Sinusite

Como saber se tenho sinusite

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se tenho sinusite

Muitas vezes sofremos de fortes dores de cabeça, sem saber a causa das mesmas e utilizando remédios e métodos tradicionais para aliviá-las. Muitas vezes estas dores de cabeça são originadas por uma doença conhecida como sinusite, que provoca uma dor na zona frontal do rosto, na área entre os olhos e o nariz.

Se sofre de dores de cabeça que dificultam a sua atividade, aconselhamos ler o seguinte artigo de umCOMO em que explicamos para você o que precisa ter em conta se se estiver perguntando como saber se tenho sinusite? atendendo a todos os sinais que indicam se você tem esta doença.

Também lhe pode interessar: Como usar a babosa para a sinusite
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é responder à pergunta o que é a sinusite? Esta doença trata-se de uma infecção do trato respiratório, que todos os anos afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

A origem desta infecção apresenta-se quando as membranas dos seios paranasais inflamam. Os seios paranasais são espaços pequenos que contêm ar e encontram-se localizados dentro do crânio, ao redor do nariz e na área mais próxima aos olhos.

A inflamação origina uma pressão sobre os seios paranasais devido a uma acumulação de catarro e ar, causando às pessoas com sinusite uma variedade de condições acompanhadas de uma forte dor de cabeça na zona frontal do crânio.

Como saber se tenho sinusite - Passo 1
2

Os sintomas iniciais da sinusite, com frequência, costumam ser confundidos com um resfriado comum. Um dos primeiros sintomas que se apresentam é o congestionamento nasal, que costuma vir acompanhado imediatamente de dor de cabeça, originada pela pressão interna na área dos seios paranasais, ao contrário do resfriado comum que pode não apresentar nenhum tipo de dor ou, se houver, seria muito leve.

Deve prestar atenção à sensação que sente ao agachar com a cabeça para a frente, se notar que a dor de cabeça piora, significa que a pressão sofrida dentro dos seios paranasais aumenta ao mudar a posição normal da cabeça.

3

Outra forma de saber se tem sinusite é tentar pressionar ou dar golpes suaves sobre as cavidades maxilares (localizadas sob os olhos); se ao fazer isso você notar uma sensação de dor ou incômodo é um indicativo de que pode estar com sinusite.

Tal como mencionamos anteriormente, a dor nasal vem acompanhada de congestão, por isso, se nesta mesma etapa da doença também notar uma secreção nasal sem cor, esta mudança de cor normal do catarro poder ser um sinal da doença, que pode variar entre: sem cor, verde, amarelo ou com gotas de sangue, sendo esta variação causada pelo vírus que se encontra atualmente em seu sistema.

4

Um sintoma que costuma aparecer com a sinusite é a tosse. Este sintoma apresenta-se quando as secreções nasais se filtram para a garganta e pulmões, fazendo com que o corpo reaja produzindo tosse para evitar que o fluxo do catarro chegue aos pulmões.

Esta filtragem conhecida como gotejamento nasal posterior ou gotejamento pós-nasal pode causar variações na tosse, aparecendo como uma tosse seca ou também tosse com presença de catarro.

Neste outro artigo explicamos para você como tratar a sinusite com remédios caseiros.

Como saber se tenho sinusite - Passo 4
5

Os sintomas da sinusite podem perdurar ao longo do tempo e em função da duração será recomendável consultar um médico especializado. Se todos os sintomas explicados anteriormente durarem mais de uma semana, a melhor decisão será consultar um médico, principalmente porque este especialista poderá confirmar se o motivo de seus sintomas é mesmo a sinusite.

Se os sintomas continuarem por mais de 7 dias e você não for ao médico, corre o risco de desenvolver uma acumulação de bactérias na área afetada, piorando os sintomas da infecção e causando mais dor e incômodos.

6

Para diagnosticar a sinusite o médico poderá realizar uma tomografia computadorizada, que permitirá observar o estado de seus seios paranasais e dar um diagnóstico adequado. Após diagnosticada a doença, o médico pode receitar um descongestionante, como por exemplo: pseudoefedrina, anti-histamínicos ou algum mucolítico.

Em complemento com os restantes medicamentos e caso não melhore após o seu consumo, é possível que lhe receitem um antibiótico como a amoxicilina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho sinusite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se os sintomas desaparecerem em menos de uma semana, não será necessário consultar um médico, pois na maioria dos casos de sinusite a recuperação não requer nenhum medicamento e nenhum médico para se curar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se tenho sinusite