Queimaduras de primeiro grau

Como curar uma queimadura na boca

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Como curar uma queimadura na boca
Imagem: healthtap.com

As queimaduras na boca são muito frequentes, pois basta que provemos um alimento ou líquido que esteja muito quente para gerar uma lesão nesta área tão sensível. Para nossa sorte, e devido à umidade e às propriedades da nossa saliva, as lesões na boca são curadas rapidamente, mas o que acontece nos casos de queimadura realmente incômodas ou importantes? Em umComo, explicamos como curar uma queimadura na boca.

Também lhe pode interessar: Como curar uma queimadura na língua

Passos a seguir:

1

Em certas ocasiões, achamos que uma queimadura na boca não precisa ser tratada do mesmo modo que uma queimadura leve ou moderada em qualquer outra parte de nossa pele, só pelo simples fato de não ser visível. Mas a realidade é que estas lesões também exigem atenção para diminuir os incômodos, reduzir o ardor e favorecer a cura.

2

Para tratar uma queimadura na boca, o primeiro a ser feito é aplicar água gelada na área com o objetivo de diminuir o incômodo e aliviar a inflamação. O mais recomendável é tomar água bem gelada, reter na boca durante alguns segundos, e engolir. Repita este procedimento várias vezes durante pelo menos alguns minutos. Assim, o frio ajudará a aliviar bastante os incômodos.

Como curar uma queimadura na boca - Passo 2
3

Os alimentos gelados também ajudarão a reduzir os incômodos. Podem ser ingeridos picolés, sorvetes de frutas ou de iogurte se estiverem disponíveis, pois a temperatura baixa gerará uma sensação de bem-estar nesta lesão, que certamente estará muito sensível.

Como curar uma queimadura na boca - Passo 3
4

É muito importante que, em caso de queimadura na boca, esta seja cuidada de modo similar ao de uma lesão externa. Neste caso, é importante ajustar a dieta e monitorar os alimentos que são ingeridos. Portanto, se deseja curar sua queimadura na boca é necessário que:

  • Evite os alimentos muito quentes que aumentarão o ardor e o desconforto.
  • Evite alimentos crocantes, como batatas fritas, amendoins, nozes ou alimentos fritos, pois causarão mais dano à lesão.
  • Procure não consumir excessivamente condimentos, pois as especiarias causarão ardor e desconforto na lesão enquanto esta estiver sensível.
  • Diminua também a ingestão de cítricos.
5

Caso a queimadura na boca seja muito profunda ou esteja gerando uma dor e ardor importante, é conveniente consultar um especialista. Da mesma forma, é possível consultar o seu farmacêutico a respeito de algum enxaguatório bucal com anestésico que ajude a aliviar a dor enquanto a lesão está sendo curada.

Sugestão: Como desinchar a boca rápido - Técnicas que funcionam

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma queimadura na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: healthtap.com
1 de 3
Como curar uma queimadura na boca