Partilhar

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais

A esofagite é uma inflamação do esôfago, que se localiza entre a garganta e o estômago, e causa bastante desconforto. Na maioria dos casos, a esofagite acontece devido a um refluxo gástrico, ou seja, quando o conteúdo ácido entra em contacto com a mucosa do esófago ou através da ingestão de alguma substância corrosiva. A esofagite tem como sintomas um gosto amargo na boca, azia e queimação, mau hálito, dor no peito e refluxo de um líquido amargado e salgado pela garganta. Pode causar também dor quando engole e um pequeno sangramento. Esta inflamação tem cura, o tratamento requer medicação e algumas mudanças no estilo de vida da pessoa. De seguida, mostramos-lhe algum tratamentos naturais que pode fazer para aliviar os sintomas da esofagite.

Também lhe pode interessar: Quais são as curas naturais para a esofagite
Passos a seguir:
1

Sempre orientado pelo seu médico, faça uns ajustes na sua dieta. Deverá comer poucas quantidades de alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Evite ingerir alguns alimentos como: alho, bebidas alcoólicas, refrigerantes, pimenta, molhos, sal ou açúcar em excesso, carnes gordurosas, comidas indigestas, tomate, fritos, pimentão, leite, coco, pudim, laranja, café, chocolates, chicletes e doces industrializados. Deverá alimentar-se à base de alimentos crus, cozidos ou assados de uma forma simples, sem molhos. Coma entre 3 a 4 porções de fruta, que não seja ácida, como as bananas por exemplo.

Como tratar a esofagite com tratamentos naturais - Passo 1
2

Beba bastante água ao longo do dia e pratique exercício físico com alguma regularidade, poderá ajudar a aliviar os sintomas da esofagite.

Imagem: blogdrveit.com.br
3

Um bom tratamento caseiro para aliviar as dores e o desconforto da esofagite é o suco puro de batata crua. Para prepará-lo basta passar a batata crua no passador ou no ralador de alimentos e depois espremê-la até retirar todo o seu suco. Deverá tomar este suco diariamente em jejum, até que os sintomas desapareçam.

Imagem: clinicor.com.br
4

Evite roupas muito apertadas e atividades que exerçam demasiado pressão sobre o abdômen.

5

Deverá elevar a cabeceira da sua cama cerca de 10 a 15 cm, uma vez que reduz a quantidade de ácido que volta para o estômago. O ideal será colocar algum tipo de elevação por debaixo dos pés da cabeceira, do que aumentar o número de travesseiros.

6

Para aliviar a azia ou a queimação, poderá na altura destes acontecimentos poderá beber um suco puro de limão ou comer um pouco de pão.

Imagem: egocentrismo.com
7

À noite, não se deite logo após à refeição. Aguarde duas horas antes de ir dormir.

8

Poderá também ingerir diariamente suco de aloe vera e de gengibre, pois também são eficazes no tratamento da esofagite. Poderá utilizar este último na comida, em chás ou simplesmente comer um bocado da sua raiz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a esofagite com tratamentos naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O diagnóstico da esofagite deverá ser feito através de consulta médica e confirmado com uma endoscopia digestiva alta.
  • Se já experimentou todos estes tratamentos naturais e ainda continua com dores e desconforto, consulte o seu médico para lhe prescrever uma medicação adequada.

Escrever comentário sobre Como tratar a esofagite com tratamentos naturais

102 comentários
SEPHORA
O PÃO E O SUCO DE LIMÃO CAUSA REFLUXO
Edson quadros
Diagnóstico esofagite grau a Foi bom esclarecimento
Joana de Souza
Tenho esofagite e gostei muito das informações para o tratamento. Espero obter resultado positivo.
Heloisa Sampaio
Mudei minha alimentação, e estou tomando suco de batata e ainda sinto dores no peito ? o que devo fazer
samuel
estou com pangastrte esofagite hernia de hiato resumindo to fu...........ñ sei mas o q faser me diz ai ja tomei tudo q podia
Patricia
fui ao medico, ele falou que endoscopia não mede refluxo e nem esofagite, o exame que verifica e somente a phmetria estou assutada, pois e um exame desconfortável.
Sabrina
Patrícia fiz uma endoscopia há um mês e detecta sim esofagite, inclusive com imagens
Luciana
Também vou ter que fazer esse exame pra saber se vai ser necessário cirurgia.
A sua avaliação:
MARLI EUGENIA BANNAK AMARO
quem tem esofagite e hernia de hiato,pode comer ovo cozido quantas vzs no dia?
VAL P ACCORDI
Minha situação e de chorar, sinto dor e surucamento pela acides. Fico pálida de perder as forças, preciso de ajuda
eva abadia de souza
toma suco de babosa couve e maça varias vezes por dia vc vai ficar bem procure a igreja tabernaculo da fe e pessa oraçao fui curada ja faz um ano e meio
Lisi
Olá Eu tenho bulimia e comecei a sentir dores muito fortes no peito. Fui ao gastro e ele pediu endoscopia e bióspsia. Sei que devo estar com esofagite. Parei com os episódios de vômito e sinto que estou melhorando aos poucos. Gostaria de saber quanto tempo demorar para a dor passar totalmente. Estou sentindo dores há 6 dias.
Ednaldo cândido da Silva
Minha esposa tem esofagite sente muita dor no estômago no peito garganta o que devemos fazer
Vanderlei Roberto Przybysz
Consultar um gastro. Depois da endoscopia, é possivel que ele irá receitar pantoprazol, cloridrato de ranitidina. ÃO DEIXE DE CONSULTAR O MÉDICO. Enquanto issolLevantar a cabeceira da cama 10 ou 15 cm, não comer e deitar, esperar pelo menos duas horas ou três horas. Evitar alimentos picantes, gordurosos, molhos, café, bebida alcoólica. Tomar suco de batata antes meia hora antes do café, do almoço e da janta. Banana prata é bom, água de côco é ótima. Estou me tratando já a alguns meses. Não é facil, precisa de muito apoio emocional, recursos para aquisição de frutas não ácidas e perseverança. Minha esposa faz toda manhã antes do café, suco de maçã (argentina é a boa) com mamão e laranja LIMA. Não a laranja comum que é muito ácida. Tenho evitado o pão. Pela manha como batata inglesa (batatinha comum) cozida com dois ovos cozidos e o suco. Cada caso é um caso. Boa parte do que disse aqui talvez seja de ajuda. NÃO DEIXE DE CONSULTAR UM MÉDICO.

Imagem: blogdrveit.com.br
Imagem: clinicor.com.br
Imagem: egocentrismo.com
1 de 5

Voltar ao topo da página