Partilhar

Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

Depois de três meses, e quando estava quase a recorrer a um cirurgião, finalmente consegui um bom tratamento para a fissura anal que me apareceu por prisão de ventre, ao defecar umas fezes excessivamente duras. Durante este tempo tentei de tudo sem encontrar uma solução verdadeiramente eficaz. A visita ao WC era um verdadeiro calvário apesar de tomar muita fibra, frutas, verduras, etc... E as 6 ou 8 horas seguintes à defecação, era um sofrimento constante pelas contínuas picadas que sofria. Se defecava à noite, antes de ir dormir, já sabia que não ia dormir nada. Visitei vários médicos. Todos recomendavam o mesmo... Beber muita água, comer muita fruta e verdura, poucas gorduras e as clássicas pomadas, muitas delas com corticoide, que nada faziam. Este é o depoimento de uma pessoa que sofreu de uma fissura retal. Continue a ler este artigo de umComo e descubra como curar uma fissura no recto.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma fissura anal
Passos a seguir:
1

A causa de que uma fissura retal não se cura com pomadas como a blastoestimulina, hemoal ou outras são os ácidos que as fezes contêm. Tem de se diluir ao máximo possível os ácidos e tratar de os eliminar antes de se aplicar algum creme, pelo contrário apenas se obterá dor e picadas. No seguinte passo começo a explicar-vos como.

2

Quando começar a vontade de defecar pegue na mangueira do chuveiro e desenrosque a parte da frente deixando apenas o extremo do tubo. Coloque este extremo no anus, sem chegar a introduzi-lo, junto apenas ao orifício. Este será o primeiro passo para curar a fissura retal.

3

Utilizando água morna com a pressão adequada (não muito forte mas também não muito fraca de maneira a que não entre água) deixe que a água morna durante uns segundos até notar que vai defecar em breve. Aguente um pouco assim e sente-se na sanita. A água costuma sair arrastando com ela as fezes. (Não irá sofrer dor, garanto-lhe, ou muito menos notará as picadas antes de o fazer assim). Repita a operação várias vezes até que a água saia mais ou menos limpa.

4

Não há nada a temer, não tem qualquer dano, uma vez que a água é algo natural e não provoca danos ou irritações desde que a pressão e a temperatura não sejam excessivas. Além disso, a água morna nos seus intestinos é bastante benéfica.

5

Depois de repetida a operação várias vezes (três vezes, pelo menos) e quando expulsou a maioria das fezes e a água sair quase limpa... então só aí é que põe a pomada que melhor resultou consigo.

6

Coloque o hemoal porque não contém corticoides mas sim um anestésico local chamado benzocaina e um anti-inflamatório chamado efedrina.

7

Antes de aplicar o hemoal, colocava na cânula deste um pouco de creme de aloe vera 100% puro comprado na farmácia. Usava este creme de aloe vera como lubrificante para que a cânula do hemoal se introduzi-se sem dor e ao mesmo tempo o aloe vera chegava à fissura e sentia uma melhoria considerável.

8

Uma vez aplicado um pouco de hemoal junto com o aloe vera retira-se a cânula. Quando o fazia antes sem utilizar o enema, a dor e o ardor duravam horas e horas. No entanto, se utilizar o enema no tubo, não há ardor ou dor desde a primeira aplicação. Desapareceram como por arte de magia!

9

Depois de fazer isto aproximadamente durante uma semana já defecará normalmente. Por isso, e sobretudo quando se sofre da doença, tem de cuidar da alimentação... vários litros de água ao dia, muita fruta, muita verdura e uma embalagem de Plantaben.

10

Se tem problemas de fissura retal, experimente isto. O que impede a fissura de curar são os ácidos que acompanham as fezes, e que uma vez diluídos com água morna já não têm o efeito tão prejudicial na dita fissura. Então utilizando os medicamentos adequados a fissura irá curar-se sem problemas.

Sugestão: Tratamento caseiro para plicoma anal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma fissura retal - sem cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

331 comentários
nilse costa
gostaria que saber sobre este assunto plicoma anal e
fissura retal
Editor umComo.com.br
Oi Nilse! Confira mais informaç4ao sobre plicoma anal no seguinte artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/tratamento-caseiro-para-plicoma-anal-28820.html
A sua avaliação:
Lúcia
Estou com uma fissura anal ha 1 mês. Já usei pomadas proctil, manipuladas diltiazem 2% e agora uso o
creme dermatológico Novacort , está melhor mas ainda sinto dores ao defecar. Logo após, tomo banho, lavo com sabonete neutro e aplico Novacort (cetoconazol 20mg dipropionato de betametasona 0,64mg , sulfato de neomicina 2,5mg e remédios para dores Toragecic 10mg, Alginac 1.000. Espero recuperar logo. Estou fazendo banho de acento com água mais para quente do que morna. Os remédios citado por últimos, estes, estou usando ha uma semana fiz a consulta dia ha 5 dias,e deverei retornar no prazo de 15 dias. Desde de já, agradeço pois isto afeta muito o estado nervoso!
André
Silvio Rogério estive acompanhando seu depoimento sobre a cirurgia porém não vi relatos sobre o pos operatório......ppderia me informar por favor creio que nao terei alternativa muito obrigado
A sua avaliação:
Marco Fernandes
Meu caso já faz mais de um mês que estou com essa bendita fissura anal e nada faz ela sarar, o jeito vai ser encarar a tal cirurgia e vamos ver no que vai dar.
Silvio Rogerio
Atualizando...Bom ontem 27/04/2018, exatamente 01 mês e 01 dia após minha primeira postagem aqui. Eu fiz a cirurgia da Fissura anal, no meu caso ele fez a Esfincteroctomia (nada mais é que retirar a fissura crônica e transforma-la em uma aguda) e junto a esse procedimento ele faz uma pequena incisão no esfíncter para diminuir a pressão e auxiliar na circulação de sangue no local. Ja adianto para que NÃO PERCAM TEMPO...Depois de 30 dias a fissura é considerada crônica e eu não demorei nem isso para ir ao mëdico pela 1a vez. Logo que descobri o diagnóstico de fissura, tentei o tratamento clínico por 2 semanas , com o uso de pomada manipulada, antibióticos e analgésicos fortíssimos (PACO E Tylex). Ja adianto que NADA disso adiantou, portanto, se ja estiver com 30 dias de fissura, ela ja virou crônica ai sua ÚNICA SOLUÇÃO É A CIRURGIA, caso contrário vc terá uma vida sofrida, cheia de dores, poderá ficar até deprimido. Hoje 28.04, é o meu primeiro dia após a cirurgia, o médico ja veio e retirou o curativo, estou estável sem maiores dores, apenas um leve incomodo normal decorrente da cirurgia na região anal. Estou apreensivo , pois esta chegando a hora de eu ir ao banheiro fazer a primeira evacuação após cirurgia e o médico ja me adiantou que irei ter incomodo. Ainda estou internado, fiz tudo particular. Custou cerca de R$ 7.000,00 , uma das coisas mais caras é a diária no hospital, cerca de R$ 2.300,00. Acredito que ficarei 2 dias no hospital mas nesse segundo dia de internação negociei apenas a diária normal (R$ 250,00 + medicamentos). Detalhes da Cirurgia: Anestesia Raqui, Tempo de cirurgia entre 30 a 45 minutos Fiquei tenso e nervoso antes da cirurgia, pois sempre tratei da minha saúde , ja estava ha mais de 10 anos sem ir a um hospital e sem tomar NENHUM MEDICAMENTO. Você não sente ABSOLUTAMENTE NADA. Logo após a cirurgia, devido a alta hidratação por soros, ir ao banheiro poderá ser um problema, pois sua bexiga muito cheia irá doer, e vc nao consegue comandar o reflexo da urina por conta da anestesia, pode ser que vc precise de uma sonda para alívio. Eu fiz o seguinte, alimentei-me e tomei sucos, com isso o efeito da anestesia foi passando e com umas 3 horas após a cirurgia consegui urinar sem necessitar de uma sonda mas muita gente precisa, é considerado normal. Como não queria mais sofrimento, dei meu jeito , mesmo ainda muito anestesiado, conseguir urinar. Depois voltarei com mais atualizações. Até mais.
Carlos
Silvio como você está se sentindo após a cirurgia?
Estou com este mesmo problema e certamente irei precisar fazer a cirurgia.
sandra filipe
ola boa tarde gostaria de saber como curar uma fissura retal o meu marido esta farto de sofrer ja nao sei o que fazer ja tem bue pomadas tem o daflon o laevolac e o agiolax e nada continua igual ta 3ou 4 dias sem fazer e depois quando vai e sangue e muita dor
Silvio Rogerio
Cara Sandra, aconselho vc ler os meus depoimentos, que fiz, unicamente, no intuído de informar e/ou guiar no caso dessa doença.
Silvio Rogerio
Sandra, vou lhe dar uma resposta mais direta, se a do seu marido ja tiver mais de 30 dias, já virou crônica, NAO PERCA TEMPO, a única solução é a cirurgia. Eu tentei , E MUITO, o tratamento clínico, e não foi por falta de tentativa e/ou recursos, a única coisa que consegui foi prolongar o sofrimento. Se quiser ter sua vida normal novamente, convença seu marido a fazer a cirurgia o mais breve possível. Acompanhe minhas postagens e verá minha saga.
Silvio Rogerio
ATUALIZANDO...Fiz o exame uma retosigmo....deu fissura anal cronica e um pouco de inflamação nas Hemorróidas. Amanha terça, levo o exame ao médico.
Silvio Rogerio
Bom galera., voltei da Retossigmoidoscopia as 11 da manha...aqui na minha cidade custou R$ 550,00. Durante o exame me deram 2 opções de sedação....Uma local...que ele da umas 3 picadas no local , acho que foi umas 3 ou uma sedação para vc dormir. Eu preferi a local...O exame é rápido mas não deixa de ser um incômodo, mesmo vc anestesiado, incomoda. Terminei como o seguinte diagnóstico. Além da fissura anal que está crônica ainda tenho as hemorróidas um pouco alteradas. Como hoje é quinta feira , véspera de feriado, não consegui marcar com o outro médico que me acompanha. Detalhe que a consulta do outro custa R$ 300,00. O médico que fez a Retossigmoidoscopia disse que a única solução é a operação no meu caso. Agora são quase 17 horas...e eu tomei os ultimos laxantes para esse exame as 6 da manha de hoje e até agora estou indo ao banheiro sentindo as cólicas do laxante. Pelo menos nao esta ardendo dando, sendo que só sai liquido. É galera, acho que dificilmente escapo dessa operação e enquanto isso , sigo com o martírio.
Silvio Rogerio
Continuando...Tomei o laxante para o exame de amanha as 3 da tarde...ja estava com vontade de ir ao banheiro quando tomei , porém , esperei um pouco para ver se fazia tudo junto com o efeito do laxante...as 7 da noite fui ao banheiro...Um verdadeiro Calvário...agora sao 1:30 da madrugada e mesmo sob efeito de analgésicos potentes (segundo o Médico esse é o mais potente, Paco) ainda ESTOU SENTINDO FORTE DORES...Amanha as 6 ainda tomo o resto dos medicamentos para o exame as 10 hs da manha.
Silvio Rogerio
Bom dia...estou desde ontem sem evacuar, quase 12 horas, é um martírio ir ao banheiro e saber que vou sofrer por 6 ou 8 horas mesmo com uso de analgésicos potentes (paco) e as vezes até injetáveis. Ontem voltei ao médico pela 3a vez em 3 semanas seguidas. Ontem eu conversei bem com ele e notei que ele foi meio sarcástico ao comentar sobre as dicas que alguns deram aqui. Ele disse que eu ja estava quase um "especialista" em fissura anal. Ainda temos que lidar com esses Egos, contudo, eu disse que pesquisava para tentar achar "ações paleativas" pq o desespero da dor é grande. Todavia, ele não recomendou essa dica de "enfiar a mangueira no anus" por conta de aumentar o corte ou contaminar a fissura. Enfim, ele marcou uma Retossigmoidoscopia Flexível...Detalhe importante esse FLEXÍVEL, pq a região ja esta muito dolorida e tem que ser essa flexível para o paciente sofrer menos. Esse exame será o último passo para decidir por uma cirurgia ou seguir com o tratamento clínico. Estou na 3 semana de tratamento clinico e não estou vendo melhoras. Ele ja examinou 3 vezes meu anus , olhando apenas , sem instrumentos. Amanha volto a atualizar depois do exame.

Voltar ao topo da página