Partilhar

Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco

Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco
Imagem: corpoemdieta.com

A expectoração é normalmente o resultado de uma infeção respiratória, essa infeção produz catarro, também conhecido como muco, e esse muco deve ser expelido e eliminado do nosso organismo. O processo de eliminação do muco é um processo natural do organismo, ou seja, o nosso corpo por si só trata de eliminar o muco, no entanto podemos facilitar essa função do organismo com a ajuda de um expectorante caseiro. Se pretende saber como fazer um expectorante caseiro para eliminar o muco não perca este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como evitar o muco nasal
Passos a seguir:
1

O aparecimento de muco na garganta pode ser evitado. Existem uma série de conselhos e hábitos que pode seguir para evitar o aparecimento de muco na garganta e assim evitar o desconforto que ele provoca. No entanto, provavelmente aquilo que pretende é uma solução para o eliminar, assim sendo siga os passos que lhe indicamos em seguida para fazer um expectorante caseiro.

2

Um dos melhores ingredientes para fazer um expetorante caseiro para eliminar o muco é a cebola. A cebola tem propriedades excelentes que servem para expelir e eliminar o catarro e muco acumulado nos pulmões. Para fazer um expectorante à base de cebola só tem que picar umas 5 ou 6 cebolas e colocá-las em uma panela juntamente com um pouco de mel (duas colheres) e água. Deixe as cebolas e o mel a cozinhar em lume lento por uma hora e meia. Depois filtre a água da cozedura e já tem o seu expectorante à base de cebola.

Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco - Passo 2
3

Tal como temos vindo a explicar em vários artigos, uma boa alimentação é a base para manter o nosso organismo saudável e a funcionar corretamente, como tal, existem vários ingredientes que deve incorporar na sua dieta que o podem ajudar a eliminar e remover o muco. O alho é um excelente ingrediente, entre as muitas propriedades que tem, uma das principais é a de expectorante, assim sendo pode comer alho para o ajudar a eliminar o muco, preferencialmente alho cru.

Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco - Passo 3
Imagem: brasilfront.xpg.uol.com.br
4

O alcaçuz é outro excelente aliado para a luta contra o muco. Beba chá de alcaçuz três vezes ao dia e rapidamente notará a diferença na sua garganta. Em caso de pressão alta esta solução deve ser evitada. As pessoas com pressão alta podem optar por um chá de sálvia, que é também um excelente expectorante.

5

Caso os diferentes expectorantes não o ajudem a eliminar o muco pode optar por inalar vapores de eucalipto. Estes vapores ajudam a diluir o muco, descongestionando o nariz e a garganta. Para inalar vapores de eucalipto só tem que colocar uma panela com água a ferver e juntar algumas folhas de eucalipto (ou gotas de óleo de eucalipto), depois ponha a panela à sua frente e coloque uma toalha em cima da cabeça para apanhar melhor o vapor e inale o vapor.

Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O muco na garganta pode provocar infeções. Se se sente congestionado há algum tempo deve consultar o seu médico e pedir ajuda profissional.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
Eduardo
Olá, qual a dose que devo tomar? 10 mL de 6h em 6h ? Por exemplo?
Vivi
Posso colocar açúcar no lugar de mel na receita da cebola?? Quanto de açúcar??
vanessa
sim vc pode como eu fiz coloquei 3 colheres de sopa e nao ficou amargo e nem tao doce ficou no ponto certo obg pela a antençao
Dandara Nascimento
Bom dia Fiz o expectorante e fiquei muito melhor. Eu estava com tosse e com muco já uma semana e fiz o expectorante e no mesmo dia fiquei bem melhor. A receita caseira é melhor coisa Obrigada pela dica
Marilea De Castro
Olá, fiz o xarope com cebola, ótimo expectorante.Muito obrigado
Nelia Oliveira
Oi Marilea! Que bom saber que foi do seu agrado. Obrigada e continue nos acompanhando :)
ANA MARIA
REMEDIOS CASEIROS MARAVILHOSOS!!!! MUITO OBRIGADA PELO EXPECTORANTE A BASE DE CEBOLA, MEU FILHO ESTAVA MUITO MAL DA TOSSE..... SEMPRE ACREDITEI NOS REMEDIOS CASEIROS. ... SAO OTIMOS....
Nelia Oliveira
Oi Ana! Que bom saber que o remédio caseiro deu certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
marcelina
o expectorante e a agua ou a cebola?
vanessa
pode ser os dois mas o mas importante e a cebolaa
NeideRcha
Estou fazendo o xarope de cebola,mas realmente sem medida certa de água fica dificil,como tem que ferver por uma hora e meia coloquei em média de dois litros e meio a tres,vamos ver o resultado.
Nelia Oliveira
Oi Neide! Você coloca a quantidade de cebolas que referimos na panela e depois é só adicionar água até as cobrir.
Paulo
Posso fazer o de cebola acrescentando alho?
getulivan perfeito de sousa
tenho um catarro na garganta que me incomoda há tempo. qual o melhor remédio caseiro
rrislaine
entao na verdade tem q ser a cebola
LUIS HENRIQUE
Tente sempre que puder , chupar abacaxi , laranja , limão essa frutas tem a capacidade de fruidificar e derreter o muco ( catarro ) enroscado na garganta o limão com mel tambem é ótimo funcionou pra mim .
Nelia Oliveira
Oi Luis, obrigada pela partilha! Continue acompanhando as nossas dicas :)
ANA MARIA
GOSTEI MUITO DA IDEIA!!!!! OBRIGADA
Lucas
Muito bom comer alho apresentei uma melhora do que no dia anterior muito obrigado
Nelia Oliveira
Oi Lucas, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco
Imagem: corpoemdieta.com
Imagem: brasilfront.xpg.uol.com.br
1 de 4
Como fazer expectorante caseiro para eliminar o muco

Voltar ao topo da página