Dor de garganta

Como curar a dor de garganta com limão

Como curar a dor de garganta com limão

A dor de garganta é um sintoma desagradável que ocorre quando somos contagiados com algum vírus, como a gripe, ou quando devido a mudanças de temperatura ficamos com resfriado. Este sintoma se manifesta quando as nossas amígdalas, responsáveis por defender o nosso corpo da presença de bactérias e agentes estranhos, se inflamam, originando dor e incômodo. Quando sentimos incômodos na garganta é importante agir rapidamente para impedir a infeção desta zona, conhecida como amigdalite. O limão é um grande remédio natural para aliviar o mal-estar, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como curar a dor de garganta com limão.

Também lhe pode interessar: Como curar a dor de garganta

Passos a seguir:

1

O limão é uma das melhores opções naturais para curar a dor de garganta e reduzir os sintomas do resfriado e da gripe, isto se deve às suas muitas propriedades saudáveis. Para começar, este ingrediente é um potente antisséptico e antibacteriano natural favorecendo a eliminação do vírus e bactérias. Por outro lado, o seu alto conteúdo de vitamina C fortalece o sistema imunitário, permitindo-nos lutar melhor contra o mal-estar, além de ajudar a esclarecer a voz e a combater os outros sintomas como a tosse e mal-esta geral.

Como curar a dor de garganta com limão - Passo 1
2

Uma das melhores formas de curar a dor de garganta com limão é preparando uma mistura para realizar gargarejos com base neste ingrediente. Comece por aquecer uma xícara de água procurando que a mesma não adquira uma temperatura demasiado elevada. De seguida, esprema o suco de um limão na água e adicione uma colher de chá de mel, mexa bem a mistura, certifique-se de que não esteja demasiado quente e de seguida realize os gargarejos.

Deverá realizar este procedimento, de preferência, 4 vezes ao dia para obter os melhores resultados.

Como curar a dor de garganta com limão - Passo 2
3

Se além da dor de garganta tiver outros sintomas da gripe ou do resfriado, pode tomar uma infusão de limão e gengibre que lhe ajudará a sentir-se muito melhor. Para isso, aqueça uma xícara de água e quando começar a ferver adicione uma fatia de gengibre, desligue o fogo e deixe repousar por 5 minutos. Depois adicione o suco de meio limão e uma colher de sopa de mel para adoçar.

Beba 3 xícaras ao dia e verá como a dor de garganta e os incômodos desaparecerão.

Como curar a dor de garganta com limão - Passo 3
4

Se não desejar fazer gargarejos ou ingerir uma infusão, pode optar por outra solução para curar a dor de garganta com limão. Em um recipiente misture uma colher de chá de mel e o suco de meio limão, mexa bem e ingira esta mistura em modo de xarope 4 vezes ao dia, verá como os incômodos irão diminuir.

Como curar a dor de garganta com limão - Passo 4
5

Mas, em que situações deve consultar um médico? Se manifestar algum dos seguintes sinais, é recomendável contatar um especialista:

  • As suas amígdalas estão infetadas, evidenciando a presença de pus.
  • Se a dor não diminuir depois de 3 dias de tratamento caseiro.
  • Se, além de dor de garganta tiver outros sintomas como febre, dor de ouvido, dificuldade para respirar ou um nódulo na zona da garganta.
  • Se apresentar tosse intensa ou catarro com sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a dor de garganta com limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Depois de ter feito os gargarejos, recomendamos-lhe que lave os dentes, desta forma evitará o efeito corrosivo do limão.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Felizardo
estou com dor de garganta e de cabeça muito forte , o que faço???
sabrina silva oliveira
Vou fazer só ñ tenho mel ótimo para aliviar a dor na garganta e a crise de tosse.
A sua avaliação:
Rosane Maria Pereira Santos
Estava com muita tosse e excesso de catarro na garganta, fui orientada a fazer uso de água com gotas de limão e lavar as narinas varias vezes ao dia. Comecei a usar e foi impressionante como a tosse diminuiu. Estava aguardando pra poder fazer uma endoscopia, gostaria de saber se ha alguma consequência em fazer uso do limão para lavar as narinas? Desde já agradeço!
Nello Mucambe
Sera que o limao, por si so pode aliviar a dor de garganta?
A sua avaliação:
Marise carneiro
eu achei interessante ,e vou fazer o que recomenda a receita . eu gostei mesmo e, como eu tenho esses tipos de sintomas eu acredito logo ficarei boa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marise! Que bom saber que as informações foram interessantes para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 5
Como curar a dor de garganta com limão