Remédios caseiros para remover muco

Remédios caseiros para eliminar o catarro

Remédios caseiros para eliminar o catarro
Imagem: breathcleanair.com

O excesso de mucosidade ou a congestão nasal são dois sintomas muito comuns quando temos gripe ou alergia, gerando um enorme mal-estar e nos obrigando a passar todo o dia com um lenço assoando o nariz. Em umComo sabemos quão detestável isto pode chegar a ser, por isso, damos mostramos-lhe alguns remédios caseiros para eliminar o catarro que ajudarão você a se sentir muito melhor.

Também lhe pode interessar: Como desentupir o nariz sem remédios

Passos a seguir:

1

Uma da melhores formas de eliminar o catarro é conseguir que, mediante o calor, os mesmo drene, aliviando a congestão nasal e favorecendo uma melhor respiração.

Um remédio caseiro muito efetivo para conseguir isso, é ferver durante 5 minutos algumas folhas secas de eucalipto ou menta em uma panela com água. Decorrido este tempo, apague o fogo e, com muito cuidado, aproxime-se da panela para respirar os vapores que emana. Você pode envolver seu rosto com uma toalha para conter mais o vapor e obter melhores resultados.

Respire o vapor durante ao menos 10 minutos, 2 vezes ao dia e verá como consegue eliminar o catarro mais rápido do que pensa. Se não tiver menta ou eucalipto em folhas, pode fazê-lo também com seus óleos essenciais.

Remédios caseiros para eliminar o catarro - Passo 1
2

Um remédio caseiro para eliminar o catarro muito eficaz é a solução salina natural que você mesmo pode elaborar. Só precisará de uma xícara de água mineral morna e uma colher de sopa de sal. Misture bem estes ingredientes, assegurando previamente de que a água não esteja muito quente, e coloque uma colherinha em cada um de seus orifícios nasais, respirando este líquido.

Devido às propriedades antissépticas do sal e o efeito da água morna, você conseguirá com que a congestão nasal e a drenagem da mucosidade diminua efetivamente.

Remédios caseiros para eliminar o catarro - Passo 2
3

Se não dispõe de muito tempo para aspirar o vapor de eucalipto ou menta, uma boa forma de eliminar o catarro é preparar uma infusão com qualquer destes ingredientes, muito quente, e aspirar os vapores que emana enquanto a bebe. Deste modo conseguirá também favorecer a drenagem da mucosidade.

Remédios caseiros para eliminar o catarro - Passo 3
4

Outra forma efetiva de eliminar o catarro é tomar um banho quente, pois o vapor que emana durante o ato ajuda a amolecer a mucosidade e drená-la. Também depois de um bom banho você se sentirá muito melhor em geral.

Remédios caseiros para eliminar o catarro - Passo 4
5

A infusão de funcho também é um remédio caseiro eficaz para eliminar o catarro, pois se trata de uma planta expectorante que você também pode conseguir facilmente em qualquer supermercado. Para realizar esta infusão, ferva durante 15 minutos o funcho e depois deixe repousar por 5 minutos antes de beber.

Recomenda-se tomar 3 xícaras por dia para conseguir os efeitos desejados.

Remédios caseiros para eliminar o catarro - Passo 5
6

Para eliminar o catarro da garganta e do fundo da cavidade nasal, faça gargarejos de água mineral morna e sal. Faça gargarejos durante pelo menos 30 segundos e repita 4 vezes ao dia para obter os melhores resultados.

Remédios caseiros para eliminar o catarro - Passo 6
7

Outras alternativas caseiras para reduzir a mucosidade são:

  • Consumir gengibre, que devido aos seus efeitos antissépticos é ideal para eliminar o catarro e melhorar os problemas como a sinusite.
  • Comer alho, que conta com um efeito similar ao do gengibre.
  • Usar um umidificador em casa, que ajudará você a se sentir muito melhor enquanto reduz de forma efetiva sua congestão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para eliminar o catarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
José Hemeterio Pereira
A inalação do chá de eucalipto deve se prolongar até quantos dias?
Editor umComo.com.br
Oi José! O ideal seria até os sintomas melhorarem, mas não recomendamos mais do que 5 dias.
A sua avaliação:
ana clara
eu fiz um que com água e sal e deu certo amei agora eu não vou precisar compra remédios para eliminar o catarro amei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
maria imaculada
cura da sinusite
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Em caso de sinusite siga essas dicas para a tratar com remédios naturais: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-sinusite-com-remedios-naturais-1437.html
jose alves de souza
achei muito boas as mformações
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Muito obrigada e continue acompanhando a nossa página :)
Lucas
Quantos alhos posso cconsumir por dia
Imagem: breathcleanair.com
1 de 7
Remédios caseiros para eliminar o catarro