Partilhar
Partilhar em:

Como curar as aftas na boca

Passo a passo
Avaliação: 4,8 (13281 votos)
188 comentários
729 vezes partilhado
 
Como curar as aftas na boca

As aftas na boca são uma incômoda condição que gera muitas dores a quem sofre delas. Apresentam-se na parte interna da boca, normalmente próximo das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua, produto de uma lesão por toque, uma mordidela, uma infeção, mudanças hormonais, uma diminuição nas defesas ou inclusive por deficiências nutricionais. Tratam-se de lesões muito dolorosas, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como curar as aftas na boca e melhorar o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como curar as aftas na boca com aloe vera
1

O sal é um dos antissépticos mais baratos e eficientes que existem, pelo que é um excelente aliado para curar aftas na boca de forma natural. Misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxague a sua boca com o líquido, dando ênfase na zona onde se encontra a afta. Depois cuspa a água.

Repita este processo três vezes ao dia e verá como pouco a pouco a afta na sua boca começa a cicatrizar.

2

Entre os remédios caseiros para curar as aftas na boca também encontramos o bicarbonato de sódio, que tal como o sal funciona como um bom antisséptico. Pode misturá-lo com meio copo de água e enxaguar, ou preparar uma mistura para aplicar diretamente sobre as aftas. Junte um pouco de água e um pouco de bicarbonato na mesma quantidade, misture até se formar uma pasta e aplique-a diretamente sobre a sua afta. Pode repetir três vezes ao dia.

3

A água oxigenada é também um excelente remédio para curar as aftas na boca. Pode pegar num cotonete daqueles que se usam para limpar as orelhas, mergulhá-lo na água oxigenada e aplicá-lo diretamente sobre a afta. Pode fazer este processo três vezes ao dia, esta mistura ajudará a acalmar as dores e a prevenir a infeção.

O enxaguante bucal também costuma acalmar as dores originadas pelas aftas na boca, originando um alívio imediato e controlando a formação de bactérias.

4

Estes remédios caseiros ajudarão a curar as aftas na boca pouco a pouco, mas se quiser lidar também com a dor que estas produzem pode colocar um pouco de gelo na zona afetada. O gelo ajudará a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando um pouco a afta. Faça-o tantas vezes ao dia como as que necessitar.

Outro tipo de analgésicos como o ibuprofeno podem também ser úteis para acalmar a dor, tome-os por via oral seguindo sempre as prescrições do medicamento.

5

Alimentos como o iogurte, devido ao ácido do leite e as bactérias que contém, podem ajudá-lo a mudar a composição do PH da sua boca controlando assim a formação de bactérias. Comer um iogurte por dia é um bom remédio caseiro especialmente se sofrer de aftas com frequência.

Também pode aplicar diretamente na sua afta, com um cotonete, leite de magnésio ou qualquer antiácido, que lhe ajudará igualmente a neutralizar a formação de bactérias.

6

Se tem aparelho nos dentes é comum que pelo toque e as constantes consultas ao dentista se formem feridas ou aftas na sua boca.

Mas se estas aparecerem com frequência e sem motivo aparente, ou seja, sem ter havido um toque, uma mordida ou uma lesão de qualquer tipo, é importante consultar o seu médico para descobrir a razão pela qual estas lesões aparecem muitas vezes, uma vez que se pode tratar de um sintoma de outro tipo de condições como um vírus ou um transtorno intestina

7

Além disso, é importante cuidar da sua dieta para melhorar o quanto antes e não aumentar a lesão. No nosso artigo o que comer se tenho aftas poderá encontrar as melhores alternativas para a sua alimentação enquanto tem esta lesão.

Embora se tratem de lesões muito incômodas, é possível prevenir a sua formação. No nosso artigo como evitar as aftas na boca explicamos-lhe o modo adequado de o conseguir.

8

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como curar as aftas na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (188)

Escrever comentário sobre Como curar as aftas na boca

Muito útil
188 comentários
hellen
Sua avaliação:
nao gosto quando de uma hora pra outra elas aparecem,trazem uma dor insuportável
mas saber porque temos aftas se elas so causam dor? qual sua importância
Sara Viega
Oi Hellen! As aftas são realmente bastante incômodas, você pode encontrar as causas delas neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html
Gabriel
Sua avaliação:
Moça, muito obrigada! você curou minha boca de fossa.Arigatōgozaimasu!
Sara Viega
Oi Gabriel! Que bom saber que as dicas ajudaram você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Antonio Inácio de Matos
Sua avaliação:
Gostaria de saber se o mel de abelha serve para curar aftas ?
Sara Viega
Oi Antonio! O mel pode ajudar sim a curar as aftas, pois tem poder cicatrizante e pode ajudar a afta a cicatrizar e desaparecer mais depressa. Pode aplicá-lo com um cotonete para ser mais fácil. Obrigada pelo seu comentário!
joao nunes
Sua avaliação:
Tenho afta quase tosa semana. quando mordo os lábios com certeza nasce uma afta gostaria de saber se existe um medicamento pra acabar de vez sofro muito na língua na etc desde já obrigado,
Nuno Ferreira
Sua avaliação:
Ontem à noite depois do jantar preparei um copo de água morna com uma colher de chá de Sal Marinho e bochechei. Antes de deitar fiz o mesmo. Não sei se foi coincidência, mas o que é certo é que hoje de manhã acordei quase sem dores na região onde tenho a afta.
Sara Viega
Oi Nuno! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
CIDINHA MADRID
Sua avaliação:
tENHO AFTAS COM FREQUENCIA. PODE SER DE ORIGEM PSICOLOGICA? POIS PERDI MINHA MÃEZINHA E APARECEU COM MAIS FREQUENCIA DEPOIS DESSA PERDA.
Sara Viega
Oi Cidinha! O estresse é uma das causas que está associada ao aparecimento de aftas, por isso pode ser por isso sim. Confira quais são as causas mais comuns das aftas neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
joao nunes
Sua avaliação:
sempre tenho afitas mesmo quando não mordo os lábios. tem medicamentos oral
Wanderson Lima
Sua avaliação:
Parabéns, ótimo site, bem explicativo. Valeu pelas dicas !
Sara Viega
Oi Wanderson! Muito obrigada por essas palavras, continue acompanhando a nossa págian :)
Eduardo
Sua avaliação:
Tenho aftas com frequencia e aprendi a detectá-las bem no início e assim consigo evitar que evoluam para uma lesão grande e dolorosa. Aplico sobre a lesão inicial uma camada de Omcilom orabase ou genérico antes de dormir por duas ou tres noites. No meu caso a lesão sempre regride. Existem lesões de difícil acesso e nessas não da pra aplicar o remédio. O jeito é conviver com elas e esperar a cura normalmente.
bianca carvalho
Sua avaliação:
e muito bom este site. obrigada
Sara Viega
Oi Bianca! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como curar as aftas na boca
1 de 6
Como curar as aftas na boca