Partilhar
Partilhar em:

Como curar as aftas na língua - Medicamentos e remédios naturais

Todos nós já tivemos alguma vez uma afta na língua e sabemos como é incômodo, sobretudo ao comer. As aftas na língua são pequenas úlceras causadas por muitos e diversos fatores, como por exemplo as comidas quentes, as mordidas acidentais, as infecções virais ou as alergias. A maioria das aftas curam sozinhas em poucas semanas. No entanto, enquanto isto acontece, a dor e a inflamação podem chegar a ser bastante incômodas. Neste artigo do umCOMO revelamos os melhores produtos e remédios que você pode experimentar para curar as aftas na língua de forma rápida e se livrar de uma vez da dor e desconforto.

Porque dá afta na língua?

A afta na língua pode aparecer em qualquer momento, podendo ser provocada por diversos fatores, entre os quais se encontram:

  • Infecções virais ou bacterianas
  • Mordidas acidentais
  • Estresse emocional
  • Desequilíbrios hormonais
  • Carência de determinadas vitaminas
  • Consumo de alimentos picantes, ácidos ou salgados
  • Consumo de certos medicamentos
  • Reações alérgicas a alguns alimentos

No geral, os incômodos que causam este tipo de lesões podem demorar até 10 dias A desaparecer, pelo que é importante conhecer os tratamentos que ajudam a alivia a afta rapidamente.

Tratamento para afta na língua: medicamentos

O tratamento para as aftas na língua consiste em aliviar a dor até que as aftas desapareçam de forma espontânea. Você pode limpar a afta com algodão umedecido com anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve como enxágue bucal. Durante alguns minutos, este anestésico alivia a dor e o desconforto ao comer, embora possa também diminuir o paladar. Para aliviar a dor, você também pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dental).

Se o paciente tiver várias aftas, o médico ou dentista podem prescrever um enxágue bucal de tetraciclina. As pessoas com aftas graves de repetição podem utilizar este colutório quando aparecerem novas aftas.

Em alguns casos, o médico ou o dentista receitam uma pomada de corticosteroides para aplicar diretamente sobre as aftas graves e, em casos severos, pode ser prescrito um enxágue bucal de dexametasona ou comprimidos de prednisona.

Um medicamento rápido e eficaz que você pode comprar na farmácia é o Oralsone Aerosol ou o Albocresil. Molhe um pouco de um cotonete com o produto e apoie sobre a afta. O seu farmacêutico pode recomendar outros conselhos de aplicação ou até mesmo outros produtos eficazes!

Remédio para afta na língua: Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria com incríveis propriedades antissépticas, perfeitas para acabar com os incômodos que as aftas provocar, incluindo o inchaço que provocam.

Para utilizar esta substância (também chamada de açafrão-da-terra) como remédio natural, misture 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó com 1 colher de sopa de mel. Aplique a preparação obtida sobre as aftas com o dedo (previamente limpo) ou com um cotonete e deixe atuar por 4 a 5 minutos. Depois enxague com água morna em abundância.

Dica: Descubra mais sobre esta especiaria consultando o artigo sobre quais são os benefícios da cúrcuma.

Sementes de cipreste

Um remédio natural para curar afta na língua é a semente de cipreste, uma vez que possui propriedades cicatrizantes graças aos taninos que contem. Desta forma, estas sementes são um tratamento muito eficaz para contribuir para a cura das lesões e para a regeneração dos tecidos danificados.

Para fazer este tratamento, ferva 10 sementes de cipreste em uma panela com água, deixe esfriar e use como enxágue bucal 2 ou 3 vezes por dia. Você verá como as aftas cicatrizam muito mais rápido!

Como curar afta na língua com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um produto muito útil no caso de aftas na língua ou na boca, pois atua como um bom anti-inflamatório e permite aliviar tantos os incômodos como o inchaço. Além disso, ajuda a que o pH da cavidade bucal se mantenha equilibrado, o que é muito benéfico para a saúde.

Prepare uma pasta misturando 1 colher de chá de bicarbonato e um pouco de água. Aplique-a dando pequenos toques sobre a ferida, deixe repousar durante uns 5 ou 10 minutos e depois enxague a boca com água.

Como curar afta na língua com sal

O sal também é ótimo para o tratamento de afta na língua, pois possui propriedades antissépticas, ajuda a prevenir infecções e a reduz ainda a inflamação e as dores.

Adicione 3 colheres de sopa de sal a 1 litro de água e aqueça um pouco para que o sal se dissolva completamente. Logo, retire a água do fogo e despeje em uma garrafa para, pouco a pouco, usar como enxágue bucal. Enxague a água com sal por toda a água com intensidade e, depois de um minuto, cuspa. Você pode repetir este processo 3 a 4 vezes por dia.

Aloé vera serve para aftas?

Outro remédio natural para aliviar as aftas na língua é o gel de aloé vera ou babosa. Esta planta conta com uma infinidade de propriedades medicinais, entre as quais se destaca o seu poder cicatrizante e antisséptico, o que faz com que as lesões se curem rapidamente.

Aplique um pouco de gel de aloé vera em uma gaze e coloque sobre as aftas. Você também pode preparar um enxaguante bucal diluindo a babosa em água. Confira o passo a passo no nosso artigo sobre como curar as aftas com aloe vera.

Remédio caseiro para afta na língua: Gelo

O frio extremo que o gelo proporciona também é excelente para tratar afta na língua, pois oferece um alívio instantâneo e reduz eficazmente a inflamação da zona.

Envolva um cubo de gelo em uma toalha fina e coloque diretamente sobre a lesão, deixando atuar por alguns segundos até notar que a zona ficou levemente anestesiada.

Como curar afta na língua com remédio caseiro: Infusão de camomila e de calêndula

Existem duas plantas muito eficazes para tratar afta na língua e na boca, devido às suas propriedades calmantes, reparadoras e antibacterianas. Estamos falando da camomila e da calêndula, que podem ser usadas da seguinte forma:

  1. Ferva 1 copo de água em uma panela.
  2. Adicione 1 colher de chá de flores de calêndula ou de camomila.
  3. Após 2 ou 3 minutos, retire do fogo e deixe repousar durante mais 5 minutos.
  4. Quando a mistura esfriar, use-a para fazer enxágues ao longo do dia.

Agora que já conhece todos os remédios para afta na língua, deve também saber como evitar as aftas na boca para prevenir assim o aparecimento de novas aftas dolorosas. Por vezes, estas feridas na boca ocorrem devido à descida de defesas, enquanto que em outros casos são apenas mordidas que fizemos a nós próprios. No caso do aparecimento de aftas ser demasiado frequente, você deve consultar o médico para fazer um exame e diagnóstico apropriados.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar as aftas na língua - Medicamentos e remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (57)

Escrever comentário sobre Como curar as aftas na língua - Medicamentos e remédios naturais

57 comentários
marina
minha filha tem oito anos e seta com a lingua cheia de afta o que posso fazer?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marina! Experimentou as dicas do texto?
magila wagner
quase todo mes eu tenho aftas e nao sei como fazer mais mim ajuda por favor.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Magila! Já experimentou as dicas que demos acima?
Alexandre
As sao sem duvidas muito boas
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Alexandre! Obrigado pelo seu comentário valeu :)
A sua avaliação:
Yura
Funcina
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Yura! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
juma
muito obrigado mesmo
A sua avaliação:
cecilia terezinha ribeiro vitor kovalski
As vezes tenho a impressâo que minha lingua esta produzindo algo estranho diferente de salivação;o que poderia ser?
A sua avaliação:
marcio
melhor remedio e o ALBOCRESIL
Caio
Há 3 dias atrás apareceu uma afta na lingua e dois dias depois apareceu mais duas o que eu faço?preciso ir ao médico
jefferson
afta e por causa da agua que nao esta sendo absorvida corretamente pelo seu organismo. sugestão e dobrar a quantidade de agua ingerida no organismo. nao existe outra forma de cura permante de afta.
Tiago
Tenho uma afita na ponta da língua q ja não dói, porem não diminui e também tem uma aparencia sólida esbranquiçada. Ja tem mais de 20 dias e não diminui. O q eu faço
Marcus
Vá imediatamente ao médico, pode se tratar de câncer de boca.
Danielly
Há 2 dias apareceu uma afta na ponta da minha língua, ontem passei o bicabornato e hoje amanheceu melhor, porém hoje a noite ele piorou muito, está doendo e coçando ao mesmo tempo, e além disso apareceram mais 2, uma em cada lado da boca! Será que preciso procurar um médico??. Obrigada!

1 de 5