Outros produtos farmacêuticos

Tomar melatonina todos os dias faz mal?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 24 agosto 2023
Tomar melatonina todos os dias faz mal?

Tomar melatonina todos os dias faz mal? Cada vez mais os brasileiros têm apostado nessa substância para obter noites de sono tranquilas. A popular melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo quando nos encontramos em locais escuros e entramos no clima de relaxamento para dormir - é ela que induz o sono. Aparentemente inofensiva, a melatonina pode sim apresentar riscos se consumida todos os dias. Quer saber que riscos são esses? Continue a ler este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tomar Neosaldina

Índice

  1. Melatonina faz mal?
  2. Metonina: efeitos colaterais
  3. Excesso de melatonina
  4. Melatonina: dosagem
  5. O que acontece quando você não dorme bem
  6. Quais são os benefícios de dormir bem

Melatonina faz mal?

Sim, pode fazer mal. A resposta para essa pergunta pode ser encontrada em uma das frases atribuídas a Paracelso, o pai da Medicina. Segundo ele, a diferença entre o veneno e o remédio é a dose.

Atenção: consumir melatonina uma vez ou outra não faz mal. O problema é consumir o produto todos os dias. Como a melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo organismo para auxiliar nos ciclos do sono, ao tomá-la todos os dias esse ciclo natural fica desregulado.

Como? O seu corpo entende que, uma vez que a melatonina está sendo suplementada, ele não precisa mais produzi-la. Por isso, a orientação médica é consumi-la apenas em casos de necessidade ou para regular os ciclos de sono. Logo, este não é um suplemento de uso contínuo.

Além disso, pesquisadores do MIT[1] comprovarem que após algum tempo de uso da melatonina, ela para de funcionar. Ou seja, tomar melatonina todos os dias acaba sendo um placebo que expõe você a riscos.

Metonina: efeitos colaterais

Apesar de apresentar uma falsa sensação de segurança, a melatonina não é (assim como nenhum medicamento) 100% segura. Alguns dos efeitos colaterais da melatonina são:

  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Sonolência durante o dia;
  • Cólicas;
  • Interferências na ovulação, o que prejudica as mulheres que desejam engravida.

Além disso, a melatonina pode intensificar sangramentos e prejudicar o quadro daqueles que têm diabetes. Também a risco de aumentar os sintomas da depressão. Grávidas e lactantes não devem consumir a melatonina!

Leitura complementar: Propriedades da melatonina e contraindicações

Excesso de melatonina

O excesso de melatonina, ou seja, tomá-la além das doses recomendadas, pode produzir um efeito de "ressaca" no organismo: a pessoa se sente cansada, sonolenta e com dores de cabeça no dia seguinte. Isso acontece porque a maioria dos suplementos disponíveis no mercado oferta uma dose de melatonina muito superior a que nós necessitamos, o que sobrecarrega o organismo.

Dicas para dormir bem

Além disso, tomar mais do que a dose diária recomendada não faz dormir mais rápido. Confira outras sugestões para pegar no sono sem extrapolar na melatonina:

  • Tome um banho quente: a água quente do chuveiro após um longo dia de trabalho irá relaxar sua musculatura e auxiliar numa boa noite de sono. Invista em sabonetes, perfumes, cremes e óleos para deixar esse momento do seu dia mais especial.
  • Apague as luzes: o seu corpo produz a melatonina naturalmente em ambientes escuros. Portanto, ligue abajures e evite o uso do celular ou computador antes de dormir. Se isso for impossível, instale um filtro de luz azul nos seus aparelhos eletrônicos.
  • Tome um chá de camomila: assim como a água quente, os chás ajudam no relaxamento. A camomila é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades calmantes. Por que não dar uma chance?
  • Use óleo de lavanda: diversos estudos vinculados a aromaterapia comprovam que o cheiro da lavanda é excelente para induzir o sono e combater o estresse e as tensões do dia a dia. Pingue algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda no seu travesseiro e sinta a diferença.
  • Evite atividades que te agitem antes de dormir: ver aquela série violenta ou de suspense antes de dormir não é a melhor ideia, porque esse tipo de programa agita o sistema nervoso. Dê preferência a atividades relaxantes, como conversar com família ou amigos.

No vídeo abaixo sobre alimentos que podem melhorar a qualidade do seu sono:

Melatonina: dosagem

Se mesmo com as dicas anteriores você não conseguir dormir e tiver que apelar para a melatonina, fique atento a dosagem ideal desse suplemento: o consumo não pode ultrapassar os 8 mg por dia. O ideal é comprar a substância em gotas para administrá-la em doses ainda menores, como 0,5 mg.

Em casos de regulação do ciclo do sono, você pode consumir entre 3 a 5 mg de melatonina. Mas não se esqueça de sempre conversar com seu médico sobre isso, pois é esse profissional que saberá orientá-lo dentro das especificidades do seu organismo. Apesar de inofensiva, tomar melatonina todos os dias apresenta sim riscos à saúde.

O que acontece quando você não dorme bem

O estresse, o trabalho, as provas, as viagens, a alimentação, os hábitos de vida pouco saudáveis e inclusive a tecnologia. São muitos os motivos pelos quais cada vez dormimos menos horas e ainda por cima, pior. Todos sabemos o quão importante é dormir bem e oito horas diárias, mas por quê? O que acontece se não desfrutamos deste merecido e reparador sono noturno? Entenda o que acontece quando você não dorme bem:

Saúde psicológica

Na opinião de muitos especialistas, dormir mal e pouco afeta nossa saúde física e também nosso cérebro. A nível psicológico, as consequências podem ser diferentes em função de cada pessoa. Mas em geral, alguns dos sintomas mais frequentes são cansaço mental, falta de concentração, irritabilidade e inclusive depressão.

Maior risco de doenças

E a nível físico, o que acontece se você não dormir bem? A falta de horas de sono também cobra à nossa saúde, tanto a curto como a longo prazo. Transtornos da conduta alimentar, diabetes, obesidade e até alterações do sistema nervoso. Neste sentido, inúmeros estudos científicos têm conseguido demonstrar que a falta de horas de sono aumenta o risco de sofrer um acidente cerebrovascular e inclusive pode derivar em doenças cardíacas.

Aumento de peso

Os especialistas em saúde também nos lembram outra das consequências mais comuns de não dormir bem e oito horas diárias: o aumento de peso. E isto por que ocorre? Ao que parece, a falta de horas de sono provoca uma diminuição do metabolismo, que por sua vez nos faz ganhar peso. Isto é porque o metabolismo é mais lento e reduz sua energia em funções tão básicas como digerir os alimentos.

Tomar melatonina todos os dias faz mal? - O que acontece quando você não dorme bem

Quais são os benefícios de dormir bem

Dormir bem é essencial para se levar uma vida saudável. Significa desfrutar de boa saúde e, mesmo que você tenha um ritmo de vida estressante, descansar e dormir bem o ajudarão a enfrentar seu dia a dia com maior vitalidade. Existe algo com mais prazeroso do que dormir quando se está cansado e com sono? Entenda quais são os benefícios de dormir bem.

Coração saudável

A falta de sono tem sido associada a uma pressão arterial e colesterol ruins, fatores de risco para sofrer de doenças cardíacas.

Memória e criatividade

Durante o sono, seu cérebro está ocupado e trabalhando, o que fortalece sua memória sem que você se dê conta. Além disso, pratica e consolida as aprendizagens realizadas durante o período em que você esteve acordado(a). Se quer aprender algo, seja o que for, o melhor momento é após um bom sono reparador. Além de melhorar sua memória e sua aprendizagem, seu cérebro reorganiza e reestrutura as suas lembranças, o que contribui para uma maior criatividade ao acordar.

Menos estresse

Dormir bem reduz seus níveis de estresse e o ajuda a relaxar de tanta tensão. Isso o ajudará a ter um melhor controle de sua pressão arterial. Após dormir bem, você acordará pela manhã com um humor melhor e com uma melhor visão do dia que começa.

Melhore a concentração

Você já pensou que algumas vezes, quando não dormimos o suficiente, temos problemas para nos concentrar e aprender e reter dados no dia seguinte? Tal fato é normal, por isso é tão importante dormir. Seus neurônios podem "reparar" sua mente enquanto você dorme.

Menos depressão

O sono impacta na serotonina, e a pessoa com deficiência de serotonina pode, com maior probabilidade, sofrer de depressão. Para preveni-la, durma o suficiente a cada noite. Entre 7 e 9 horas diárias é o adequado.

Controle o seu apetite

As pessoas que dormem bem durante a noite garantem ter menos fome do que aquelas pessoas que dormem poucas horas diárias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar melatonina todos os dias faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Referências
  1. http://news.mit.edu/2005/melatonin
Bibliografia
  • https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-940/melatonin
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Tomar melatonina todos os dias faz mal?