Como comer se tenho gastrite
A inflamação da mucosa gástrica, conhecida como gastrite é uma das patologias estomacais mais comuns. Pode se apresentar por um breve período de tempo, que é conhecido como gastrite aguda, ou converter-se numa condição que se manifesta durante anos, a gastrite crônica. Uma vez diagnosticada, deve seguir à risca as indicações médicas para conseguir uma melhora rápida, e evitar os sintomas da gastrite é possível tendo em conta algumas medidas, entre elas uma mudança na dieta. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como comer se tem gastrite com a finalidade de não piorar o desconforto.
Passos a seguir:
O primeiro aspeto que deve ter em conta para comer caso tenha gastrite, quer seja aguda ou crônica, é eliminar aqueles alimentos que aumentam a irritação na mucosa gástrica, uma vez que estes alimentos só pioram os sintomas e desconforto desta doença.
Desta forma, é recomendável evitar na sua dieta para a gastrite:
- O café
- O álcool
- Os alimentos cítricos, uma vez que aumentam a acidez e o refluxo
- As comidas muito condimentadas, especialmente com temperos muito picantes, a pimenta e outros condimentos
Quando tem gastrite é muito importante ter uma dieta saudável, baseada especialmente em preparações saudáveis dos alimentos. Os fritos, os pratos muito condimentados ou com excesso de molhos, não costumam cair bem num estômago com gastrite. Assim sendo, o melhor é optar por comidas simples e com poucos temperos, os pratos preparados a vapor, cozidos, no forno ou grelhados são altamente recomendados.
Também é importante controlar a ingestão de alimentos ricos em gordura na sua dieta, uma vez que aumentam a produção de ácido estomacal, o que se traduz em dor, acidez e desconforto. Para comer com gastrite sem prejudicar o estômago é recomendável evitar:
- Leite integral, queijos curados e manteiga. Prefira sempre opções desnatadas e reduza o seu consumo.
- Os enchidos, devido ao seu elevado conteúdo em gordura
- A comida de plástico (junk food) e os fritos
Em vez disto opte por alternativas mais saudáveis como os láteos desnatados ou baixos em gordura, as bebidas de soja ou amêndoas, ou enchidos ligeiros como os de peru e a comida caseira ou preparada como lhe recomendamos no passo anterior.
Dica: Saiba mais sobre o consumo de lácteos no artigo Quem tem gastrite pode beber leite? Recomendações essenciais.
Também é necessário evitar alimentos demasiado açucarados como os bolos e os refrescos, pois também costumam ter um alto conteúdo de gordura e no caso das bebidas gasosas, aumentam a produção de gases no estômago.
É conveniente aumentar a ingestão de fibra na dieta, especialmente a que contenha cereais integrais, vegetais de folha verde como os espinafres e os brócolis, e frutas não citricas. São vários os alimentos ricos em fibra, adicione à sua dieta para a gastrite aqueles que puder ingerir e notará uma grande diferença na sua saúde estomacal. É importante que tente sempre consumir uma porção de fibra em cada refeição.
Em vez de três refeições abundantes, a dieta para a gastrite deve incluir cinco ou 6 refeições por dia em porções moderadas. Comer em grandes quantidades aumentará o mal-estar estomacal, por isso é recomendável fazê-lo em pouca quantidade e várias vezes ao dia.
Deve comer devagar, mastigando muito bem os alimentos. Se sofre de gastrite não deve pular nenhuma refeição, se o fizer o seu estômago irá se encarregar de o avisar com dores e desconfortos intensos.
Além disso, controlar a tensão e o estresse e praticar exercício regularmente ajudará a recuperar muito mais rapidamente e melhorar a condição da sua gastrite.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tenho gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.