Partilhar

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para as gengivas inflamadas

Sofre de inflamação nas gengivas? Quando se acumulam micróbios e bactérias na boca é quando podemos passar por algumas condições como cáries, doenças periodontais e/ou gengivas inflamadas. A gengivite é uma doença bastante comum que implica a inflamação da zona das gengivas fazendo com que, inclusive, possam sangrar ou causar um forte desconforto. Se não for tratada a tempo, a situação pode piorar e pode se converter em uma doença mais grave que se conhece como periodontite, e que pode causar a perda do próprio dente. Neste artigo de umComo vamos revelar os remédios caseiros para as gengivas inflamadas que ajudarão você a ter um sorriso perfeito e saudável.

Também lhe pode interessar: Como tratar as gengivas inflamadas
Passos a seguir:
1

É fácil saber se tem gengivite porque esta doença tem uma série de sintomas muito reconhecíveis. Por exemplo, qualquer tipo de doença bucal mudará o cheiro de sua boca fazendo com que se tenha mau hálito de forma persistente. Mas o sinal mais evidente é o que notará quando tocar as gengivas e sentir que estão inflamadas ou avermelhadas.

Também pode acontecer que, como já indicamos, ao escovar os dentes veja que junto com a saliva também se encontra um pouco de sangue, isto ocorre porque as gengivas estão doentes e tem que curá-las o quanto antes. Além disso, também pode sentir dores na hora de mastigar, notar que os dentes estão muito sensíveis, etc.

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas - Passo 1
2

Para combater todos estes sintomas é essencial que vá a um dentista para que indique a você o tratamento a seguir e, se quiser, pode complementar com algum dos remédios caseiros que indicamos a você a seguir. O primeiro é um dos mais populares (e eficientes) que existe. Trata-se de fazer um enxágue bucal de água morna e sal já que a solução salina contém propriedades antissépticas que, além disso, ajudam a melhorar a circulação do sangue fazendo, assim, que se reduza a inflamação.

Para o fazer, só terá que misturar 1 colher de sopa de sal em um copo de água, esquentá-lo um pouco até que esteja em uma temperatura morna (nunca quente) e fazer um enxágue 2 vezes ao dia até ver que suas gengivas melhoram.

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas - Passo 2
3

Outro remédio caseiro para as gengivas inflamadas é o limão já que é uma fruta que contêm propriedades anti-inflamatórias, mas também antissépticas, por isso nos ajudará a reduzir o inchaço e a diminuir o desconforto. Para aproveitar as propriedades curativas do limão o mais adequado é misturar o suco de meio limão com água, esquentá-lo um pouco até notar que está morno e, depois, fazer um enxágue bucal. Pode repetir este procedimento 2 ou 3 vezes ao dia e, aos poucos, notará a diferença.

4

Também pode aproveitar o chá que toma habitualmente já que o tanino com o qual está formado atua como um antisséptico natural que consegue desinfetar a zona e acelerar a sua cura. Além disso, se juntarmos estes benefícios com os do mel, que tem propriedades antibacterianas, conseguiremos criar uma solução muito eficaz e perfeita para lutar contra a infecção.

Para isso, temos apenas que preparar um saquinho de chá, pondo água para ferver com o saquinho durante uns 10 minutos. Depois teremos que esperar que a água esfrie e jogaremos uma colher de chá de mel. Quando notar que está a uma temperatura morna, aplicaremos a água do chá na zona das gengivas com a ajuda de um algodão. Tente fazer este remédio após escovar seus dentes para conseguir um melhor efeito.

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas - Passo 4
5

O aloe vera é também uma opção ideal para curar as gengivas inflamadas de forma natural. Tenha em conta que esta planta contém propriedades anti-inflamatórias, além de ajudar a regenerar as células de seu corpo conseguindo, assim, acelerar a sua cura. Além disso, graças também à sua atuação como analgésico, fará com que a dor e o desconforto que possa sentir desapareçam.

A melhor forma de aproveitar todos estes benefícios é esfregando nas gengivas um pouco de gel de aloe vera. Se não tiver gel, pode cortar uma folha da planta e esfregar suas gengivas com o gel que verá em seu interior. Pode repeti-lo várias vezes ao dia, sobretudo, quando sua boca estiver limpa.

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas - Passo 5
6

Outro dos remédios naturais mais eficientes para as gengivas inflamadas é aproveitar os benefícios do bicarbonato entre os quais se destaca a sua capacidade para cuidar dos dentes, mantendo a cor branca e contribuindo para eliminar bactérias que tenham ficado acumuladas pela comida. Além disso, este produto também contribui para eliminar a placa, conseguindo que a inflamação se reduza e o desconforto diminua.

Para aproveitar as suas propriedades só terá que misturar um pouco de bicarbonato de sódio com água mineral e massagear as gengivas com esta mistura. Um truque é jogar esta massa em uma escova de dentes para, assim, conseguir espalhar em toda a boca as propriedades curativas.

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas - Passo 6
7

E, por último, outro remédio para as gengivas inflamadas é a pimenta caiena, um ingrediente repleto de benefícios para a nossa saúde e, também, indicado para tratar as doenças bucais. A pimenta consegue estimular a circulação do sangue nas gengivas fazendo que acabem expulsando as bactérias que dificilmente podem ser eliminadas com outros métodos como enxágues ou fio dental.

Para aproveitar as suas propriedades pode optar por adicionar duas gotas do extrato de pimenta em sua escova ou, se preferir, basta aplicar a pimenta caiena diretamente sobre as suas gengivas fazendo movimentos suaves e circulares.

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas - Passo 7
8

Uma vez que se tenha curado a inflamação das gengivas, deve ter em conta uma série de hábitos que ajudarão você a prevenir a gengivite e a usufruir de uma saúde bucal em ótimas condições. De seguida, explicamos quais são:

  • Escove seus dentes sempre que tiver comido para conseguir eliminar resíduos e restos de comida que, com o tempo, criarão bactérias.
  • Use fio dental uma vez ao dia (sobretudo pela noite) para conseguir eliminar a placa das gengivas.
  • Enxágue sua boca também uma vez por dia para chegar às zonas de sua boca que não consegue atingir com a escovação.
  • Visite seu dentista de forma regular para realizar uma limpeza bucal que conseguirá eliminar a placa que tenha ficado grudada em seus dentes.
Remédios caseiros para as gengivas inflamadas - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as gengivas inflamadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para as gengivas inflamadas

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para as gengivas inflamadas
1 de 8
Remédios caseiros para as gengivas inflamadas

Voltar ao topo da página