Partilhar

Como aliviar o nariz entupido

Como aliviar o nariz entupido

O congestionamento nasal é um dos sintomas mais desagradáveis que podemos ter durante um resfriado ou alergia. Mas além de afetar de forma considerável o nosso rendimento diário, porque ao respirarmos menos bem a oxigenação do nosso cérebro não é tão eficaz, sentimo-nos esgotados, temos dificuldade em concentramo-nos para conciliar o sono e o mal-estar geral. Aborrecido? Nós sabemos, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas soluções para que descubra como aliviar o nariz entupido de uma forma simples.

Também lhe pode interessar: Como dormir bem com o nariz entupido
Passos a seguir:
1

O congestionamento nasal ocorre quando, devido a um resfriado ou a um quadro alérgico, os vasos sanguíneos do nosso nariz se inflamam, dificultando a respiração. Embora normalmente o associemos ao excesso de mucosidade, podemos ter o nariz congestionado mas sem muco, algo que acontece com frequência quando temos uma alergia.

2

Uma das melhores formas de aliviar o desconforto no nosso nariz e respirar novamente de forma normal é através do uso de uma solução salina. Mas não é necessário adquiri-la na farmácia, pois é possível fazê-la em casa em simples passos. Descubra como a fazer no nosso artigo sobre como fazer solução salina para a congestão nasal.

Como aliviar o nariz entupido - Passo 2
3

Pode comprar um dos vários descongestionantes nasais à venda em farmácias, no entanto estes produtos não devem ser usados por mais de 3 dias porque em vez de melhorar poderá causar uma maior irritação nasal. Se quer alternativas mais naturais opte por uma solução salina ou por um tratamento a vapor como o que lhe descrevemos no passo seguinte.

4

O eucalipto é ótimo para aliviar o nariz congestionado. Coloque água numa panela e algumas folhas de eucalipto, espere que ferva e deixe assim durante 10 minutos para que solte o seu aroma. Apague o lume e com muita precaução aproxime-se da panela e respire os vapores, para que seja mais eficaz este remédio caseiro pode pôr uma toalha por cima da cabeça, deste modo o vapor ficará mais concentrado.

Pode fazer estes vapores três vezes ao dia, pelo menos durante 10 minutos.

Como aliviar o nariz entupido - Passo 4
5

Um banho quente também pode ser milagroso, especialmente pelo vapor que é formado com a água a esta temperatura, por isso depois de um bom duche sentimos que a pressão nasal alivia e a mucosidade sai mais facilmente. Deste modo recomendamos que leve o seu tempo no duche, deixando cair água quente no seu rosto para conseguir aliviar o nariz entupido.

Como aliviar o nariz entupido - Passo 5
6

Se sofre frequentemente de congestão nasal é conveniente que adquira um umidificador ou um vaporizador para sua casa, que ajudará a aumentar a umidade do seu lar e a melhorar este quadro de forma importante.

Como aliviar o nariz entupido - Passo 6
7

Enquanto estiver sentado no escritório ou a estudar existe algo que pode fazer para se sentir melhor. Uma massagem delicada de cima para baixo no seu nariz, isto vai ajudar a descongestionar e a respirar melhor.

Como aliviar o nariz entupido - Passo 7
8

Tente manter a cabeça direita o máximo tempo possível, quando nos deitamos é quando sentimos um maior congestionamento nasal, por isso ao descansar o melhor é dormir com uma almofada que lhe permita ter a cabeça o mais vertical possível, desta forma poderá dormir mais facilmente.

9

Uma das razões porque a canja de galinha nos faz sentir melhor quando temos um resfriado, alergia ou congestionamento nasal é por causa da sua temperatura, pelo vapor que se solta quando está quente e porque nos hidrata. Mantermo-nos hidratados é fundamental para evitar que as paredes nasais sequem, por isso este prato, junto com as infusões e a água à temperatura ambiente são uma grande ajuda.

Como aliviar o nariz entupido - Passo 9
10

Se tem muco lembre-se de assoar o nariz para aliviar, mas faça-o de forma suave, com violência apenas conseguirá que as paredes que revestem o seu nariz se irritem ainda mais. Não se esqueça de descansar e repousar para se sentir melhor o mais rápido possível.

Sugestão: Como parar de usar Neosoro - Técnicas para se livrar do vício em descongestionante

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar o nariz entupido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

40 comentários
A sua avaliação:
manuela sarraf braga
obrigada pelas dicas ajudou bastante!me
A sua avaliação:
Elisangela Silva
estou a mais de vinte dias com o nariz entupido o tempo todo e espirrado muito o que devo fazer.
Edson Oliveira Lourenço
Particularmente eu nunca fiz estes caseiros e acho fraco! Quero saber um de farmácia bom! Pois nesse tempo frio, meu nariz fica extremamente entupido e sem nada!
ANA CAROLINA JORDAO
EU TENHO UMA ALERGIA MUITO FORTE E QUANDO ESTOU RESFRIADA ISSO ME DEIXA MUITO NERVOSA POIS NAO CONSIGO RESPIRAR DIREITO SINTO QUE FALTA AR EM MIM E QUANDO ESTOU GRIPADA SINTO QUE TUDO ISSO FECHA MINHA NARINA O QUE FAZER ?
Elisabeth Alves
Ana faz como falaram ai, tenta umas dessas coisas ai, o importante é nao ficar com o nariz entupido
maurilio mauricio de moraes
eu tenho esse problema de nariz entupido ha muitos anos, ja usei diversos tipos de remedios, eles funcionam um serto tempo depois nao sevem mais nao sei porque, da vontade de enfiar um cano no naris para poder respirar. Sera que alguem sabe de algum remedio que me livra disso.
Matheus
Belas dicas como melhorar o seu nariz entupido,parese que esse nariz me odeia msm kkk.bom nem um desses ae e meu problema,eu to tentando dormir aq de boa na minha cama mais meu nariz insuportavel n deicha pq um lado fica emtupido,pra melhorar eu masagiei esse lado entupido e FUNCIONO.URUUUUUU.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Matheus, que bom!! Ficamos muito contentes por saber que estamos ajudando as pessoas com nossos artigos. Valeu!!! ;)
carlos andre
mana já coloquei sal com agua morna e nada enfiei oleo e nada alcool e nada cheira com eucalipto e nada cheiro com esta planta e nada desobstrui agora estou fazendo neste exato momento o teste do algodão que fazer dois bolinhas de algodão e obstruir o canal do ouvido durante 30 minutos vou ver se vai dar certo internautas qualquer coisa eu aviso
Juh2106
Meu deus gente!!A 5 funciona muito bem! Tive q tomar um banho quente 1:15 da manhã rsrsrs Mas melhor do que ficar com nariz entupido!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Juh, que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Vítor Silveira
Esse do banho quente melhorou obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vítor, ainda bem que deu certo! Muito obrigada e continue acompanhando o nosso site :)
fernanda Martins
meu nariz ta muito emtupido,ñ esto conseguindo dormir ñ sei o q faço..
vanessa rogerio de azevedo
Como faço para aliviar nariz entupido de meu filho de 6anos ele ronca muito ao dormir

Como aliviar o nariz entupido
1 de 7
Como aliviar o nariz entupido

Voltar ao topo da página