Eliminar o muco

Como se livrar do catarro com remédios caseiros

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se livrar do catarro com remédios caseiros

O catarro é aquela mucosidade pegajosa proveniente das vias respiratórias e que vai se formando para combater os processos inflamatórios e infecções. Quando esta mucosidade se acumula nos pulmões, é muito incômoda e causa congestão, tosse e dificuldade para respirar corretamente. Além dos tratamentos médicos, para facilitar a sua expulsão e desbloquear as vias respiratórias é possível usar alguns produtos naturais indicados para isso. No seguinte artigo de umComo mostramos a você como se livrar do catarro com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para eliminar o catarro

Passos a seguir:

1

Para expulsar o catarro acumulado e liberar as vias respiratórias, um dos remédios caseiros mais populares e eficientes é a realização de inalação de vapor. O tratamento pode ser realizado simplesmente com água quente, mas para obter melhores resultados, aconselhamos adicionar algumas plantas medicinais com propriedades expectorantes e anti mucolíticas como a menta, o eucalipto, a sálvia ou o sambucus.

O procedimento é muito simples: só tem que ferver a água em uma panela, adicionar algumas folhas da erva ou ervas selecionadas e deixar cozinhar por 5 ou 10 minutos. Após este tempo, retire a panela do fogo e, com cuidado para não se queimar, coloque sobre uma superfície dura como uma mesa. Terá que se sentar na frente, aproximar a sua cabeça até ficar com o rosto bem em cima e começar a inalar os vapores que se desprendem. É recomendável que as inalações sejam profundas, inalando primeiro por uma narina e tampando a outra e vice-versa.

Como se livrar do catarro com remédios caseiros - Passo 1
2

A cebola é um alimento que contém compostos que atuam como mucolíticos, broncodilatadores e expectorantes, por isso também é uma boa aliada para favorecer a expulsão do catarro. Além de aproveitar as suas propriedades consumindo cebola em alguns dos pratos cozinhados diariamente, o melhor remédio é cortar meia cebola e deixá-la no criado-mudo ao lado da cama para ir respirando os vapores que emite enquanto dorme. Isso também é bom para acalmar a tosse; experimente e veja como na manhã seguinte se sente muito melhor.

Como se livrar do catarro com remédios caseiros - Passo 2
3

O tomilho é uma planta com propriedades medicinais muito potentes, sendo um remédio natural perfeito para processos catarrais e gripais. Destaca-se pela sua ação antisséptica, expectorante e antiespasmódica, favorecendo o desbloqueio das vias respiratórias e a eliminação da mucosidade. Assim como as ervas mencionadas na primeira parte, o tomilho pode ser usado para fazer inalações mas também para ser consumido como chá. Para preparar, adicione duas colheres de sopa de tomilho na água fervendo, deixe repousar por uns 5 minutos e, depois, coe o líquido para poder tomar.

Como se livrar do catarro com remédios caseiros - Passo 3
4

Outro dos produtos destacados para expulsar o catarro de forma natural é o gengibre, uma raiz que se converteu em um remédio popular para melhorar a saúde. Neste caso, é uma boa ajuda para tratar a congestão nasal e pulmonar além de reduzir a tosse graças aos seus efeitos expectorantes. Existem várias formas de o consumir, mas para facilitar a saída do catarro, recomendamos elaborar o seguinte chá de gengibre, mel e limão.

Primeiro, prepare uma infusão de gengibre e quando estiver pronto, adicione o suco de meio limão e meia colher de sopa de mel; mexa todos os ingredientes e tome duas xícaras por dia.

Como se livrar do catarro com remédios caseiros - Passo 4
5

Para conseguir eliminar esse catarro acumulado na parte posterior da garganta e narinas, fazer um gargarejo com água e sal é uma boa solução. Em um copo de água fria ou morna, adicione uma colher de sopa de sal, mexa e faça um gargarejo com esta mistura durante 30 segundos. Repita isso várias vezes por dia para notar a melhoria.

Este mesmo remédio também pode servir como solução salina caseira para expulsar o catarro. Coloque algumas gotas da mistura em cada uma das narinas e respire o líquido para reduzir a congestão.

Como se livrar do catarro com remédios caseiros - Passo 5
6

Além destes remédios caseiros para o catarro, lembre-se das seguintes recomendações para favorecer a sua expulsão e evitar que piore:

  • Beber água em abundância durante o dia para diluir o catarro e expulsá-lo melhor.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C e E.
  • Evitar o consumo de alimentos que produzem mais mucosidade, como lácteos ou farinhas.
  • Tente evitar o cigarro, já que pode piorar a situação e aumentar a mucosidade.
  • Usar umidificadores em casa para aumentar o nível de umidade no ar e debilitar o catarro.
Como se livrar do catarro com remédios caseiros - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar do catarro com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como se livrar do catarro com remédios caseiros