Sinusite

Como curar a sinusite em crianças

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar a sinusite em crianças

A sinusite é uma condição que faz referência à inflamação dos seios paranasais, umas cavidades que se encontram localizadas nos ossos ao redor do nariz, e costuma ser consequência de uma infecção do tipo viral, bacteriana ou fúngica. Trata-se de uma patologia que afeta tanto adultos como crianças, mas estes últimos são mais susceptíveis a sofrer dela e, ainda, com uma sintomatologia um tanto diferente dos pacientes com mais idade. Qualquer caso de sinusite infantil deve ser tratado sempre por um pediatra com o objetivo de identificar a causa da inflamação e garantir a boa saúde da criança a todo momento. Continue lendo este artigo de umComo se quer saber mais a respeito de como curar a sinusite em crianças.

Também lhe pode interessar: Como usar a babosa para a sinusite
Passos a seguir:
1

O diagnóstico médico da sinusite é fundamental para tratar esta condição respiratória e assegurar a recuperação da criança; e o pediatra o fará através de um estudo dos sintomas e um exame físico da criança. É importante ter em conta que a sintomatologia da sinusite infantil pode ser confundida facilmente com a de um resfriado comum, pois apresentam sinais como gotejamento e mucosidade nasal, tosse, dor de cabeça e febre em alguns casos. No entanto, quando se sofre de sinusite, estes sintomas também são acompanhados de inchaço ao redor dos olhos e mau hálito ao acordar pela manhã. E, claramente, poderá se diferenciar a sinusite de um resfriado comum pela duração dos sintomas descritos, pois enquanto um resfriado costuma melhorar antes dos 7 dias, a sinusite dura mais (entre 7 e 10 dias) e com sintomas bem mais acentuados.

Como curar a sinusite em crianças - Passo 1
2

Em casos de sinusite aguda bacteriana, é possível que o médico prescreva um tratamento antibiótico com o objetivo de acabar com os patógenos bacterianos que a causaram. A escolha do fármaco se fará em função da idade da criança e normalmente é um tratamento que costuma durar entre 10 e 14 dias, a não ser que se apresentem sintomas muito graves e a sinusite seja mais prolongada, já que então o consumo de antibióticos terá que se realizar durante duas ou três semanas.

3

Do mesmo modo, é provável que para reduzir os incômodos causados pela sinusite, a inflamação e a febre, se prescreva algum tipo de medicamento analgésico e anti-inflamatório. Estes atuarão diminuindo especialmente as dores de cabeça e o mal-estar geral. Será fundamental centrar-se na dose indicada pelo pediatra, bem como na duração do tratamento farmacológico estabelecida por ele.

4

Como mostramos, a congestão nasal provocada pela inflamação dos seios paranasais é um dos principais sintomas da sinusite, algo que também impedirá a criança de respirar com normalidade. E para aliviar esta condição tão incômoda, pode se recomendar o uso de um descongestionante nasal que facilite a drenagem de líquidos e permita, portanto, eliminar a mucosidade dos seios.

Como curar a sinusite em crianças - Passo 4
5

Além do visto anteriormente, para curar a sinusite em crianças também pode ser de grande ajuda a realização de vapores que, mediante a inalação do vapor, favorecerão o descongestionamento das fossas nasais e a limpeza da mucosa. Pode ferver um pouco de água em uma panela e adicionar uma pitada de sal e, depois, colocar a cabeça da criança bem em cima dela cobrindo sua cabeça com uma toalha para que comece a inalar o vapor desprendido pela água quente.

6

Outras medidas que são igualmente excelentes para diminuir a congestão causada pela sinusite e assegurar o bem-estar da criança são as seguintes:

  • Instalar um umidificador no quarto da criança para evitar a secura no ambiente.
  • Beber bastante água e líquido para favorecer a dissolução da mucosidade.
  • Colocar panos quentes úmidos sobre o rosto e as cavidades nasais para favorecer a desinflamação.
  • Limpar os seios paranasais fazendo uso de um aspirador.

Os sprays nasais de venda livre disponíveis em farmácias são um bom alívio e combatem a maioria dos sintomas da sinusite, tais como mucosidade excessiva, congestão nasal e dores de cabeça.

Como curar a sinusite em crianças - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a sinusite em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como curar a sinusite em crianças