Eliminar o muco

Remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro - alternativas naturais!

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 18 maio 2017
Remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro - alternativas naturais!

Catarro é conhecido como o muco que vem das vias respiratórias para combater doenças respiratórias e pode se acumular nos pulmões, causando tosse, congestão e até dificuldades para respirar. Sob suspeita de qualquer doença deve-se procurar um médico, mas, se no momento do incomodo você não tem muito o que fazer, vale sempre experimentar os métodos naturais. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre os melhores métodos caseiros para limpar o pulmão de catarro.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para eliminar o catarro

Índice

  1. Catarro no pulmão - Sintomas
  2. Remédio caseiro expectorante
  3. Como tirar catarro do pulmão do bebê
  4. Eliminar catarro pelas fezes: tratamento natural

Catarro no pulmão - Sintomas

O catarro no pulmão, dependendo da gravidade do quadro, pode ser chamado de infecção pulmonar. Essa infecção pode ser causada por vírus de doenças mais 'comuns' como a gripe ou ser consequência ou sinal de problemas mais graves como pneumonia e tuberculose. Você desconfia que tem catarro no pulmão quando percebe os seguintes sintomas, não necessariamente todos juntos:

  • Tosse com catarro;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de ar
  • Respiração superficial e pausada;
  • Dor de cabeça;
  • Coriza;
  • Dor nas costas;
  • Febre

Ao constatar os sintomas, procure um médico para receber o tratamento mais adequado e evitar que isso evolua para quadros mais graves.

Remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro - alternativas naturais! - Catarro no pulmão - Sintomas

Remédio caseiro expectorante

Em inflamações leves a tendência é que o muco desapareça com o passar do tempo de forma natural pelo nosso próprio organismo. Mesmo assim, tratar esse muco alivia os desconforto e previne a piora do quadro.

É comum que fumantes reclamem de catarro no pulmão, popularmente conhecido como pigarro. Esse também pode ser um dos sintomas de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), comum em fumantes. No caso de DPOC, não é possível tratar a doença com remédios caseiros e é estritamente recomendável abandonar o hábito de fumar.

De qualquer forma, para aliviar os sintomas, os mesmos remédios caseiros para limpar pulmão de fumante são os indicados para limpar pulmão de catarro de uma pessoa que não fuma. Confira as principais alternativas naturais:

Expectorante caseiro de cebola e mel

Se você tem esses dois ingredientes em casa, você pode seguir a receita de xarope de cebola e mel, que ajuda a eliminar o muco dos pulmões e combater a tosse. Essa solução consiste em uma mistura de cebola picada com mel que forma um suco que deve ser tomado como se fosse um xarope.

Alho cru para muco do pulmão

Dentre as propriedades do alho, está a sua especialidade expectorante, que ajuda a limpar o pulmão de catarro. Em teoria o consumo de alho na alimentação já ajuda, mas comer alho cru tem efeitos mais notáveis.

Infusão de gengibre com mel para limpar o pulmão de catarro

Tanto o gengibre, quanto o mel, são conhecidos como tratamentos naturais para problemas respiratórios e de congestão. Para unir o útil ao agradável, prepare uma infusão de gengibre e adoce com mel.

Xarope de agrião para catarro no pulmão

O xarope de agrião já é conhecido dentre os remédios caseiros para tosse e falta de ar. Ele também serve para catarro no pulmão. A receita do umCOMO pede, basicamente, 1 punhado de agrião, água, mel e açúcar.

Remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro - alternativas naturais! - Remédio caseiro expectorante

Como tirar catarro do pulmão do bebê

Os sintomas em bebês podem ser o mesmo que em adultos, com o empecilho que é um pouco mais difícil percebermos. Uma dica importante para identificar pulmão de catarro em bebês é observar se eles têm dificuldade para engolir e ter um cuidado extra com a possibilidade de asfixia.

A condição de catarro no pulmão é ainda mais grave em bebês e crianças e deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes para evitar qualquer complicação. Tosse com catarro geralmente indica outro tipo de problema como gripe, rinossunusite ou pneumonia. No caso de resfriados, a tosse com catarro pode ser um indicativo de que aquela criança não se curou normalmente.

Por se tratar de bebês, em praticamente todos os casos a avaliação de um médico é indispensável. O tratamento indicado para casos mais leves costuma ser soro fisiológico, lavagem nasal e inalação. Os tratamentos caseiros para adultos não devem ser aplicados em bebês.

Uma vez que você perceba o catarro no pulmão do bebê, mesmo que já tenha levado ao médico, é importante observar sempre para certificar-se que ele respira sem dificuldades. Se você perceber qualquer dificuldade respiratório, procure um serviço de emergência.

Eliminar catarro pelas fezes: tratamento natural

O muco nas fezes é algo mais comum do que as pessoas percebem. O aparecimento de catarro nas fezes em pouca quantidade pode não significar nada e ser reflexo de uma constipação ou diarreia, mas também pode ser sinal de doenças como hemorroidas, diverticulite, infecções bacterianas ou problemas intestinais.

Se o muco nas fezes não está relacionada a nenhuma doença grave, seu tratamento natural consiste simplesmente em regular a alimentação com uma dieta saudável rica em fibras e o consumo de muita água. Se mesmo assim os sintomas persistirem, é recomendável procurar um médico para investigar a causa.

Como evitar muco nas fezes

A prevenção do catarro nas fezes está associada ao consumo de fibras, o que inclui alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, farelos e fibras naturais. Para que a dieta faça efeito, é preciso consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro - alternativas naturais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Remédios caseiros para limpar o pulmão de catarro - alternativas naturais!