Cabeça queimando por dentro, o que pode ser?
A sensação de queimação na cabeça por dentro pode ser provocada por diferentes motivos ou condições da sua saúde, desde um transtorno passageiro no seu couro cabeludo até um sintoma inicial de que você está desenvolvendo uma enfermidade ou problema de saúde mais grave. Por esse motivo, é importante que você examine as possíveis causas da queimação na cabeça o mais rápido possível para encontrar tratamento adequado para o seu caso.
Se você se está perguntando "Cabeça queimando por dentro, o que pode ser?", nesse artigo do umCOMO respondemos à questão e explicamos as possíveis causas que estão provocando essa sensação de ardência na sua cabeça, além de indicar as melhor soluções para ela.
Queimação na cabeça, o que pode ser?
As principais causas da sensação de cabeça queimando por dentro são:
- Enxaqueca
- Neurite occipital
- Tinha na cabeça
- Herpes zóster
- Esclerose múltipla
Continue lendo para saber mais sobre cada uma dessas condições, assim como os sintomas que provocam.
Queimação na cabeça pode ser enxaqueca?
A enxaqueca é um distúrbio caracterizado por uma dor muito aguda em um ou ambos os lados da cabeça, sendo provocada por uma atividade anormal do nosso cérebro. Esta dor de cabeça, que costuma ser hereditária, surge entre os 10 e os 45 anos de idade, sendo que as mulheres são mais propensas a sofrer de enxaqueca. A sensação de cabeça queimando por dentro pode ser um indício de que você está passando por uma crise de enxaqueca, sobretudo se o sintoma é acompanhado de uma dor de cabeça aguda (pontadas ou fisgadas) e com palpitações (sensação de latejamento na cabeça). Além disso, a enxaqueca também pode ser identificada pelos seguintes sintomas:
- Alterações na visão (ver brilhos ou luzes ou ter visão reduzida, como ver através de um túnel).
- Cegueira temporal ou visão embaçada.
- Dor de cabeça severa que dura entre 6 e 48 horas.
- Confusão e falta de concentração.
- Sensibilidade a qualquer luz ou som.
- Aumento das micções.
Logo, a presença de dor de cabeça com queimação pode, sim, ser sintoma de enxaqueca.
Cabeça queimando por neurite occipital
A neurite occipital é uma doença que se desenvolve como consequência de danos no nervo occipital, que se localiza nos dois lados da base da cabeça e também na zona do pescoço. O sintoma mais claro da neurite occipital é a dor de cabeça intensa (sobretudo na parte da frente) que também pode afetar os olhos e a zona posterior do pescoço ou nuca. Este sintoma pode provocar sensação de cabeça queimando por dentro em casos de dor muito severa. Além da queimação na cabeça e nuca, outros sintomas que identificam a neurite occipital são:
- Tonturas
- Sensibilidade e espasmos na zona do pescoço
- Fadiga
- Dor nos olhos e visão embaçada
- Dor de ouvido
Se, além destes sintomas, você sente dor na nuca, não perca o artigo: Dor na nuca, o que pode ser?
Tinha na cabeça
A tinha na cabeça é uma infecção no couro cabeludo provocada por fungos que são conhecidos como dermatófitos. A tinha na cabeça pode aparecer em qualquer idade, mas é uma infecção contagiosa que afeta principalmente as crianças ente os 3 e os 12 anos. Pode ser identificada pelo aparecimento de uma pequena ferida na zona do couro cabeludo que, à medida que se espalha, deixa a zona calva. Os sintomas principais da tinha na cabeça são:
- Descamação da pele da cabeça.
- Pele inflamada que pode provocar uma sensação de ardência dentro da cabeça.
- Pústulas (úlceras com pus).
- Coceira severa na cabeça.
- Gânglios linfáticos inchados no pescoço.
Herpes zóster
O herpes zóster é uma infecção provocada pelo vírus varicela zóster que costuma aparecer muitos anos após a presença de varicela no corpo. No geral, o herpes zóster afeta pessoas com mais de 50 anos, mas pode acometer qualquer pessoa que tenha tido varicela. Se você sente a cabeça queimando por dentro, é possível que esteja sofrendo dessa infecção viral, já que esse é um dos primeiros sintomas da doença. Outros sinais clínicos que identificam o herpes zóster são a dor de cabeça severa, sensação de formigamento ou coceira e o aparecimento de bolhas ou erupções na pele.
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença ou transtorno autoimune que afeta o nosso cérebro e o sistema nervoso central. É provocada por danos na bainha de mielina, uma espécie de manto que protege as neuronas. A esclerose múltipla é uma doença que afeta mais a população feminina que masculina e pode se desenvolver entre os 20 e os 40 anos.
A falta de proteção das neuronas provoca um dano no nervo que é causado por uma inflamação das células imunitárias, o que afeta zonas do cérebro como o nervo ótico ou o sistema nervoso. A esclerose múltipla pode provocar os seguintes sintomas:
- Sensação de formigamento ou ardência dentro da cabeça. Também pode afetar os braços e as pernas.
- Desconforto ocular, visão dupla ou cegueira temporal.
- Perda de equilíbrio, tonturas e problemas para caminhar.
- Tremores e espasmos musculares.
- Confusão, desorientação e problemas de raciocínio.
- Dificuldade em urinar.
- Prisão de ventre.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cabeça queimando por dentro, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.