Amigdalite

Como tratar a faringite com remédios caseiros

Como tratar a faringite com remédios caseiros
Imagem: aorana.com

A faringite é a inflamação da faringe provocada por uma infecção de caráter viral ou bacteriano, em sua maioria. As partes afetadas costumam ser a parede da faringe ou o tecido linfático que rodeia a faringe. Normalmente, a infecção chega às amígdalas e produz o que conhecemos como faringo-amigdalite, sendo uma das doenças mais comuns, principalmente em crianças. O tratamento diagnosticado pelos médicos costuma tratar os diferentes sintomas que a doença apresenta mediante a ingestão de muita água, analgésicos, antipiréticos, mucolíticos e soro salino. Não obstante, existem alguns produtos naturais que podem ajudá-lo a aliviar a dor resultante. Se deseja conhecê-los, continue lendo este artigo de umComo e descubra como tratar a faringite com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a faringite

Passos a seguir:

1

A faringite produz uma secura significativa na garganta, portanto, é fundamental beber muita água e manter uma hidratação adequada, que pode ser complementada com sucos naturais, infusões e chás. Um dos remédios caseiros que podem ajudá-lo a diminuir a sensação de secura e aliviar a dor é o mel. Prepare o chá ou infusão que mais goste e acrescente um pouco de mel e o suco de meio limão ou várias rodelas. Tome-o quente e verá que a melhora virá rapidamente.

Como tratar a faringite com remédios caseiros - Passo 1
Imagem: mundoconsciente.es
2

O tomilho é outro dos remédios naturais mais eficazes para tratar a faringite e reduzir a inflamação. Pode usá-lo para preparar sua própria infusão. Para isso, ponha um pouco de água para ferver e, quando fervida, acrescente uma colher de sopa de tomilho. Como em todas as infusões, deixe repousar durante 10-15 minutos para que misture bem. Em seguida, coe a infusão para retirar as folhas de tomilho e acrescente um pouco de mel e suco de limão. Recomendamos que prepare várias infusões ao dia, algumas para fazer gargarejos e outras para beber. Combine-as e separe-as para serem tomadas ao longo do dia, não tome tudo ao mesmo tempo.

Como tratar a faringite com remédios caseiros - Passo 2
Imagem: saborplace.com
3

O vinagre de maçã é um potente antibacteriano que pode ajudá-lo a tratar a faringite e aliviar a dor. Por conseguinte, prepare uma infusão com ele e gengibre, já que suas propriedades anti-inflamatórias conseguirão reduzir o inchaço mais rapidamente. Para preparar este remédio caseiro, pique um pouco de gengibre e cozinhe com água e o vinagre de maçã, em seguida, acrescente a mesma quantidade de ambos os líquidos. Quando estiver pronto, mexa bem para desfazer o gengibre. Ele pode, inclusive, ser coado se ficarem grumos. Devemos, então, combinar os gargarejos com as infusões. Se desejar, pode ser acrescentada uma colher de chá de mel.

Como tratar a faringite com remédios caseiros - Passo 3
Imagem: eljardindejudith.blogspot.com
4

A sálvia é uma das plantas mais eficazes para tratar a faringite de forma natural, graças a suas propriedades anti-inflamatórias. Compre folhas de sálvia e lave-as bem. Em seguida, ferva meio litro de água com 2-3 colheres de sopa de sálvia. Quando ferver, desligue o fogo, tampe a infusão e deixe que repouse durante 10-15 minutos. Em seguida, coe e faça gargarejos com ela. Recomenda-se fazer os gargarejos várias vezes ao dia. Também podem ser preparados acrescentando pimenta caiena e seguindo os passos deste artigo.

Como tratar a faringite com remédios caseiros - Passo 4
Imagem: hogarutil.com
5

Outro remédio caseiro muito eficaz para aliviar e tratar a faringite é realizar gargarejos com água temperada e sal. Esquente um pouco de água, dissolva uma colher de chá de sal e faça gargarejos com a mistura várias vezes ao dia. Neste caso, não falamos de infusão, de modo que não são para ingestão e sim para gargarejos.

Como tratar a faringite com remédios caseiros - Passo 5
Imagem: blogdefarmacia.com
6

Sabemos que os remédios caseiros ajudarão a tratar a faringite e aliviar a dor, porém não conseguem eliminá-la. Assim sendo, siga o tratamento de seu médico e tome os antibióticos. Os remédios naturais são um complemento e uma forma de acelerar o processo de cura de maneira natural, sem necessidade de tomar mais medicação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a faringite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Vilma de Melo Silva
sofro muito com faringite principalmente a noite, o que fazer?
A sua avaliação:
laysa
ola como previnir falta de ar ?
Rodrigo
Respirando bem fundo.
Deivi
Ola min ajudem estou a um certo tempo acho que uma semana por ai sinto encomodo ao engolir como se tivesse algo na garganta e quando engulo muito as vezes sinto que algo deci e depois volta novamente e também as vezes ao beber água sinto que algo deci e quando como me da vontade de vomitar começo a tucir e querer vomitar mais não sai nada porem não sinto mais dor na garganta só o encomodo ao engolir só senti dores no começo e depois o desconforto ao engolir se não me engano quem poder min ajudar desde já agradeço
Rodrigo
Min é pá cabá mesmo....Fala sério cara pálida, procure um médico.
lucilene Nascimento
Oi boa noite. Estou mal sinto muita secura na garganta e toce frequente e na hora deengolir doi um pouco. Meu peito doi de tanto toci isso é faringite? Tem 4 dias que estou assim. Me ajudem.
Larissa kelly
Olá, eu fui ao médico e ele disse q eu estou com faringite viral, mas eu fiquei meio em duvida pois eu apresento tds os sintomas e mais alguns além dos sintomas da faringite eu estou com dor no corpo inteiro, dor nos olhos, dor de cabeça e muita dor no peito além da falta de ar, vc poderia me explicar melhor? Agradeço a atenção
kelly
Olá boa tarde. Eu gostei das dicas eu só tenho duvida se os sintomas que sinto pode ser mesmo de faringite. Veja e me ajude por favor. E me diga qual as consequencias do nao tratamento desta doença. Minha garganta vive inflamada do nada, sem gripe, em fim.Tenho um catarro branquinho ja faz muitos anos e me incomoda muito não chega ser no nariz , você acha que pode ser faringite? não sei identificar porque eu também tenho rinite alérgica e sinusite. Desde ja obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Kelly, a faringite tem como sintomas febre, gânglios inflamados, lesões nas amígdalas, dor ao engolir tanto alimentos como saliva, tosse e rouquidão. Se você apresenta estes sintomas, deve consultar o seu médico para saber que tratamento deve seguir. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas novidades! ;)
Imagem: aorana.com
Imagem: mundoconsciente.es
Imagem: saborplace.com
Imagem: eljardindejudith.blogspot.com
Imagem: hogarutil.com
Imagem: blogdefarmacia.com
1 de 6
Como tratar a faringite com remédios caseiros