Partilhar

Como eliminar o muco da garganta

Como eliminar o muco da garganta

O muco na garganta é uma condição incômoda que gera mal-estar a quem sofre deste problema. Quando surge como resultado de alergias ou de gripe sazonal, a descida do muco do nariz até à garganta - chamada de rinorreia posterior - é algo de que a maioria das pessoas se quer ver livre com a maior rapidez possível. Embora você possa esperar que o processo se resolva por si só, existem algumas soluções fáceis para este problema. Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como eliminar o muco da garganta com dicas simples e eficazes!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Assoe o nariz com regularidade, mesmo quando não sente a necessidade de limpar as passagens nasais. O muco na garganta é, geralmente, causado pela drenagem do nariz para a garganta e manter o nariz limpo impede que o muco faça o seu caminho para a garganta. Recomendamos que você use lenços de papel descartáveis ao invés de um de tecido, para evitar a acumulação de bactérias e vírus.

Como eliminar o muco da garganta - Passo 1
2

Misture um copo de água morna com 1/2 colher de chá de chá de sal e faça gargarejos com frequência durante o dia. A água salgada vai ajudar a diluir o muco, favorecendo a eliminação do mesmo. Não engula a mistura, simplesmente cuspa a água com sal depois de fazer o gargarejo e volte a bochechar com água limpa para eliminar o sal.

3

Além disso, você também pode experimentar misturar pó de gengibre e mel e tomar uma colher de sopa da mistura várias vezes ao dia. Estes dois ingredientes naturais são conhecidos pela sua atividade anti-inflamatória. Embora não seja muito fácil de preparar, o umCOMO explica como fazer uma infusão de gengibre passo a passo para que você não fique com nenhuma dúvida.

4

Apesar de ser uma crença muito comum de que devemos evitar os produtos lácteos acreditando que estes estimulam a produção de muco, esta hipótese ainda não foi confirmada com base em estudos científicos.

Contudo, algumas pessoas podem ter alergia ao leite de vaca que pode se manifestar com sintomas semelhantes aos da asma.

5

Deixar de fumar imediatamente também será um dos melhores remédios para eliminar o muco da garganta. A inalação de fumo irrita a garganta e o nariz e aumenta a produção e a viscosidade do muco. Ao eliminar o fumo da sua vida, você notará uma clara diferença na quantidade e qualidade de muco da sua garganta.

6

Além disso, é importante que você tenha algumas recomendações para eliminar o muco da garganta em conta:

  • Controle a umidade no ambiente para prevenir o ressecamento, evitando locais com ar condicionado.
  • Beba, no mínimo 1,5L de água mineral por dia - manterá a garganta úmida e fará com que o muco seja menos espesso.
  • Evite os ambientes com fumo ou muito contaminados.
  • Tente dormir com a cabeça alta para facilitar a passagem de ar até aos pulmões.
  • Consulte o seu médico se o muco persistir durante demasiados dias, se for um sintoma recorrente ou se tiver alterações persistentes da sua quantidade e aspeto habituais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o muco da garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

98 comentários
A sua avaliação:
samussonsaveca
tenho muco na garganta sem doer.mas me encomoda porque tenho que cuspir sempre.e como elimina lo?'
A sua avaliação:
Lourenço Fernando Martins
Tenho imensas secreções, mas aumentam após ingerir refeições,,,saliento que fui operado á sinosite em 12-2016 e daí para cá parece que o referido nada diminuiu, ou seja pouco ou nada adiantou a operação.
Muito obrigado.
jaime ribeiro
sou bastante incomodade com a secreçao da garganta. tenho experimentado varios produtos e recentemente fui aconselhado a fazer inalaçao com agua e propolis.
A sua avaliação:
Maria Helena Gonçalves
Tenho expectoração na garganta já há tempos, mas não tenho tosse, agarra-se na garganta e é difícil de sair.
A sua avaliação:
Lucimar Resende
Ouvi dizer que fazer inalação com Atrovent e Soro Fisiológico ajudam a soltar o muco(catarro) da garganta, é verdade? Ou só o Soro sozinho já ajuda?
A sua avaliação:
Pedro Ribeiro
tenho muco entre o nariz e a garganta nao aguento mais ,como posso acabar com este mau estar
A sua avaliação:
jose higino neto
como faço para limpar muco, ele endurece fica preso na garganta
A sua avaliação:
Liliane
Boa tarde eu cantor e nao me preparo e tbm fis uma cirurgia de amígdalas e faz tempo q sinto dor queimaçao e falha e tem feis q sai uns catarinho da garganta q e muito rui oq posso fazer pra melhorar
A sua avaliação:
David Gustavo
Preciso de ajuda, a mais de 1 ano convivo com um muco as vezes claro, as vezes escuro na garganta e narinas, sinto vontade de jogar fora o tempo todo, pessoas me disseram que é pigarro, e esse muco tem muito mal cheiro, e fico o dia todo com impressão de mal halito, ja fui em varios otorrinos e nenhum conseguiu resolver meu problema. Gostaria de ajuda
A sua avaliação:
Alvaro
Tenho pigarro há quase dois anos ... Fiz endoscopia do estômago da laringe... Exame de pulmão com contraste e nada acusou... O que me melhora um pouco é tomar frontal ... O rivotril tem melhores resultados mas dizem q é bom evitar toma lo ... Se alguém passa por esta situação gostaria de trocar comentários

Como eliminar o muco da garganta
1 de 6
Como eliminar o muco da garganta

Voltar ao topo da página