Partilhar

Como curar uma queimadura na língua

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar uma queimadura na língua

Queimar a língua é uma experiência desagradável que poderia ser completamente evitada se tivéssemos um pouco mais de paciência na hora de comer e beber. Tentar dar um gole no café, sopa ou chá quando ainda estão fervendo ou dar uma mordida em qualquer comida recém saída do forno ou do fogão, costumam ser as razões mais comuns para acabar com as nossas papilas gustativas irritadas e queimadas. Felizmente existem algumas soluções que ajudarão a diminuir os incômodos; descubra como curar uma queimadura na língua com algumas opções simples e muito eficientes que lhe damos em umComo.

Também lhe pode interessar: Como curar uma queimadura na perna
Passos a seguir:
1

Uma queimadura na língua costuma causar dores e incômodos; felizmente, graças à ação da nossa saliva a cura é bem mais rápida que no caso de uma queimadura de pele. Mas isso não quer dizer que não devamos considerar algumas medidas básicas de primeiros socorros para reduzir as dores causadas por este problema.

Para começar é conveniente refrescar o local enxaguando com água fria durante 5 minutos; isso ajudará a acalmar as dores enquanto realiza os seguintes passos.

Como curar uma queimadura na língua - Passo 1
2

Uma excelente e deliciosa forma de curar uma queimadura na língua é chupando algum sorvete ou picolé de frutas mas evitando completamente os sabores cítricos, que poderiam piorar a situação. O frio do sorvete ajudará a adormecer um pouco a língua acalmando a dor, enquanto refresca o local e reduz as dores da queimadura.

O sorvete de iogurte também é um ótimo aliado para melhorar esta lesão, pois ajuda a acalmar a inflamação e ardência, melhorando a condição.

Como curar uma queimadura na língua - Passo 2
3

O que acontece se não tiver um sorvete nem nada frio? Pois há uma forma muito simples de curar a língua queimada com um ingrediente que costuma estar à disposição de todos: o açúcar. Simplesmente polvilhe um pouco de açúcar na língua afetada e pressione a mesma contra o céu da boca, para fazer com que o açúcar derreta mais rápido. Este simples passo ajudará a acabar com as dores de forma rápida.

Como curar uma queimadura na língua - Passo 3
4

Outra solução muito eficiente para tratar uma queimadura na língua é beber, de forma lenta e pausada, um copo de leite ou iogurte líquido frio adoçado com um pouco de mel. Os lácteos ajudam a acalmar as dores e a inflamação da língua após uma queimadura, mas se além disso adoçar a bebida com mel, você potenciará o seu efeito calmante, reduzindo consideravelmente os incômodos.

Como curar uma queimadura na língua - Passo 4
5

Outra forma muito simples de acalmar as dores é chupar uma pedra de gelo, ajudando a aliviar a ardência, a reduzir a dor nas papilas gustativas e a adormecer levemente a zona. Se os incômodos forem muito grandes pode tomar analgésicos sem receita, como o ibuprofeno.

Como curar uma queimadura na língua - Passo 5
6

Assim como acontece quando queima o céu da boca ou tem uma afta na boca, fazer alguns ajustes na dieta é importante para evitar as dores e curar a queimadura na língua de forma bem mais eficiente. Por isso é importante que:

  • Evite ingerir bebidas e alimentos muito quentes; prefira pratos mornos ou, se possível, frios.
  • Se a queimadura for muito grande recomenda-se manter uma dieta macia pelo menos por um dia, evitando todo o tipo de alimentos crocantes que possam causar incômodos.
  • Não é recomendável ingerir alimentos ácidos, picantes ou muito temperados, pois podem aumentar a irritação na língua e causar mais incômodos.
  • Também não se recomenda fumar ou ingerir álcool pois poderia aumentar as dores.

Se a dor e a inflamação da língua durarem mais de 5 dias, recomenda-se consultar um médico.

Como curar uma queimadura na língua - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma queimadura na língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como curar uma queimadura na língua

O que lhe pareceu o artigo?

Como curar uma queimadura na língua
1 de 7
Como curar uma queimadura na língua

Voltar ao topo da página