Partilhar

Quais os benefícios da semente de abóbora

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da semente de abóbora
Imagem: imujer.com

As sementes de abóbora podem ser utilizadas de diversas formas na culinária, desde complementos de pratos até como petiscos. Nestes casos, quando bate aquela fome de tarde, porque não beliscar umas sementes de abóbora?

Neste artigo, umComo apresenta os benefícios da semente de abóbora.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da sucupira
Passos a seguir:
1

Para cada 100 gramas de sementes de abóbora que você consome, encontram-se os seguintes benefícios: contém mais de 18 gramas de proteínas, 446 calorias, 18,4 gramas de fibras, minerais importantes como o zinco, magnésio, ferro e fósforo, além de uma boa porção de vitaminas. Sem falar que as sementes de abóbora são referência para quem procura alimentos antioxidantes. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

2

Nestas mesmas 100 gramas, encontramos cerca de 262 miligramas de magnésio, mais da metade do total sugerido para consumo diário, para um adulto saudável.

O magnésio é um mineral vital para o nosso organismo, sendo o segundo mais importante para o correto funcionamento do corpo (depois do potássio). O magnésio atua no controle de níveis de glicemia e pressão arterial, fornece energia, produz proteínas e melhora funções musculares como o relaxamento e a contração.

3

Entre os benefícios das sementes de abóbora, como dissemos, também há o potássio. A banana (inteira, de tamanho médio), considerada uma das principais fontes deste mineral, possui 422 mg de potássio, enquanto em 100 gramas de sementes de abóbora encontram-se 919 mg. A ingestão recomendada de potássio diariamente é de 4.700 mg, para um adulto saudável, mas geralmente as pessoas consomem metade desta quantia por dia, ou nem chegam à isso.

O potássio é essencial para o bom funcionamento do organismo humano. É a principal responsável, falando em substâncias, pela luta contra a hipertensão. Auxilia na redução de ocorrência de pedras nos rins, assim como na perda de massa óssea.

4

A semente de abóbora possui 10 mg de zinco, sendo que a quantidade para ingestão deste mineral é de 8 mg por dia, para uma mulher adulta. O zinco é eficaz no combate de grande parte das doenças que podem se instalar no nosso organismo, sendo também eficaz na sua prevenção.

Quais os benefícios da semente de abóbora - Passo 4
Imagem: ratser.com
5

Tanto as sementes quanto o óleo extraído das sementes de abóbora, segundo pesquisas, possuem propriedades benéficas para a saúde da próstata, como nos casos de hiperplasia prostática benigna, conhecida como aumento de próstata. As sementes possuem componentes conhecidos como fitosteróis, que evitam que a testosterona se transforme em di-hidrotestosterona, causadora do aumento da próstata.

6

Um dos benefícios das sementes de abóbora é que elas proporcionam uma melhoria nas tuas noites de sono, e, consequentemente, no teu humor durante o dia. Por conta disto, podem até ser eficazes na melhoria da depressão. Isto acontece devido ao triptófano presente nas mesmas, e é mais eficaz quando as sementes de abóbora são ingeridas antes de uma noite de sono.

7

As sementes de abóbora possuem altos níveis de antioxidantes em sua composição, sendo alguns deles dificilmente encontrados em outros alimentos. Além de várias formas de vitamina E, são estas as características que fazem com que as sementes de abóbora sejam vistas como um alimento extraordinário.

Por isso, podem ser vermífugas - substâncias que ajudam a paralisar vermes e expeli-los do corpo humano - devido às quantidades de fitosteróis existentes na sementes de abóbora. Entre seus benefícios também encontram-se a sua eficácia na redução do colesterol ruim (LDL).

8

Agora que você já sabe quais são os benefícios das sementes de abóbora, só falta decidir como comê-las. Você pode preferir receitas onde elas vão torradas, como por exemplo, nas saladas. Também pode comê-las junto com outras frutas, triturá-las e adicioná-las junto aos ingredientes de sopas ou molhos. Destas formas, é possível aproveitar não somente os benefícios nutricionais da semente de abóbora, mas também os gustativos. Veja também:

Quais os benefícios da semente de abóbora - Passo 8
Imagem: saboridades.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da semente de abóbora, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios da semente de abóbora

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
luiz carlos
ONDE ENCONTRAR, PRA COMPRAR.
A sua avaliação:
DENY
EXELENTE
Editor umComo.com.br
Oi Deny! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Quais os benefícios da semente de abóbora
Imagem: imujer.com
Imagem: ratser.com
Imagem: saboridades.net
1 de 3
Quais os benefícios da semente de abóbora

Voltar ao topo da página