Gastrite

Como comer se tenho gastrite

Como comer se tenho gastrite
Imagem: rpp.com.pe

A inflamação da mucosa gástrica, conhecida como gastrite é uma das patologias estomacais mais comuns. Pode se apresentar por um breve período de tempo, que é conhecido como gastrite aguda, ou converter-se numa condição que se manifesta durante anos, a gastrite crônica. Uma vez diagnosticada, deve seguir à risca as indicações médicas para conseguir uma melhora rápida, e evitar os sintomas da gastrite é possível tendo em conta algumas medidas, entre elas uma mudança na dieta. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como comer se tem gastrite com a finalidade de não piorar o desconforto.

Também lhe pode interessar: O que não comer com gastrite
Passos a seguir:
1

O primeiro aspeto que deve ter em conta para comer caso tenha gastrite, quer seja aguda ou crônica, é eliminar aqueles alimentos que aumentam a irritação na mucosa gástrica, uma vez que estes alimentos só pioram os sintomas e desconforto desta doença.

Desta forma, é recomendável evitar na sua dieta para a gastrite:

  • O café
  • O álcool
  • Os alimentos cítricos, uma vez que aumentam a acidez e o refluxo
  • As comidas muito condimentadas, especialmente com temperos muito picantes, a pimenta e outros condimentos
Como comer se tenho gastrite - Passo 1
2

Quando tem gastrite é muito importante ter uma dieta saudável, baseada especialmente em preparações saudáveis dos alimentos. Os fritos, os pratos muito condimentados ou com excesso de molhos, não costumam cair bem num estômago com gastrite. Assim sendo, o melhor é optar por comidas simples e com poucos temperos, os pratos preparados a vapor, cozidos, no forno ou grelhados são altamente recomendados.

Como comer se tenho gastrite - Passo 2
3

Também é importante controlar a ingestão de alimentos ricos em gordura na sua dieta, uma vez que aumentam a produção de ácido estomacal, o que se traduz em dor, acidez e desconforto. Para comer com gastrite sem prejudicar o estômago é recomendável evitar:

  • Leite integral, queijos curados e manteiga. Prefira sempre opções desnatadas e reduza o seu consumo.
  • Os enchidos, devido ao seu elevado conteúdo em gordura
  • A comida de plástico (junk food) e os fritos

Em vez disto opte por alternativas mais saudáveis como os láteos desnatados ou baixos em gordura, as bebidas de soja ou amêndoas, ou enchidos ligeiros como os de peru e a comida caseira ou preparada como lhe recomendamos no passo anterior.

Dica: Saiba mais sobre o consumo de lácteos no artigo Quem tem gastrite pode beber leite? Recomendações essenciais.

4

Também é necessário evitar alimentos demasiado açucarados como os bolos e os refrescos, pois também costumam ter um alto conteúdo de gordura e no caso das bebidas gasosas, aumentam a produção de gases no estômago.

5

É conveniente aumentar a ingestão de fibra na dieta, especialmente a que contenha cereais integrais, vegetais de folha verde como os espinafres e os brócolis, e frutas não citricas. São vários os alimentos ricos em fibra, adicione à sua dieta para a gastrite aqueles que puder ingerir e notará uma grande diferença na sua saúde estomacal. É importante que tente sempre consumir uma porção de fibra em cada refeição.

Como comer se tenho gastrite - Passo 5
6

Em vez de três refeições abundantes, a dieta para a gastrite deve incluir cinco ou 6 refeições por dia em porções moderadas. Comer em grandes quantidades aumentará o mal-estar estomacal, por isso é recomendável fazê-lo em pouca quantidade e várias vezes ao dia.

Deve comer devagar, mastigando muito bem os alimentos. Se sofre de gastrite não deve pular nenhuma refeição, se o fizer o seu estômago irá se encarregar de o avisar com dores e desconfortos intensos.

Além disso, controlar a tensão e o estresse e praticar exercício regularmente ajudará a recuperar muito mais rapidamente e melhorar a condição da sua gastrite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tenho gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Serafim Silva Lourenço
Obrigado pela ajuda a entender o que tenho de fazer para melhorar a minha saúde.
A sua avaliação:
Ancio
Gostei muito as dicas, parabéns pelo trabalho.
A sua avaliação:
José Mariano Matos
gostei muito eu tenho gastrite cronica fiquei mais bem informado
Zoe
Excelente !
Editor umComo.com.br
Oi Zoe! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando o umCOMO :)
claudia
tenho gastrite cronica , quais temperos usar na comida pr subistituir o alho e a cebola
A sua avaliação:
tamires duarte
tenho muito gases solto pum fico estressado, inrritado o ja fiz todos exame tomei varios tipo de remedio agora estou uzando dijeliv nao ta resolvendo me ajude
Claudinei oliveira
Eu tenho gastrite nervosa e não sinto azia nem dores nada, só sinto muito estress ansiedade etc...por que e assim, quero uma resposta...
Paulino António Teca
Se tenho gastrite posso comer os embutidos de galinha. E que tipo de maçã devo comer? Posso comer salada crua de alface e tomate?
Nildara Romero Fernandes
Gostei das explicações sobre o que pode e não poder comer ou ingerir para que tem gastrite. Obrigada valeu!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Nildara, muito obrigada pelo seu comentário.
É muito bom sabermos que estamos ajudando as pessoas com estas informações :)
Valentina
Tenho gastrite nervosa e uma ansiedade muito elevada. O que comer para controlar e que temperos posso usar nos alimentos.
Nassone Titosse
Muito bom termo o ensinamento sobre a saude nas nossas maos. obrgado pelo artigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nassone, muito obrigada valeu :) Continue seguindo as nossas novidades!
Ana Regina Santos da Silva
Me chamo Ana Regina,sofro cm essa gastrite uns quatro anos.sinto muita dor. Fiz a endoscopia e deu gastrite grônica e h.philory.estou tomando o emeprazol,ranitidina e dor flex para dor.Mesmo assim sinto dor.
joao cardoso
eu sou joao cardoso tenho 27 anos tenho problema de estomago a muitos anos aproximadamente 10 anos tudo comesou como uma senples dores no estomago ja fiz inumeras medicacoes mais a minha situacao,cada dia q passa eu sintu-me mais preucupado ,porq neste ultimos anos os sintomas aumentarao bastante como disconforto intestinal perca de apetitte,ansia de vomito,demora na digestao e arrotos frequente estes sintomas tem me deficultando em trabalhar ja nao sei o q fazer preciso de uma excelente ajuda agradecia quase q nao como nada com medo de duer o estomago
guaraciara da graça
eu tenho 53 ano me chamo guaraciara tenho gastriti cinto muita dor no estomago azia queimação estou magrecendo muito não como cuase nada poque tenho medo das dores não sei o que faser tenho muito medo de um cancer estomacal igual o da minha ma~e o que faser para ter uma vida saldavil
Imagem: rpp.com.pe
1 de 4
Como comer se tenho gastrite