Benefícios do chá

Chá de manjericão serve para quê? - Receitas!

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 11 outubro 2017
Chá de manjericão serve para quê? - Receitas!

Apesar de na maioria das vezes ser lembrado como tempero, o Ocimum basilicum, nome científico do manjericão doce, também é uma erva conhecida pelas suas propriedades medicinais e benefícios. Uma das maneiras de aproveitar as especificidades da planta é através do chá feito a partir dela. E para isso o umCOMO vai te passar as receitas e esclarecer: chá de manjericão serve para quê?

Vai precisar de:

  • 10 folhas de manjericão fresco
  • 1 litro de água
Também lhe pode interessar: Para que serve quebra-pedra

Índice

  1. Chá de manjericão é bom para quê?
  2. Como fazer chá de manjericão
  3. Chá de manjericão emagrece?
  4. Chá de manjericão para gripe
  5. Chá de manjericão para dormir
  6. Chá de manjericão para caspa

Chá de manjericão é bom para quê?

Além de ser facilmente cultivado em um vasinho em qualquer lugar do mundo, o manjericão é consagrado em diferentes culturas para muito além da culinária. Para os indianos ela é uma planta sagrada que ajuda no crescimento espiritual, enquanto os gregos e romanos a colocavam no pedestal da reconciliação.

As propriedades do manjericão já são conhecidas e o chá é uma maneira de consumi-lo em maiores quantidades do que estamos habituados para aproveitar o uso medicinal do manjericão:

  • Acalma estresse e ansiedade
  • Ajuda na digestão
  • Alivia dores de estômago e acidez
  • Alivia dores de cabeça
  • Antibactericida
  • Anti-inflamatório
  • Ativa a circulação
  • Cicatrizante
  • Combate a dor de cabeça
  • Combate a insônia
  • Controla o colesterol
  • Diminui gases
  • Diminui enjoo
  • Diminui retenção de líquidos
  • Elimina toxinas
  • Expectorante natural
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora a memória
  • Melhora a saúde respiratória
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Protege os rins

Chá de manjericão tem contraindicações?

Não existem efeitos colaterais e contraindicações restritas ou comprovadas pela ciência quanto ao chá de manjericão. No entanto, como nem todos os seus benefícios e malefícios são conhecidos, alguns médicos recomendam que mulheres grávidas até 3 meses evitem o consumo, já que ainda não existem estudos suficientes sobre chá de manjericão na gravidez. Pessoas que são alérgicas à planta também não devem consumir o chá sem consultar um médico antes. A mesma recomendação vale em relação ao uso de chá de manjericão para bebês.

Chá de manjericão roxo

O manjericão roxo é uma erva híbrida desenvolvida a partir do manjericão verde que é conhecida mais pela sua função decorativa na decoração de pratos. Os benefícios do consumo do seu chá são os mesmos que o do manjericão verde e o preparo do chá é igual. Portanto, se ao invés do manjericão verde você tem o roxo em casa, a preparação e os efeitos são os mesmo.

Veja também: Como cultivar manjericão em casa

Como fazer chá de manjericão

O ideal é que a infusão seja preparada com as folhas da planta fresca, mas, se você não tiver em casa e for fazer o chá de manjericão seco, utilize uma quantidade de 10 g ou 1 colher (sopa) cheia.

  1. Lave as folhas do manjericão;
  2. Coloque a água para ferve;
  3. Assim que levantar fervura, apague o fogo, acrescente as folhas de manjericão e abafe;
  4. Deixe em repouso por 10 minutos, coe, adoce com mel e o chá está pronto para consumo.

Extra: se você adora o sabor de gengibre e as propriedades dessa raíz, prepare um chá de manjericão e gengibre adicionando algumas lascas no momento em que você coloca as folhas na água.

Chá de manjericão emagrece?

Uma das principais dúvidas quanto ao consumo de chá de manjericão é em relação aos seus efeitos de emagrecimento. Assim como muitos chás que prometem esse resultado, o que o chá de manjericão faz é combater a retenção de líquidos e eliminar toxinas através da urina. Quando combinado com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, portanto, ele ajuda na perda de peso. Mas não faz isso sozinho.

Vale levar em consideração também os efeitos calmantes do chá de manjericão. Se a causa do seu aumento de peso é a compulsividade em comer, o chá pode te deixar mais tranquilo e diminuir esses ataques de ansiedade.

Sugestão: 6 receitas de chás detox que ajudam a emagrecer

Chá de manjericão para gripe

A ação antisséptica do manjericão é uma das principais responsáveis pela sua fama de remédio caseiro contra a gripe. Além disso, os benefícios ao sistema respiratório ajudam a desobstruir as vias nasais e atua como um expectorante natural. Basta consumi-lo pelo menos 3 vezes ao dia enquanto os sintomas durarem.

Chá de manjericão serve para quê? - Receitas! - Chá de manjericão para gripe

Chá de manjericão para dormir

Já vimos que o combate à insônia, estresse, ansiedade também está entre os benefícios do chá de manjericão. Para intensificar ainda mais as propriedades calmantes antes de dormir, você pode preparar uma receita para aproveitar o sabor suave e também as propriedades calmantes da hortelã:

Receita de chá de manjericão com hortelã

  1. Ferva 1 litro de água;
  2. Assim que levantar fervura, apague o fogo e adicione 4 ramos de manjericão fresco e 4 ramos de hortelã;
  3. Deixe amornar por 10 minutos;
  4. Coe, adoce a seu gosto e o chá está pronto para consumo.

Na hora de tomar o chá de manjericão antes de dormir prepare o ambiente. Escolha uma xícara que você goste, sente-se confortavelmente na cama ou em uma poltrona, esteja agasalhado, com roupas confortáveis para dormir e tome o chá pensando em coisas boas.

Chá de manjericão para caspa

Quem luta contra a caspa e deseja se livrar desse problema de maneira natural pode apostar no chá de manjericão como loção capilar:

  1. Basta preparar o chá normalmente e lavar os cabelos com ele frio.
  2. Repita o procedimento diariamente até notar uma melhora nos sintomas.

Veja também: Como eliminar a caspa com remédios caseiros

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chá de manjericão serve para quê? - Receitas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Chá de manjericão serve para quê? - Receitas!