Partilhar
Partilhar em:

Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (1879 votos)
155 comentários
53 vezes partilhado

Depois de três meses, e quando estava quase a recorrer a um cirurgião, finalmente consegui um bom tratamento para a fissura anal que me apareceu por prisão de ventre, ao defecar umas fezes excessivamente duras. Durante este tempo tentei de tudo sem encontrar uma solução verdadeiramente eficaz. A visita ao WC era um verdadeiro calvário apesar de tomar muita fibra, frutas, verduras, etc... E as 6 ou 8 horas seguintes à defecação, era um sofrimento constante pelas contínuas picadas que sofria. Se defecava à noite, antes de ir dormir, já sabia que não ia dormir nada. Visitei vários médicos. Todos recomendavam o mesmo... Beber muita água, comer muita fruta e verdura, poucas gorduras e as clássicas pomadas, muitas delas com corticoide, que nada faziam. Este é o depoimento de uma pessoa que sofreu de uma fissura retal. Continue a ler este artigo de umComo e descubra como curar uma fissura no recto.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma fissura anal
Instruções:
1

A causa de que uma fissura retal não se cura com pomadas como a blastoestimulina, hemoal ou outras são os ácidos que as fezes contêm. Tem de se diluir ao máximo possível os ácidos e tratar de os eliminar antes de se aplicar algum creme, pelo contrário apenas se obterá dor e picadas. No seguinte passo começo a explicar-vos como.

2

Quando começar a vontade de defecar pegue na mangueira do chuveiro e desenrosque a parte da frente deixando apenas o extremo do tubo. Coloque este extremo no anus, sem chegar a introduzi-lo, junto apenas ao orifício. Este será o primeiro passo para curar a fissura retal.

3

Utilizando água morna com a pressão adequada (não muito forte mas também não muito fraca de maneira a que não entre água) deixe que a água morna durante uns segundos até notar que vai defecar em breve. Aguente um pouco assim e sente-se na sanita. A água costuma sair arrastando com ela as fezes. (Não irá sofrer dor, garanto-lhe, ou muito menos notará as picadas antes de o fazer assim). Repita a operação várias vezes até que a água saia mais ou menos limpa.

4

Não há nada a temer, não tem qualquer dano, uma vez que a água é algo natural e não provoca danos ou irritações desde que a pressão e a temperatura não sejam excessivas. Além disso, a água morna nos seus intestinos é bastante benéfica.

5

Depois de repetida a operação várias vezes (três vezes, pelo menos) e quando expulsou a maioria das fezes e a água sair quase limpa... então só aí é que põe a pomada que melhor resultou consigo.

6

Coloque o hemoal porque não contém corticoides mas sim um anestésico local chamado benzocaina e um anti-inflamatório chamado efedrina.

7

Antes de aplicar o hemoal, colocava na cânula deste um pouco de creme de aloe vera 100% puro comprado na farmácia. Usava este creme de aloe vera como lubrificante para que a cânula do hemoal se introduzi-se sem dor e ao mesmo tempo o aloe vera chegava à fissura e sentia uma melhoria considerável.

8

Uma vez aplicado um pouco de hemoal junto com o aloe vera retira-se a cânula. Quando o fazia antes sem utilizar o enema, a dor e o ardor duravam horas e horas. No entanto, se utilizar o enema no tubo, não há ardor ou dor desde a primeira aplicação. Desapareceram como por arte de magia!

9

Depois de fazer isto aproximadamente durante uma semana já defecará normalmente. Por isso, e sobretudo quando se sofre da doença, tem de cuidar da alimentação... vários litros de água ao dia, muita fruta, muita verdura e uma embalagem de Plantaben.

10

Se tem problemas de fissura retal, experimente isto. O que impede a fissura de curar são os ácidos que acompanham as fezes, e que uma vez diluídos com água morna já não têm o efeito tão prejudicial na dita fissura. Então utilizando os medicamentos adequados a fissura irá curar-se sem problemas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar uma fissura retal - sem cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (155)

Escrever comentário sobre Como curar uma fissura retal - sem cirurgia

155 comentários
WASHINGTON
Fiz o tratamento da fissura anal cronica durante 3 meses, apesar de uma melhora de 90%, o dr me disse que foi sem sucesso pois não cicatrizou totalmente e ele me já pediu os exames pré operatório pra me operar ou se não conviver pra sempre com o problema gastando muito dinheiro todo mês com laxante, reguladores com fibras, pomadas e comprimidos! Melhor sofrer por 15 dias e me livrar logo dessa triste do quê ficar com medo comer qualquer coisa pro resto da vida!
Raquel
Marina obrigada pela dica, vou fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Raquel! Que bom que gostou da dica :) Continue acompanhando nossos artigos!
Mariana
Outra coisa que faço q esqueci de falar passo a pomada dermopantol genérico do bepantol a noite e sempre q faço minhas necessidades lavo, vc está melhor??
Raquel
Oi Mariana! Ainda sofrendo um pouco , minha maior dificuldade é regularizar meu intestino e o medo que peguei de ir ao banheiro, mas estou seguindo a dica do farelo de trigo e linhaça, acredito que logo meu intestino regulariza, vou tentar a pomada também, mais uma vez agradeço pelas dicas.
Lucas
Olá Pessoal. Estou com este problema, a alguns meses, no começo era uma hemorroida que acabou gerando uma fissura, lembro como foi duro no começo, eu trabalho com informática e fico horas sentado, e já imaginaram como é horrivel, pois bem, o médico me receitou proctyl supositório, fiz o tratamento mas não tive uma melhora no começo, pois sentia muita coçeira com esse remédio, mas uma coisa que me ajudou muito, foi a higienização, com ducha, limpando toda as fezes, com isso o remédio fez efeito, não sinto mais dor, o médico pediu o retorno daqui a 4 meses. Ou seja não adianta fazer o tratamento sem higienizar a área, estou usando o proctoderm como sabonete para ajudar na cicatrização da fissura. Abraços e boa sorte
Raquel
Olá, sofro há mais de 15 anos com fissuras e nenhum tratamento dá certo, nesses últimos meses piorou bastante, não consigo mais ir ao banheiro se as fezes sai mole queima se resseca machuca, estou muito desanimada ando pedindo a morte já.
Editor umComo.com.br
Oi Raquel! Você já experimentou as indicações do texto?
Raquel
Já mudei minha alimentação, tomo 3 litros de água, tentei chuveirinho mas não consegui, pois tenho a sensação que tem algo inchado que impede a entrada da água, pelos comentários que li aqui parece que a pomada a Diltiazem 2% foi boa já pedi para manipular. Vou tentar
Marina
Raquel eu tenho a 4 anos e acontece o msm q acontece com você mole queima arde, ressecado machuca, tenta tomar 2 colheres de sopa de farelo de trigo q vai regular o intestino e vc vai fazer cocô sólido nem mole nem duro alterna com linhaça triturada no liquidificador, pra não correr o risco do farelo ou a linhaça te dar diarreia começa com 1 colher de sopa depois de uma semana passa pra duas, e não esquece de tomar bastante água uns 2 litros eu estou melhor fazendo cocô sem dor.
Claudio
PESSOAL, SEGUE UMA RECEITA INFALÍVEL, PRA MIM DEU SUPER CERTO !!! 1 - A noite tomar uma colher de Bicarbonato de sódio para de manha as fezes sairem mole.. 2 - De manhã quando der vontade ir ao banheiro colocar a duchinha no ânus com água várias vezes... 3 - Fazer o banho de assento com água morna de manhã e a noite.... 4 - Passa a pomada Diltiazem 2% após o banho de assento de manhã e a noite Para mim essa receita foi infalível com uma semana de tratamento ja resolveu meu problema..... Abraços e boa sorte a todos !!!
Sara Viega
Oi Claudio! Muito obrigada por partilhar essa informação conosco e continue acompanhando nossa página :)
Washington
Quanto tempo tem que VC tem fissura? Era cronica? Qual o preço da pomada diltiazem?
Flávio
Vc usou alguma pomada além do diltiazem ?
Washington
Não Claudio, usei varias, fui ontem ao proctalogista e ele mandou usar a proctyl mesmo, ainda falei sobre essas manipuladas e ele me disse que nao era preciso, so a proctyl mesmo ate ficar bom. e tambem o regulador plantabem, tou numa crise enorme, fico ate 24 hrs sem poder quase sentar e o dr me disse que nao iria passar nenhum remedio, so a pomada mesmo e o plantabem, disse que o meu caso nao era cirurgico, mais ja era cronica, pelo que entendi ele achou a minha pouca coisa que nao quis passar nem anti flamatorio, tou tomando por conta propria mesmo.
Washington
Meus Deus, sofro de fissura anal (pelos sintomas, pois ainda não chegou o dia fã consulta) desde o inicio de fevereiro desse ano de 2017, ou coisa ruim que doi, há uns dias pra cá Melhorei um pouco mais não cicatrizou, tem uma pelezinha pequena na borda do ânus e pêlo que vi deve ser cronica, já tomei diosmin, arflex, proxtyl, trofordemin, assento e nada de ficar bom, já perdi o sono só preocupado com isso.....e só esculto de todos que tudo que eu fizer só vai amenizar, mais a cura só com cirurgia mesmo .Alguem aqui já ficou bom de alguma fissura cronica? Pois o que sei é que VC melhora hoje e volta amanhã!
Claudio
Oi Washington ! Fazia uns 2 meses que estavo com o problema, não sei se era crônica, mas sofria quando tinha que ir ao banheiro rs, o Diltiazem 2% mandei manipular e saiu 22,00 reais o tubo. Antes tinha usado 2 tubos de Xyloproct que o proctologista tinha passado e nada adiantou. Percebi que o banho de assento foi super determinante 20 minutos de manha e a noite. Espero ter ajudado. Boa sorte e melhoras !!!
A sua avaliação:
Claudio
Pessoal, ja usei 2 tubos de Xyloproct e até agora nao deu resultado, vou usar o metodo do banho assento e duchinha, vamos ver se melhora, tambem mandei preparar a pomada Diltiazem 2%. Grato !
A sua avaliação:
Cesar
Boa Noite. Fiz um depoimento em 05/04/2016.Podem verificar se quiserem. Hoje ainda tenho a fissura mas sem dor e faço dieta desde esta época. Não cicatrizou ainda e neste fim de ano devido as festas e as comidas pesadas da ceia eu tive fezes ressecadas e sangrou um pouco, levei um susto, achando que iria voltar tudo de novo, mas voltei minha dieta rica em fibras e água e já esta sem sangramento. Meu Médico disse que o processo de cicatrização demora de 1 a 2 Anos, se não tiver intercorrências, pois a cicatriz que fica ela é muito sensível e se rompe fácil como já aconteceu 2 vezes comigo, mas sem voltar toda aquela dor insuportável que eu tive. já fazem praticamente 9 meses que sofro com a fissura, mas agora com ela cicatrizada sempre tomando muito cuidado agora. Meu médico disse pra eu fazer dieta o resto da vida. Hoje eu estou tomando muita água , muita fruta, verdura e muito legumes e sucos, e iogurte com farelo de aveia e mamão, entre outros alimento saudáveis e que propiciam formação de fezes sempre moles. Façam exercícios físicos, A caminhada ajuda na circulação sanguínea do corpo todo e promove a cicatrização mais rápida. A luta é grande e demorada tenham Força e Fé que tudo vai melhorar. Fiquem Com Deus!
Sara Viega
Oi Cesar! Muito obrigada pelo seu depoimento, valeu!
Washington
Como VC esta hoje? A sua era cronica?
A sua avaliação:
Xxx
Pessoal, estou nesse início e ja sofro bastante.. DICA, quem não tiver ou não conseguir o choveiro, use uma SERINGA descartável com ou sem Gel KY para melhor penetracao, funciona também, muito bom
A sua avaliação:
Maurilio J.
oi gente, eu tava com esse problema que veio por conta da falta de hidratação do corpo! tinha dias que só tomava 1 copo de água o dia todo e isso se repitia com muita frequência! fiquei 1 ano sentindo essa dor como se tivesse algo me ferroando de minuto a minuto! toda noite depois das 7 horas começava! (e eu ia no banheiro a noite achando que era alguma coisa que comi sei lá) era uma dor tão intensa que tinha dias que eu não conseguia dormir! eu chorava de dor! quando completou 1 ano e 2 meses eu resolvi ir no médico, aí ela falou "só pode ser fissura anal!" (e eu aliviado que não era hemorróidas kkkk) ela não era especialista e me mandou pra outro médico pra poder confirmar (exames e visualmente) e me medicar! mas como era do SUS minhas dores completaram 2 anos e nada de me atenderem! então comecei eu mesmo meu tratamento hardcore. percebi que toda vez que eu fazia cocô era como se abrisse uma ferida dentro do Ânus, então comecei a tomar muito Activia pra fazer cocô toda manhã bem cedo (já que a dor vinha a noite) pra meu intestino ter um ritmo, passei 2 semanas só a base de líquidos como sopa, suco, melancia! pra fazer cocô mais líquido pra não sentir nada... (o que foi bom pois eu era gordinho e perdi uns 7kg) passaram 2 semanas e já não sentia mais dor! só um ardorzinho bem leve! me ajudou muito!! hoje a dor passou! (99% pq as vezes o ardor volta quando como pimenta!!) hoje já faz 1 ano e 11 meses que não sinto aquela perturbação lá em baixo!! ps: vou tentar usar uma dessas pomadas (erva de bicho, deve ser bom) pra acabar com a dor 100%! ...bom essa foi minha saga! pode ser uma opção BEM ALTERNATIVA mas funcionou Dica 1: vá ao médico Dica 2: não vá em PSF ou algo ligado ao SUS invista na sua saúde pq (já me ferrei muito nesses postos!)
A sua avaliação:
Marinho
Pelo amor de Deus gente , me ajudem .. to com uma fissura crônica, tem uma pelinha no anos e tipo uma ferida também avermelhada .. tá doendo muito, não consigo ir no banheiro, faz 3 dias que não defeco porqur não consigo de tanta dor . To desesperada . Oq eu eu faço?! E eu n tenho essa mangueirinha
Flávio
Troque o seu chuveiro para um que tenha chuveirinho. O ideal é uma agua mais quentinha. Tem que ter a higiene, caso contrário não resolve. Persistência é o segredo.
Lucas
Amigo, Higienização com ducha, isso vai te ajudar muito. Boa Sorte