Como tratar a faringite com remédios caseiros
A faringite é a inflamação da faringe provocada por uma infecção de caráter viral ou bacteriano, em sua maioria. As partes afetadas costumam ser a parede da faringe ou o tecido linfático que rodeia a faringe. Normalmente, a infecção chega às amígdalas e produz o que conhecemos como faringo-amigdalite, sendo uma das doenças mais comuns, principalmente em crianças. O tratamento diagnosticado pelos médicos costuma tratar os diferentes sintomas que a doença apresenta mediante a ingestão de muita água, analgésicos, antipiréticos, mucolíticos e soro salino. Não obstante, existem alguns produtos naturais que podem ajudá-lo a aliviar a dor resultante. Se deseja conhecê-los, continue lendo este artigo de umComo e descubra como tratar a faringite com remédios caseiros.
Passos a seguir:
A faringite produz uma secura significativa na garganta, portanto, é fundamental beber muita água e manter uma hidratação adequada, que pode ser complementada com sucos naturais, infusões e chás. Um dos remédios caseiros que podem ajudá-lo a diminuir a sensação de secura e aliviar a dor é o mel. Prepare o chá ou infusão que mais goste e acrescente um pouco de mel e o suco de meio limão ou várias rodelas. Tome-o quente e verá que a melhora virá rapidamente.
O tomilho é outro dos remédios naturais mais eficazes para tratar a faringite e reduzir a inflamação. Pode usá-lo para preparar sua própria infusão. Para isso, ponha um pouco de água para ferver e, quando fervida, acrescente uma colher de sopa de tomilho. Como em todas as infusões, deixe repousar durante 10-15 minutos para que misture bem. Em seguida, coe a infusão para retirar as folhas de tomilho e acrescente um pouco de mel e suco de limão. Recomendamos que prepare várias infusões ao dia, algumas para fazer gargarejos e outras para beber. Combine-as e separe-as para serem tomadas ao longo do dia, não tome tudo ao mesmo tempo.
O vinagre de maçã é um potente antibacteriano que pode ajudá-lo a tratar a faringite e aliviar a dor. Por conseguinte, prepare uma infusão com ele e gengibre, já que suas propriedades anti-inflamatórias conseguirão reduzir o inchaço mais rapidamente. Para preparar este remédio caseiro, pique um pouco de gengibre e cozinhe com água e o vinagre de maçã, em seguida, acrescente a mesma quantidade de ambos os líquidos. Quando estiver pronto, mexa bem para desfazer o gengibre. Ele pode, inclusive, ser coado se ficarem grumos. Devemos, então, combinar os gargarejos com as infusões. Se desejar, pode ser acrescentada uma colher de chá de mel.
A sálvia é uma das plantas mais eficazes para tratar a faringite de forma natural, graças a suas propriedades anti-inflamatórias. Compre folhas de sálvia e lave-as bem. Em seguida, ferva meio litro de água com 2-3 colheres de sopa de sálvia. Quando ferver, desligue o fogo, tampe a infusão e deixe que repouse durante 10-15 minutos. Em seguida, coe e faça gargarejos com ela. Recomenda-se fazer os gargarejos várias vezes ao dia. Também podem ser preparados acrescentando pimenta caiena e seguindo os passos deste artigo.
Outro remédio caseiro muito eficaz para aliviar e tratar a faringite é realizar gargarejos com água temperada e sal. Esquente um pouco de água, dissolva uma colher de chá de sal e faça gargarejos com a mistura várias vezes ao dia. Neste caso, não falamos de infusão, de modo que não são para ingestão e sim para gargarejos.
Sabemos que os remédios caseiros ajudarão a tratar a faringite e aliviar a dor, porém não conseguem eliminá-la. Assim sendo, siga o tratamento de seu médico e tome os antibióticos. Os remédios naturais são um complemento e uma forma de acelerar o processo de cura de maneira natural, sem necessidade de tomar mais medicação.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a faringite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.