O que não comer com gastrite


Muitas doenças condicionam nossa alimentação, e a gastrite é uma delas sobretudo porque se localiza no estômago. Trata-se de uma inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago e apresenta como principais sintomas dor, azia, indisposição e vômito. A gastrite pode ser aguda, passageira ou crônica, sendo que neste último caso pode levar meses ou até mesmo anos até à cura. Se você sofre deste problema e pretende tratar a gastrite o mais depressa possível, terá de ficar ainda mais atento à sua alimentação. Para o ajudar preparámos este artigo umComo.com.br, no qual lhe apresentamos o que não comer com gastrite. Continue lendo!
Passos a seguir:
Em primeiro lugar erradique das suas refeições todos os alimentos ácidos, sobretudo as frutas. Entre essa categorias encontram-se os cítricos, ananás e abacaxi, acerola e kiwi.

Deixe de parte o molho de tomate, ketchup, mostarda, molhos especiais e todos os outros condimentos industrializados, que irão provocar ainda mais irritabilidade ao seu estômago sensível.

Apesar desta dica ser válida para a população em geral, evite ao máximo as frituras e alimentos gordurosos. A razão é que a digestão destes alimentos é mais difícil e demorada, agravando os sintomas desagradáveis da gastrite.

Bebidas alcoólicas, refrigerantes e café também são inimigos de quem sofre de gastrite, dado que aumentam a secreção ácida do estômago. Por essa razão deverão igualmente ser deixados de parte.

Apesar de parecem inofensivos, o chá mate e o chá preto também poderão piorar sua condição se você está sofrendo de gastrite. Eles são chás fortes e, apesar de não haver dados concretos acerca dos outros chás em geral, tente evitá-los ou, pelo menos, moderar seu consumo.

Se você é uma pessoa gulosa, saiba que terá de se controlar seriamente pois o chocolate e os doces em geral também serão prejudiciais para a gastrite. Faça o sacrifício de abdicar deles em prol da saúde do seu estômago.

Evite igualmente embutidos como salsichas, linguiça e bacon. Estes são alimentos que irão piorar a sua condição no caso de gastrite, por isso se mantenha longe deles.

Apesar do tabaco não ser um alimento, pode se dizer que ele é consumido por quem o fuma. Se você é fumador e sofre de gastrite, esta será uma boa oportunidade para deixar de fumar, pois está comprovado que fumar aumenta a produção de ácido no estômago, tornando-o mais irritável.

Agora que já conhece os alimentos dos quais se deve manter longe para curar a gastrite, não desmoralize, pois existem outros igualmente saborosos que poderá ingerir. Veja quais neste artigo acerca de como comer se tenho gastrite.
Dica: Saiba mais sobre o consumo de lácteos no artigo Quem tem gastrite pode beber leite? Recomendações essenciais.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não comer com gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Se sentir que o seu estado de gastrite tem vindo a aumentar, consulte rapidamente o seu médico.
- Prepare cardápios semanais baseados nos alimentos que pode consumir com gastrite.