Como tratar sinusite na gravidez
A sinusite é uma inflamação dos tecidos moles que revestem os seios nasais (cavidades de ar que existem nos nossos ossos do rosto e crânio). Ela pode ser aguda, quando é de curta duração e ocorre devido a um resfriado ou uma alergia ou sinusite crônica, quando dura mais de 12 semanas. Durante a gravidez é comum as mulheres sofrerem com sinusite, isto porque durante esta fase a imunidade fica diminuída o que favorece a proliferação de bactérias e fungos. Para tratar a sinusite na gravidez, a mulher não deverá tomar os mesmos medicamentos que tomava antes de engravidar. Por isso, neste artigo de umComo vamos explicar-lhe o que deve fazer.
Sintomas da sinusite
Antes de mais é bom reconhecer os sintomas da sinusite para que possa atuar o mais rápido possível. Sendo assim, a sinusite apresenta os seguintes sintomas:
- Obstrução ou secreção nasal;
- Dor ou sensação de pressão no rosto;
- Dor de ouvido;
- Redução ou perda de olfato;
- Tosse que piora durante o período da noite;
- Dores nos dentes, em especial no maxilar superior;
- Garganta inflamada;
- Mau hálito;
- Fadiga e irritabilidade.
Os sintomas da sinusite crônica são idênticos aos da sinusite aguda, a única diferença é a sua duração que pode ir até 12 semanas e a sensação de fadiga pode ser maior. Perante os sintomas acima citados, a gestante deverá consultar de imediato o seu médico para receber o tratamento adequado.
Tratar sinusite na gravidez
Perante um quadro de sinusite, a gestante não deverá se automedicar bem como não tomar os medicamentos para a sinusite que tomava antes de engravidar. Isto porque, o tratamento utilizado normalmente para tratar a sinusite é feito com corticoides, que podem prejudicar a gestação se tomados sem orientação médica. Por isso, não tome nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico.
No caso de sinusite na gravidez, a melhor alternativa são os tratamentos naturais, que não prejudicarão o bebê. O mais incômodo da sinusite é a acumulação de secreção, então o que você pode fazer é diluir a secreção lavando as narinas com soro fisiológico ou fazer nebulização.
Inalar vapor de água também pode ajudar a tratar a sinusite. Sempre que possível inale o vapor da comida, do banho ou até mesmo ao preparar um chá ou café. Outra forma de inalar vapor é encher um recipiente com água bem quente, tapar a cabeça com um pano ou toalha e inalar o vapor. Pode também fazer um chá de orégano e inalar o seu vapor e depois beber uma xícara do chá.
Manter-se bem hidratada bebendo muita água ao longo do dia, repousar para aliviar as dores e assoar sempre o nariz ao invés de aspirar a secreção são recomendações que deverá seguir para se recuperar o quanto antes.
Se mesmo com estes métodos caseiros a sinusite persistir, deverá consultar o seu médico para que avalie a possibilidade de tomar algum medicamento.
Sinusite na gravidez é perigoso?
A sinusite durante a gravidez normalmente não causa nenhuma complicação para o bebê. Deverá apenas ficar atenta a possíveis febres, pois essas podem prejudicar a gravidez, uma vez que indicam que o corpo que está lutando contra alguma anomalia. Além disso, não deverá tomar nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico, uma vez que pode prejudicar o seu bebê.
Outras recomendações
Para além de seguir os tratamentos naturais para tratar a sinusite na gravidez, deverá ter em atenção também as seguintes recomendações:
- Evite estar em ambientes com ar condicionando enquanto estiver com sinusite. O ar condicionado resseca as mucosas e dificulta a expulsão da secreção.
- Não use soluções nasais nem tome medicamentos sem a orientação do seu médico.
- Não tome um banho quente e saia logo para o frio.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar sinusite na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.