Outros remédios à base de plantas

Benefícios do ipê-de-jardim para a saúde

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios do ipê-de-jardim para a saúde

Do calor do clima sul-americano, mais especificamente do México, chega uma planta medicinal com múltiplos benefícios para nossa saúde. Estamos falando do ipê-de-jardim, também conhecida como tecoma stans, um pequeno arbusto com flores em forma de pequenos sinos amarelos e frutos alongados em forma de cápsulas. Geralmente, é uma planta que se usa com frequência para tratar problemas digestivos, doenças respiratórias e inclusive transtornos ginecológicos, devido ao seu conteúdo baseado em mais de 50 componentes químicos.

Quer saber mais sobre seus princípios ativos? Então, não deixe de ler o seguinte artigo do umCOMO. Vamos mostrar para você os benefícios do ipê-de-jardim para a saúde, uma planta que ajudará você a superar doenças graves como a diabetes.

Também lhe pode interessar: Benefícios da citronela para a saúde

Índice

  1. Origem do ipê-de-jardim
  2. Propriedades do ipê-de-jardim
  3. Aplicações medicinais do ipê-de-jardim
  4. Como tomar ipê-de-jardim

Origem do ipê-de-jardim

Ainda que se use em toda América do Sul, o ipê-de-jardim é uma planta selvagem originária do México. Nasce em climas quentes e principalmente secos ou muito secos e cresce ao redor da orla de alguns caminhos que encontrará em bosques tropicais, espinhosos, mesófilos de montanha ou na selva tropical caducifólia, subcaducifólia e perenifólia.

Sua aparência é de um pequeno arbusto ou árvore, dado que pode medir entre 1 e 8 metros de altura. Conta com folhas e flores amarelas em forma de pequenos sinos que se agrupam em ramos bonitos e vistosos, chamando a atenção. Por outro lado, conta com frutos em forma de cápsulas alongadas, onde contêm as sementes.

Benefícios do ipê-de-jardim para a saúde - Origem do ipê-de-jardim

Propriedades do ipê-de-jardim

Como mencionamos anteriormente, o ipê-de-jardim é uma planta que conta com 56 componentes químicos diferentes, tanto nas folhas como nas flores, por isso conta com mais de 54 usos medicinais diferentes. Mas se por algo a tecoma stans se destaca é por sua grande ação contra os diabetes, o seu grande uso medicinal.

Por outro lado, o ipê-de-jardim é uma planta diurética, perfeita para ajudar na retenção de líquidos; vermífuga, ou seja, ajuda a expulsar os vermes intestinais e, portanto, é perfeita para tratar doenças digestivas. E por último, tem propriedades analgésicas, por isso atua como calmante e sedativo intenso.

Aplicações medicinais do ipê-de-jardim

Se por algo o ipê-de-jardim se destaca é por seu uso contra a diabetes, uma das doenças mais frequentes e graves que afeta várias pessoas. Atua como a glibenclamida, um medicamento alópata muito similar, mas no caso da tecoma stans, sem efeitos colaterais. Este fato demonstrou-se cientificamente já que se provou que graças às folhas do ipê-de-jardim, a glicemia diminui, o que a torna um bom método para combater a diabetes.

O ipê-de-jardim conta com muitas outras aplicações, como os problemas digestivos que passam desde dores de estômago, gastrite ou más digestões, até transtornos como a anorexia - graças ao aumento do apetite - ou doenças como a pirose ou a atonia intestinal. Por outro lado, também é útil para tratar problemas de fígado ou dores de dentes.

Após suas grandes aplicações estomacais, não podemos esquecer o uso do ipê-de-jardim sobre a pele, por exemplo, para curar doenças cutâneas como a varíola, para as feridas ou para diminuir os sintomas de urticária.

Outra aplicação medicinal do ipê-de-jardim encontra-se no sistema nervoso. Seu efeito calmante serve para relaxar as alterações nervosas, bem como ataques de ansiedade. Além disso, seu poder analgésico ajuda a desinflamar pancadas, bem como purificar o sangue. O ipê-de-jardim também contribui para baixar a febre ou os sintomas febris.

Vale referir que entre suas aplicações, o consumo de ipê-de-jardim ajuda a diminuir a asma e a tosse e, no caso de sofrer de anemia, seu poder diurético ajudará você a eliminar o excesso de ácido úrico.

Por último, mas não menos importante, o ipê-de-jardim ajudará você a combater problemas ginecológicos como a regulação da menstruação. É utilizada também para combater a sífilis e inclusive como auxiliar durante um parto, graças ao seu poder sedativo e calmante.

Como tomar ipê-de-jardim

Para sentir todo o poder medicinal e se beneficiar de todas as propriedades do ipê-de-jardim, pode consumi-lo em infusões, feitas a partir das folhas, dos ramos ou dos caules e inclusive das flores ou das raízes. Sua administração é por via oral.

Lembre-se que o ipê-de-jardim é um remédio principalmente recomendado para todas aquelas pessoas com diabetes. A planta conta com princípios ativos, que possuem atividade hipoglicêmica por via oral e endovenosa. Consulte sempre seu médico antes de proceder ao consumo dessa planta medicinal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do ipê-de-jardim para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Benefícios do ipê-de-jardim para a saúde