menu
Partilhar

Como curar uma queimadura na mão

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar uma queimadura na mão
Imagem: buenasalud.net

As queimaduras são o acidente doméstico mais comum, e ocorrem mais frequentemente nas mãos. O óleo quente, um forno à temperatura máxima, a água fervendo e as falhas elétricas costumam ser as principais causas das queimaduras nas mãos. Estas feridas causam bastante dor e ardor, e em muitos casos incapacitam a pessoa para realizar algumas atividades. Tratar a queimadura a tempo é necessário, por isso, neste artigo de umComo explicamos como curar uma queimadura na mão.

Também lhe pode interessar: Como curar uma queimadura na perna
Passos a seguir:
1

Primeiro hidrate a ferida, colocando a zona afetada embaixo de uma torneira de água. Recomenda-se também colocar gelo ou compressas frias com vinagre. O ideal é refrescar a queimadura para evitar que o calor continue penetrando na pele.

2

O seguinte passo para curar uma queimadura na mão é desinfetar a zona para que os gérmens e bactérias não contaminem a ferida. Lave a queimadura com água e sabão antibacteriano. Depois disto, aplique um creme anti-inflamatório para prevenir que a zona fique inchada.

3

As queimaduras costumam irritar a pele, por isso é necessário aplicar algum hidratante que ajude a regenerar a mesma. O mel é uma excelente opção para curar queimaduras na mão, já que cria uma barreira que impede a aproximação dos micróbios e protege a ferida de qualquer contato, além de lubrificar a pele. Coloque um pouco de mel na ferida e tampe-a com uma faixa de gaze.

4

Se não tiver mel em sua casa pode aplicar aloe vera. O aloe vera é muito conhecido por sua capacidade para regenerar a pele e evitar que fiquem marcas ou cicatrizes após uma lesão. O ideal é cortar uma folha e colocar um pouco de gel de aloe vera na ferida e depois vendar com gaze. Se não tem esta planta em sua casa, os cremes à base de aloe também são válidos.

5

A calêndula também é ideal para curar queimaduras na mão. Você pode aplicar um creme à base deste ingrediente e vendar a ferida com gaze. É recomendável aplicar o mel, o aloe vera ou a calêndula duas vezes ao dia e lembrar-se de lavar a ferida antes com água e sabão.

6

É importante avaliar o grau da queimadura. Se a queimadura é de primeiro ou de segundo grau pode ser curada como foi explicado nos pontos anteriores. No entanto, quando a queimadura da mão envolve a perda de tecido profunda é recomendável ir ao hospital e ser avaliado por um especialista.

7

Se a queimadura da mão apresenta uma bolha, o mais recomendável é não romper e protegê-la com muito cuidado. A bolha é uma barreira que protege a pele das bactérias, ajudando-a a se regenerar por si só. O melhor é esperar que a bolha desinflame com o passar dos dias.

8

Uma queimadura da mão pode demorar a curar por completo se continuar utilizando a zona como de costume. O melhor é repousar a mão, se afastar dos trabalhos de limpeza e cozinha pelo menos três dias e esperar que a dor diminua para retomar as tarefas do lar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma queimadura na mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como curar uma queimadura na mão
Imagem: buenasalud.net
Como curar uma queimadura na mão

Voltar ao topo da página