Outros remédios à base de plantas

Benefícios do psyllium

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 9 outubro 2024
Benefícios do psyllium

Psyllium é um laxante obtido a partir de diferentes sementes de espécies da família Plantago e é utilizado no combate à prisão de ventre. Também ajuda a regular o colesterol, o cólon inflamado, a perder peso, etc. No umCOMO vamos explorar mais sobre os benefícios do psyllium, além de saber para quais condições seu consumo costuma ser indicado.

Também lhe pode interessar: Benefícios do gengibre para a mulher
Índice
  1. O que é psyllium
  2. Propriedades do psyllium
  3. Para que é usado o psyllium
  4. Como tomar psyllium
  5. Contraindicações do psyllium

O que é psyllium

Psyllium é um laxante obtido das sementes de Plantago, como Plantago osphagula, Plantago ovata e Plantago decumbens. O que se busca nessas sementes é sua fibra, que pode se transformar em um gel viscoso que aumenta o bolo fecal e ajuda a reduzir a constipação. Além disso, é utilizado por pessoas que preparam receitas sem glúten. Hoje, o psyllium pode ser encontrado no mercado em diversas apresentações, principalmente em pó, que é o mais utilizado.

Benefícios do psyllium - O que é psyllium

Propriedades do psyllium

O psyllium contém fibra que, ao ser misturada com água, se transforma em um gel viscoso e também contém polissacarídeos. Essa composição é o que permite que a pessoa não sofra de prisão de ventre. Da mesma forma, quem quer cozinhar sem glúten utiliza esse composto para que as receitas fiquem mais fofas e os ingredientes adiram melhor.

Outra de suas propriedades é a capacidade de gelificar, por se tratar de uma substância hidrocolóide, apesar de ser uma mucilagem. Isso significa que tem a capacidade de absorver água e formar uma massa pegajosa ou viscosa. Além disso, contém propriedades metabólicas e nutricionais.

O psyllium pode ser adicionado em pães, pudins ou bolos, desde que utilizado em pequenas quantidades. À medida que mais psyllium é adicionado, a massa ganha mais umidade. Porém, muitas pessoas o utilizam em substituição aos produtos com glúten, principalmente se sofrem de doença celíaca, pois a única forma de tratar esta condição é com dieta alimentar e uma dificuldade reside no fato de nem sempre ser possível obter a textura das farinhas de trigo, por exemplo, pois neles estão presentes prolaminas e gliadinas, que conferem elasticidade, esponjosidade e consistência à massa.

Porém, nem sempre é recomendado usar o psyllium diretamente, pois não é possível controlar o volume da massa. Por isso, a indústria alimentícia utiliza a hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), que é um espessante que, junto com o psyllium, ajuda as massas a terem mais coesão e ficarem mais suculentas.

Para que é usado o psyllium

O psyllium é indicado para diversas condições, entre elas:

  • Reduz o nível de colesterol: o psyllium pode aderir à bile e aos ácidos graxos, fazendo com que a absorção no intestino seja reduzida e eles sejam eliminados do corpo com mais facilidade. Portanto, diz-se que ajuda a reduzir os níveis de colesterol total.
  • Combate a prisão de ventre e a diarreia: isso porque, ao usar muitos laxantes, ocorrem alterações intestinais. Portanto, essa mucilagem ajuda a eliminar as fezes. Quem sofre de fissuras anais ou hemorróidas pode consumi-lo, pois ajuda a diluir as fezes. Nos casos de diarreia, essa mucilagem permite que a água fique retida nas fezes, melhorando esse quadro.
  • Colite ulcerativa: os pacientes que sofrem desta condição podem enfrentá-la ingerindo psyllium, pois, ao fermentar, gera butirato, ácido graxo que ajuda a reduzir a inflamação, graças ao efeito que produz nas citocinas.
  • Cólon inflamado: esse ingrediente ajuda a lubrificar as fezes e faz com que a pessoa sinta menos irritação no intestino, devido ao seu conteúdo de polissacarídeos. Assim que a pressão no intestino diminui, a dor também diminui. Porém, não é aconselhável ingerir grande quantidade ou com muita frequência deste alimento, pois ultrapassar a quantidade de fibras neste caso seria contraproducente.
  • Diabetes: o psyllium pode ajudar a retardar a absorção de glicose, por isso é benéfico para pacientes que sofrem desta condição.
  • Perda de peso: devido ao efeito saciante e ao efeito laxante produzido pela fibra que contém, é recomendado no seguimento de uma dieta alimentar para manter ou perder peso. Neste outro artigo contamos mais sobre Como fazer um laxante natural.
  • Melhora furúnculos: pode ser usado em forma de cataplasma e ajuda os furúnculos a amadurecerem mais rapidamente.

Como tomar psyllium

A dose recomendada de psyllium pode começar com 7 gramas por dia diluídos em água. Em relação a como tomar psyllium para prisão de ventre, a dose pode ser de até 40 gramas diárias, com água. Porém, é sempre recomendado consultar um médico especialista antes de iniciar sua ingestão, para que o especialista avalie outros fatores e prescreva a dose exata.

Além de tomar com água, na verdade, pode ser diluído em outros líquidos de sua preferência, no caldo de uma sopa que você vai tomar, em um refresco ou suco de fruta, etc.

Benefícios do psyllium - Como tomar psyllium

Contraindicações do psyllium

O psyllium pode causar alguns efeitos colaterais, como diarréia, flatulência ou dor abdominal. Geralmente melhoram se forem ingeridos líquidos em boas quantidades.

Não é recomendado em pacientes que sofrem de:

  • Náusea
  • Vômitos
  • Obstrução intestinal
  • impactação fecal
  • Dor abdominal aguda

Quanto às reações alérgicas, estas não são frequentes. Conforme mencionado, a indicação é consultar primeiro um médico e tomar a decisão mais adequada, de acordo com o quadro que a pessoa sofre ou para os fins para os quais deseja ingerir este composto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do psyllium, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios do psyllium