Partilhar
Partilhar em:

Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (1880 votos)
159 comentários
53 vezes partilhado

Depois de três meses, e quando estava quase a recorrer a um cirurgião, finalmente consegui um bom tratamento para a fissura anal que me apareceu por prisão de ventre, ao defecar umas fezes excessivamente duras. Durante este tempo tentei de tudo sem encontrar uma solução verdadeiramente eficaz. A visita ao WC era um verdadeiro calvário apesar de tomar muita fibra, frutas, verduras, etc... E as 6 ou 8 horas seguintes à defecação, era um sofrimento constante pelas contínuas picadas que sofria. Se defecava à noite, antes de ir dormir, já sabia que não ia dormir nada. Visitei vários médicos. Todos recomendavam o mesmo... Beber muita água, comer muita fruta e verdura, poucas gorduras e as clássicas pomadas, muitas delas com corticoide, que nada faziam. Este é o depoimento de uma pessoa que sofreu de uma fissura retal. Continue a ler este artigo de umComo e descubra como curar uma fissura no recto.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma fissura anal
Passos a seguir:
1

A causa de que uma fissura retal não se cura com pomadas como a blastoestimulina, hemoal ou outras são os ácidos que as fezes contêm. Tem de se diluir ao máximo possível os ácidos e tratar de os eliminar antes de se aplicar algum creme, pelo contrário apenas se obterá dor e picadas. No seguinte passo começo a explicar-vos como.

2

Quando começar a vontade de defecar pegue na mangueira do chuveiro e desenrosque a parte da frente deixando apenas o extremo do tubo. Coloque este extremo no anus, sem chegar a introduzi-lo, junto apenas ao orifício. Este será o primeiro passo para curar a fissura retal.

3

Utilizando água morna com a pressão adequada (não muito forte mas também não muito fraca de maneira a que não entre água) deixe que a água morna durante uns segundos até notar que vai defecar em breve. Aguente um pouco assim e sente-se na sanita. A água costuma sair arrastando com ela as fezes. (Não irá sofrer dor, garanto-lhe, ou muito menos notará as picadas antes de o fazer assim). Repita a operação várias vezes até que a água saia mais ou menos limpa.

4

Não há nada a temer, não tem qualquer dano, uma vez que a água é algo natural e não provoca danos ou irritações desde que a pressão e a temperatura não sejam excessivas. Além disso, a água morna nos seus intestinos é bastante benéfica.

5

Depois de repetida a operação várias vezes (três vezes, pelo menos) e quando expulsou a maioria das fezes e a água sair quase limpa... então só aí é que põe a pomada que melhor resultou consigo.

6

Coloque o hemoal porque não contém corticoides mas sim um anestésico local chamado benzocaina e um anti-inflamatório chamado efedrina.

7

Antes de aplicar o hemoal, colocava na cânula deste um pouco de creme de aloe vera 100% puro comprado na farmácia. Usava este creme de aloe vera como lubrificante para que a cânula do hemoal se introduzi-se sem dor e ao mesmo tempo o aloe vera chegava à fissura e sentia uma melhoria considerável.

8

Uma vez aplicado um pouco de hemoal junto com o aloe vera retira-se a cânula. Quando o fazia antes sem utilizar o enema, a dor e o ardor duravam horas e horas. No entanto, se utilizar o enema no tubo, não há ardor ou dor desde a primeira aplicação. Desapareceram como por arte de magia!

9

Depois de fazer isto aproximadamente durante uma semana já defecará normalmente. Por isso, e sobretudo quando se sofre da doença, tem de cuidar da alimentação... vários litros de água ao dia, muita fruta, muita verdura e uma embalagem de Plantaben.

10

Se tem problemas de fissura retal, experimente isto. O que impede a fissura de curar são os ácidos que acompanham as fezes, e que uma vez diluídos com água morna já não têm o efeito tão prejudicial na dita fissura. Então utilizando os medicamentos adequados a fissura irá curar-se sem problemas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar uma fissura retal - sem cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (159)

Escrever comentário sobre Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

159 comentários
Augusto
O problema começou após uma forte diarréia em decorrência do uso de antibióticos. durante 1 mês ainda resisti a possibilidade de ir ao médico,porém, chegou um dado momento não teve como, marquei e fui ao procto que visualizou uma fissura anal crônica. Nunca havia sentido tanta dor e desconforto em toda minha vida. O tratamento veio com a mudança alimentar pra ingestão de maior quantidade de fibras durante o dia e o uso da pomada manipulada Diltiazen a 2%. O tratamento não apresentou resultados satisfatórios durante uns 5 meses. Retornei por duas vezes ao médico e ele apenas indicou que continuasse o tratamento e assim prossegui. Durante esse período bastante a respeito e peguei umas dicas q foram importantíssimas no processo. A principal delas foi lavar a região antes, durante e depois de defecar, utilizando a mangueirinha do chuveiro com água morna, e sempre antes da aplicação da pomada. Pois as fezes ao sairem, "queimavam" a região por serem mais ácidas e impedia que a fissura cicatrizasse. Além disso, mudei a alimentação evitando alimentos ácidos e optando por alimentos alcalinos, o q fez com que as fezes viessem bem menos ácidas. Passei a ingerir meio mamão depois do almoço e depois da janta, assim as fezes vinham mais amolecidas. Não interrompi o uso da pomada. Juntando tais precauções e o uso do medicação, com a graça de Deus, me curei totalmente do problema. A fissura crônica está totalmente cicatrizada sem a necessidade de cirurgia. Agradeço muito a Deus e ao médico que acompanhou todo o processo. O problema pode parecer pequeno em tamanho, mas a dor é algo desproporcional, completamente sem noção! Aconselho todos a buscarem ajuda médica o quanto mais rápido possível e não fazerem como eu fiz, esperando mais de 1 mês e com isso, tornando o problema mais grave.
Ricardo
Olá Augusto. Também tive a fissura por causa de diarreia devido a uso de antibióticos. Me responda algumas perguntas, por favor: (a) Vc se curou com quanto tempo de uso da pomada e demais métodos ao total? (b) Por quanto tempo ou vezes teve efetivamente essa dor horrorosa? (c) Ainda sente algum desconforto ou algo de anormal na região? (d) sua fissura era externa ou interna? (e) Quais alimentos alcalinos vc consumiu para ajudar na cicatrização? Te faço essa perguntas pq, como já disse acima, tive uma fissura interna (pois não a visualizava) em fevereiro desse ano por causa de diarreia, sendo que senti essa dor forte apenas 3 vezes, mas de vez em quando ainda sinto um leve desconforto. No meu caso, usei pomadas como o diltiazen por 2 meses e dinitrato de isossorbida por 3 meses, que eu mesmo mandei manipular. Não fui ao médico, pois tive dor forte apenas 3 vezes, e acredito ter cicatrizado ou em estar processo de cicatrização... No aguardo das respostas! Obrigado!
Valeria
Oi gente tenho 17 anos e tive um parto a 3 meses devido a fezes duras abril essa fisura mas só foi se o coco sair duro e sangra tbm n sinto dor pra senta nem nada to fazendo tratamento gostaria de saber se ela pode abrir com relação anal ? Mim ajudem
jair
Tambem agradeço ao autor deste artigo eu estava sofrendo desde o começo do ano e sempre tive essa porcaria ja são varias vezes que o danado racha mas desta vez,eu estava perdendo a vontade de viver...essa porcaria incomodava o dia inteiro uma dor terrivel ai resolvi pesquisar na internet e achei esse artigo que esta pessoa abençoada por Deus escreveu,e foi a minha salvação,nossa nem acredito e eu nem usei remedio ainda so fiz o processo com a agua e que maravilha estou livre da dor não sinto mais nada. Tinha um sangramento terrivel toda vez que defecava e agora apenas 4 dias depois a dor foi embora o sangramento não existe mais como num passe de magica...bom eu segui o processo da agua a risca como manda no artigo espero a vontade de evacuar chegar vou para o banheiro injeto agua morna coisa que é fácil pois o anus ja esta em processo de relachamento ou seja preparando se para evacuar então a agua entra com certa vacilidade..então voce tenta segurar um pouco ai da aquela vontade voce senta no vaso e é como uma descarga sai tudo rapidinho sem dor ou sangramento ai apos defecar é so usar a duchinha sem o chuveirinho da ponta é claro fazer o processo semelhante ao inicio para deixar bem limpo...é claro que vou comprar os remedios que são indicados aqui nesta materia e daqui para frente jamais vou deixar que isso aconteça se perceber que as vezes irão vir duras que é o que sempre acontece comigo...aguá morna nele
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Jair! Que bom que as dicas do artigo te ajudaram. Continue acompanhando nossas matérias e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ricardo
Em primeiro lugar agradeço muito ao autor desse artigo, que me ajudou a curar e diminuir os incômodos dessa maldita fissura. Minha fissura começou em março de 2017, por sucessivas diarréias, pois estava tomando antibiótico para tratar uma infecção respiratória. Na primeira vez, senti que havia me machucado, talvez ao me limpar, sendo que após defecar fiquei com uma dor constante, não tinha jeito de me ajeitar na cadeira do meu trabalho. Depois disso tive outras três oportunidades que tiver fortes dores, sempre depois de evacuar, uma dor que latejava e estava muito forte. Foi então quando decidi fazer pesquisas, até pensando em ser hemorroidas. Minha fissura, na verdade, não era externa, mas sim interna. Não havia nada por fora. Usei dexpantenol, a pomada de um composto com cetoconazol (recomendada por um colega aqui) e o genérico do Proctyl. Esse último, por ter anestésico, me parece que foi a pomada que mais me ajudou na “crise”, ou seja, quando estava com fortes dores. Ela veio com um aplicador, que era possível introduzi-lo no reto e aplicar a pomada internamente. Bepantol me ajudou a sarar a sensação de assadura, que também tinha. Mas, o que realmente me curou, foi ter mandado manipular um tubo de pomada com 2% de diltiazen. Qualquer um pode comparar a pomada manipulada, inclusive não me pediram receita. E foi muito barata, algo em torno de 10 reais 30 gramas. Em duas ou três semanas de uso já não sentia mais nada e hoje, depois de 50 dias de uso contínuo, posso garantir que estou curado, pois nenhum desconforto sinto mais. Agora, importante também é não usar papel higiênico e fazer a ducha recomendada nesse artigo, pois realmente limpa bem a área lesionada, levando a água consigo os ácidos das fezes. Usei tanto a ducha, como água morna aplicando com uma seringa (sem agulha), adaptando o aplicador do proctyl. Pra quem tem dificuldade de fazê-lo, recomendo relaxar e fazer tipo aquela “forcinha” de como se estivesse defecando, que a água entra mais fácil. Ah, também aplicava bem a pomada com o dedo, por dentro do ânus, para ter um efeito melhor. Recomendo comer bastante frutas, em especial mamão, que ajuda muito a amolecer as fezes. O Uso de um regulador intestinal foi de boa ajuda também (plantabem ou metamucil), pois ajuda a amolecer as fezes. Essas são minhas dicas. Desejo que todos possam se curar desse terrível desconforto. Fé em Deus que ele tá no comando!
WASHINGTON
Fiz o tratamento da fissura anal cronica durante 3 meses, apesar de uma melhora de 90%, o dr me disse que foi sem sucesso pois não cicatrizou totalmente e ele me já pediu os exames pré operatório pra me operar ou se não conviver pra sempre com o problema gastando muito dinheiro todo mês com laxante, reguladores com fibras, pomadas e comprimidos! Melhor sofrer por 15 dias e me livrar logo dessa triste do quê ficar com medo comer qualquer coisa pro resto da vida!
Ricardo
Vc ficou 90% porque? sentiu dor ainda, desconforto, ou sentia que tinha algo incomodando? Realizou a cirurgia amigo? Como foi? Espero que esteja melhor...
Washington
Oi Ricardo, sentia sim um pequeno desconforto e não dor, só que no toque eu sentia a fissura sim e doía, não doía na evacuação por causa dos reguladores, pomadas e dieta, so que ao mesmo tempo eu sentia que se eu deixasse tudo isso eu iria sentir tudo novamente. Então fiz a cirurgia sim no dia 13/06 e estou me recuperando ainda, mais melhorando a cada dia! Saúde e boa sorte pra nós!
Ricardo
Que bom então amigo. Foi dolorida a cirurgia? A recuperação está complicada? Eu achei que tinha curado a minha, mas ultimamente eu sinto, de vez em quando, um desconforto, como se tivesse um corpo estranho no local. E o problema é que minha fissura não é externa, nao a vejo, acredito ser apenas interna... vc falou que sentia dor quando tocava, isto é, na parte externa?
Washington
Oi Ricardo, a minha era externa, quando eu colocava a pomada deitado na cama com a barriga pra cima eu nao sentia nada de dor, pensei que ela tinha cicatrizado, só que quando ficaca de lado e ia colocar a pomada ai doía, é a mesma posição que eu sentia no tok do Dr. Sobre a cirurgia é tranquila, não sente nada, o chato é so a recuperação mesmo, dias bons e dias ruins, apesar de muita água, dietas, frutas e etc ainda resseco e machuca, tinha melhorado uns 80% mais por conta do ressecamento voltei pra uns 50%, mais nada de dor insuportável, se tiver que fazer faça se for o seu caso, pq ninguém merece conviver com uma traste dessa, boa sorte e saúde! Qualquer duvida estamos por aqui!
Raquel
Marina obrigada pela dica, vou fazer.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Raquel! Que bom que gostou da dica :) Continue acompanhando nossos artigos!
Mariana
Outra coisa que faço q esqueci de falar passo a pomada dermopantol genérico do bepantol a noite e sempre q faço minhas necessidades lavo, vc está melhor??
Raquel
Oi Mariana! Ainda sofrendo um pouco , minha maior dificuldade é regularizar meu intestino e o medo que peguei de ir ao banheiro, mas estou seguindo a dica do farelo de trigo e linhaça, acredito que logo meu intestino regulariza, vou tentar a pomada também, mais uma vez agradeço pelas dicas.
Lucas
Olá Pessoal. Estou com este problema, a alguns meses, no começo era uma hemorroida que acabou gerando uma fissura, lembro como foi duro no começo, eu trabalho com informática e fico horas sentado, e já imaginaram como é horrivel, pois bem, o médico me receitou proctyl supositório, fiz o tratamento mas não tive uma melhora no começo, pois sentia muita coçeira com esse remédio, mas uma coisa que me ajudou muito, foi a higienização, com ducha, limpando toda as fezes, com isso o remédio fez efeito, não sinto mais dor, o médico pediu o retorno daqui a 4 meses. Ou seja não adianta fazer o tratamento sem higienizar a área, estou usando o proctoderm como sabonete para ajudar na cicatrização da fissura. Abraços e boa sorte
Raquel
Olá, sofro há mais de 15 anos com fissuras e nenhum tratamento dá certo, nesses últimos meses piorou bastante, não consigo mais ir ao banheiro se as fezes sai mole queima se resseca machuca, estou muito desanimada ando pedindo a morte já.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Raquel! Você já experimentou as indicações do texto?
Raquel
Já mudei minha alimentação, tomo 3 litros de água, tentei chuveirinho mas não consegui, pois tenho a sensação que tem algo inchado que impede a entrada da água, pelos comentários que li aqui parece que a pomada a Diltiazem 2% foi boa já pedi para manipular. Vou tentar
Marina
Raquel eu tenho a 4 anos e acontece o msm q acontece com você mole queima arde, ressecado machuca, tenta tomar 2 colheres de sopa de farelo de trigo q vai regular o intestino e vc vai fazer cocô sólido nem mole nem duro alterna com linhaça triturada no liquidificador, pra não correr o risco do farelo ou a linhaça te dar diarreia começa com 1 colher de sopa depois de uma semana passa pra duas, e não esquece de tomar bastante água uns 2 litros eu estou melhor fazendo cocô sem dor.
fernanda b
Raquel, a unica coisa que me ajudou foi o chá misto, ele e um laxante natural (nos primeiros 3 a 4 dias ainda vai doer mais bem pouquinho). fiquei uns 8 meses tomando ele e foi o que me ajudou, depois de alguns tempo minha medica disse pra eu tentar parar de tomar pq estava emagrecendo d+, porem devido tanta dor os músculos do anus ficaram retraídos então a minha proctologista me recomento fazer uso de dilatadores anal (plug anal) é constrangedor gente mas funciona mesmo, fiquei umas 2 semanas usando os dilatadores e super funcionou. Hoje vou no banheiro normalmente. E cheguei ao ponto de querer morrer! tenta fazer isso.
Claudio
PESSOAL, SEGUE UMA RECEITA INFALÍVEL, PRA MIM DEU SUPER CERTO !!! 1 - A noite tomar uma colher de Bicarbonato de sódio para de manha as fezes sairem mole.. 2 - De manhã quando der vontade ir ao banheiro colocar a duchinha no ânus com água várias vezes... 3 - Fazer o banho de assento com água morna de manhã e a noite.... 4 - Passa a pomada Diltiazem 2% após o banho de assento de manhã e a noite Para mim essa receita foi infalível com uma semana de tratamento ja resolveu meu problema..... Abraços e boa sorte a todos !!!
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Claudio! Muito obrigada por partilhar essa informação conosco e continue acompanhando nossa página :)
Washington
Quanto tempo tem que VC tem fissura? Era cronica? Qual o preço da pomada diltiazem?
Flávio
Vc usou alguma pomada além do diltiazem ?
Washington
Não Claudio, usei varias, fui ontem ao proctalogista e ele mandou usar a proctyl mesmo, ainda falei sobre essas manipuladas e ele me disse que nao era preciso, so a proctyl mesmo ate ficar bom. e tambem o regulador plantabem, tou numa crise enorme, fico ate 24 hrs sem poder quase sentar e o dr me disse que nao iria passar nenhum remedio, so a pomada mesmo e o plantabem, disse que o meu caso nao era cirurgico, mais ja era cronica, pelo que entendi ele achou a minha pouca coisa que nao quis passar nem anti flamatorio, tou tomando por conta propria mesmo.
anderson
Claudio, o banho de assento e só com agua quente ou com a adição de outra coisa? obrigado
Washington
Meus Deus, sofro de fissura anal (pelos sintomas, pois ainda não chegou o dia fã consulta) desde o inicio de fevereiro desse ano de 2017, ou coisa ruim que doi, há uns dias pra cá Melhorei um pouco mais não cicatrizou, tem uma pelezinha pequena na borda do ânus e pêlo que vi deve ser cronica, já tomei diosmin, arflex, proxtyl, trofordemin, assento e nada de ficar bom, já perdi o sono só preocupado com isso.....e só esculto de todos que tudo que eu fizer só vai amenizar, mais a cura só com cirurgia mesmo .Alguem aqui já ficou bom de alguma fissura cronica? Pois o que sei é que VC melhora hoje e volta amanhã!
Claudio
Oi Washington ! Fazia uns 2 meses que estavo com o problema, não sei se era crônica, mas sofria quando tinha que ir ao banheiro rs, o Diltiazem 2% mandei manipular e saiu 22,00 reais o tubo. Antes tinha usado 2 tubos de Xyloproct que o proctologista tinha passado e nada adiantou. Percebi que o banho de assento foi super determinante 20 minutos de manha e a noite. Espero ter ajudado. Boa sorte e melhoras !!!
A sua avaliação:
Claudio
Pessoal, ja usei 2 tubos de Xyloproct e até agora nao deu resultado, vou usar o metodo do banho assento e duchinha, vamos ver se melhora, tambem mandei preparar a pomada Diltiazem 2%. Grato !