Partilhar

Como tratar a inflamação retal

Como tratar a inflamação retal
Imagem: nlm.nih.gov

A proctite ou inflamação retal é uma condição que pode gerar muitas dores, dor e sangramento anal. As suas causas são variadas mas na maior parte dos casos seguindo as indicações médicas a recuperação ocorre de forma pronta e sem complicações. Em umComo.com.br explicamos-lhe mais acerca desta condição para que descubra como tratar da inflamação do reto.

Passos a seguir:
1

A inflamação retal pode dever-se a diversas causas, mas no geral as mais comuns são: infeções, ser portador de uma doença auto-imune, ser portador de uma doença de transmissão sexual ou devido a substâncias nocivas que entraram em contato com o reto. Uma vez detetada a causa aplica-se o tratamento sob supervisão médica com resultados favorecedores para o paciente.

2

Os principais sintomas da inflamação do reto são:

- Dor e desconforto no reto

- Prisão de ventre

- Fezes com sangue e dor ao evacuar

- Em alguns casos apresentam secreções de muco no reto

3

Perante uma inflamação retal as dores são evidentes, pelo que se deve recorrer de imediato a um médico para realizar um exame detalhado. Com um exame de fezes e uma proctoscopia normalmente consegue-se confirmar o diagnóstico. Dependendo da origem da doença irá aplicar-se um tratamento que, geralmente, consiste na administração de antibióticos para eliminar a infeção. Podem-se indicar também esteroides dependendo do tipo de inflamação retal.

4

Para tratar a inflamação retal, além da medicação oral e dos supositórios, pode optar por um creme com hidrocortisona para reduzir as dores, no entanto deverá consultar o seu médico sobre isso, pois quando há sangramento e secreção usar o creme não é recomendável.

5

Além do tratamento médico é importante evitar todos aqueles alimentos que naturalmente podem produzir irritação intestinal e retal, como os picantes, as comidas muito condimentadas, a cafeína ou os lácteos. Leve uma dieta saudável com alimentos preferencialmente suaves e fáceis de digerir.

6

É importante beber muita água para melhorar o trânsito intestinal e reduzir a prisão de ventre que é um dos sintomas mais dolorosos desta doença. Deve aumentar também a ingestão de alimentos ricos em fibra para facilitar a evacuação e reduzir a dor: os cereais integrais, o espinafre, o brócolo, a aveia ou a papaia são grandes opções que lhe ajudam a melhorar os sintomas e a tratar a inflamação retal.

7

As pessoas que mantêm relações sexuais anais são muito propensas a sofrer da inflamação retal, devido em muitas ocasiões ao contágio de doenças de transmissão sexual. Por isso, é muito importante fazê-lo de forma segura utilizando as camisinhas especiais para o sexo anal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a inflamação retal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a inflamação retal

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Josefa
Pergunta. Eu estou com dores a mais de duas cemanas e enchaço que ñ passa de geito algum como eu faço para deminuir as dores
andriele andrdade pereira
tou cm uma dor no anal, depois que comecei usa papel higenico começou as dores anal.
A sua avaliação:
Arina Azevedo
Olá. Estou com uma secreção anal mas, não tem cheiro, nem sinto nenhuma dor. Não tenho problema ao evacuar. Sou hipertensa. Qual antiinflamatório é indicado?
Obrigada


Diolinda lopes
Oq devo comer na inflamação retal qual a dieta q devo fazer
Zulu
Olá, minha mãe em 1971 foi submetida a uma cirurgia de câncer no reto e parte do intestino e desde então tem colostomia definitiva. Após 16 anos de cirurgia, começou a sentir dores que não consegue definir muito bem o local, mas é no reto e irradia para laterais e vagina. A dor foi piorando cada vez mais e hoje a deixa incapacitada de exercer suas atividades normais, pois andando dói muito e não consegue ficar sentada, pois senta " em cima" da dor. Dessa forma, fica mais de 90% do tempo deitada. Já fez uso de vários medicamentos e tratamentos.Há uns 20 anos um neurologista receitou Amytril e Gabapentina e as dores passaram. Ela ficou quase 2 anos sem dor, mas os efeitos colaterais, tipo desorientação e quedas eram bastante. Após consulta com reumatolgista, foi diagnosticado fibromialgia (acredito que nunca teve) e receitou um remédio manipulado que melhorariam as dores no corpo e esse médico disse que ela não precisa mais tomar Amytril e Gabapentina, pois colocaria tudo na mesma fórmula e dessa forma, a dor no reto voltou e mais forte. Voltou a tomar Amytril e Gabapentina, mas a dor não passou mais e os efeitos colaterais com desorientação a fizeram cair algumas vezes e fraturar o fêmur, costela e ombro. implantou um neuro estimulador, já fez bloqueios anestésicos e radiofrequência. NADA resolveu!!!!! Apenas o primeiro bloqueio a deixou uma semana sem dor, mas depois repetiu o mesmo bloqueio, fez radiofrequência e também injetou tipo botox e não melhorou. Há dias que a dor está mais amena e há períodos de 15 dias direto que a intensidade é quase que insuportável!!! Muito triste ver minha mãe sofrer tanto! Me sinto impotente em não poder ajudar! Ela já fez tratamento tomando Dimorf, Novalgina, Duragesic etc que apenas a deixam com muitas náuseas e a dor não ameniza. Será que vcs conseguem nos ajudar??? Minha mãe está com 83 anos e gostaria que tivesse um pouco de qualidade de vida. Eu a amo muito e preciso encontrar uma ajuda! Obrigada!
A sua avaliação:
nair
fiz coloconoscopia e após o exame senti muita dor no reto e tive sagramento. A 4 meses tenho diarréia toda amanhã e não consigo segurar as vezes. Na própria colonocopia consta inflamação traumática do reto. A 14 dias estou usando supositório Pentasa, e devo usar por 28 dias. Cada caixa custa em média 587,00. Será que o meu problema se tornou crônico? Tem alguma cirurgia que corrigi isto? Estou desesperada perdi minha vida social.
A sua avaliação:
gilberto
tenho uma inflamação no reto na saída do anus em formato de pele acho que devido as minhas fezes estarem ressecadas tive que usar laxantes e supositórios qual o melhor medicamento poço usar venaflon
zilmar da silva gomes
como fazer tratamento com ervas para inflamação retal e sangramento
paulo oziel
Tenho inflamação no retoé horrível já fis cirúrgica não adiantou nada algum remédio que pode ajudar por favor me diga
roger rodrigues de araujo
como posso se trata de um sumo que mela sempre a coeca como se fosse uma secresao.

Como tratar a inflamação retal
Imagem: nlm.nih.gov
Como tratar a inflamação retal

Voltar ao topo da página