiflora é muito famosa por suas qualidades. Saber quais são as suas propriedades pode nos fazer pensar nela como uma alternativa a medicamentos. De seguida, explicamos algumas delas:

  • Ajuda a diminuir a pressão arterial.
  • É boa contra a insônia e outros transtornos do sono.
  • Possui propriedades antiespasmódicas.
  • Pode ser um ótimo broncodilatador, útil para diminuir as crises asmáticas.
  • Muito útil como sedativo e calmante para tratar os problemas de nervosismo, ansiedade, estresse, etc.
Como usar a passiflora em crianças - Passo 1
2

A passiflora pode atuar e, portanto, causar efeitos colaterais se for tomada junto com medicamentos indicados para os transtornos anteriormente mencionados; portanto é muito importante não misturar ambos os elementos. Se estivermos medicando as crianças (ou a nós mesmos), o melhor é consultar antes com o médico para que ele lhe aconselhe.

Como usar a passiflora em crianças - Passo 2
3

Se após a ingestão da passiflora, ou de preparações com base nesta planta, a criança apresentar reações adversas como náuseas, vômitos ou dores estomacais, pode ser devido aos efeitos colaterais que a passiflora pode provocar em algumas pessoas. Neste caso, é recomendável deixar de a tomar de imediato.

Outros efeitos colaterais da passiflora provocados, neste caso, por um consumo excessivo, podem ser efeitos narcóticos manifestados em forma de sensação de adormecimento geral ou de alguma parte do corpo. Também pode causar alucinações em algumas pessoas devido ao seu conteúdo em alcaloides.

4

Ainda que a passiflora seja considerada uma planta de baixa toxicidade, não é recomendável para crianças com menos de 3 ou 4 anos. Desta idade até aos 12 anos, a quantidade a fornecer deve de ser proporcional ao seu peso (no máximo uma xícara de chá por dia).

5

Se o seu filho sofrer de insônia ou sono intranquilo e quiser preparar um chá de passiflora antes de dormir, de seguida explicamos como preparar um chá de passiflora:

  • Adicionar em meio litro de água de 3 a 4 colheres de sopa de passiflora.
  • Ferver por uns 10 minutos e apagar o fogo.
  • Deixar alguns minutos em repouso e coar.
  • Podemos adicionar um pouco de mel se não gostar do sabor.

Lembre-se que, apesar de fazer a infusão em meio litro, só pode tomar uma xícara pequena.

Como usar a passiflora em crianças - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a passiflora em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como usar a passiflora em crianças