Como se trata a cefaleia em salvas
A cefaleia em salvas é a mais dolorosa das cefaleias primárias, antigamente era considerada como uma variante da enxaqueca. O tratamento tem vários aspectos, acalmar as crises de dor e manter o paciente sem os sintomas o maior tempo possível. O tratamento da cefaleia em salvas é explicado a seguir.
Vai precisar de:
- Oxigênio
- Sumatriptano
- Triptanos
- Derivados de ergotamina
- Prednisona
- Ergotamina
- Verapamil
Passos a seguir:
Na cefaleia em salvas deve ser considerado o tratamento da crise e o tratamento profilático.
Para o tratamento da crise utilizam-se medidas de ação rápida, devido à brevidade e intensidade da dor.
Por isto, não se aconselha a medicação via oral.
O tratamento mais indicado, efetivo em 70 % dos pacientes, é oxigênio com máscara facial a oito litros por minuto, durante 10 a 15 minutos.
Se depois de 20 minutos a dor não tiver parado, deve-se iniciar o tratamento farmacológico.
Atualmente o sumatriptano é aceito como o tratamento farmacológico mais eficaz da crise de dor.
A via de administração mais eficaz é a subcutânea, em doses de 6 mg. A dor cede em uma porcentagem alta aos 15 minutos.
Os triptanos e os derivados de ergot também se tem provado eficazes.
O tratamento profilático deve sempre ser indicado desde o início das crises e ser mantido até duas semanas após conseguir o controle das mesmas.
Para o mesmo dispõe-se de vários remédios: prednisona (40-80 mg/dia), ergotamina (1 mg/12 horas), lítio (600-900 mg/dia), verapamil (80 mg/8 horas).
Somente se apreciam como candidatos ao tratamento cirúrgico os casos de cefaleia estritamente unilateral, já que quando as crises afetam a ambos os lados corre-se o risco de recorrência contralateral após a intervenção.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se trata a cefaleia em salvas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
Conselhos
- O tratamento da cefaleia em salvas deve ser indicado por um médico.
- Nem todas as dores de cabeça se originam pela mesma causa, por isso é preciso consultar um médico para receber o tratamento indicado.