Como curar feridas na boca
As aftas podem sinalizar uma grande variedade de problemas de saúde, desde estresse, indigestão, alergia a alimentos, mudanças hormonais e deficiência de nutrientes até quadros mais graves. Quando esporádicas, podem ser tratadas de forma caseira. Assim, o umComo.com.br vai ensinar como curar feridas na boca.
Passos a seguir:
Para estar saudável e eliminar as feridas na boca é possível tratá-las com procedimentos bem simples. Em geral, as feridas são chamadas de aftas, que se caracterizam por lesões amareladas ou brancas, cercadas por uma área vermelha brilhante. Elas costumam doer e aparecer nas paredes internas da boca e na língua.
Normalmente, as aftas desaparecem depois de alguns dias, mas enquanto estão alojadas na boca incomodam bastante. Para curar a lesão uma dica é usar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) diluído em água filtrada e com um cotonete aplicar sobre o local ferido.
Bochechos com gel de aloe vera (babosa) também são eficientes na hora de curar feridas na boca. No entanto, a substância que é extraída da planta deve ser diluída em água antes de fazer os bochechos. Realize-os várias vezes por dia.
O bicarbonato de sódio e o leite de magnésia são outros produtos muito usados no tratamento de aftas. Para tanto, basta diluir uma colher de uma das suas opções em um copo de água para fazer bochechos.
O bicarbonato de sódio funciona como antisséptico e com ele pode-se ainda fazer uma pasta com um pouco de água para aplicar na ferida por alguns minutos, depois enxaguar a boca.
Outra dica eficiente no tratamento de feridas na boca é usar folhas moídas de mostarda, que devem ser aplicadas sobre a lesão. Repita o procedimento três vezes ao dia até melhorar.
Uma forma também natural de como curar feridas na boca é misturando chá de sálvia e mel. A solução pode ser bochechada ou podem-se fazer gargarejos com o líquido.
Beber o chá de amora, feito com folhas e caules da planta, é outra forma eficiente de tratamento. Para tanto, as partes da planta devem ser fervidas.
O limão é outra opção para tratar lesões na boca, sendo que gotas da fruta podem ser pingadas sobre a afta. O procedimento é doloroso, mas eficaz. Além disso, frutas ácidas, como a laranja, acerola, kiwi, tangerina, etc, devem ser consumidas para evitar novas feridas, pois são ricas em vitamina C.
Para curar as aftas que saem na boca é possível ainda fazer uso de dois dentes de alho, que devem ser misturados com uma colher de sopa de sal. A mistura deve ser aplicada sobre as lesões e permanecer por dois minutos, depois, basta enxaguar a boca com água.
Como o sal é um antisséptico poderoso você pode usá-lo sozinho, apenas misturando uma colher com um copo de água morna para fazer bochechos e resolver o seu problema com as aftas. Porém, é preciso repetir o tratamento várias vezes por dia.
Quando as aftas aparecem com muita frequência e, mesmo experimentado as diversas formas de como curar feridas na boca não adiantar, é importante consultar um médico. As lesões podem sinalizar um problema de saúde grave que deve ser tratado.
Sugestão: Como desinchar a boca rápido - Técnicas que funcionam
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar feridas na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.