Como se trata a sinusite aguda
O termo sinusite aguda define a inflamação aguda da mucosa de um ou mais seios paranasais com sintomatologia menor do que 3 semanas. As causas costumam ser virais ou bacterianas, sendo impossível diferenciar pelos sintomas. A sinusite aguda é um quadro autolimitado, isto quer dizer que se cura sozinha. No entanto, oferecemos a você algumas soluções para tratar seus sintomas e prevenir complicações.
Vai precisar de:
- Anti-inflamatórios não esteroides
- vapor
- antidescongestionantes nasais
- corticoides locais
- antibiótico
Passos a seguir:
Para diminuir a febre e a dor facial podem ser empregados anti-inflamatórios não esteroides (ácido acetilsalicílico, diclofenaco, ibuprofeno, paracetamol) nas doses habituais, tanto em crianças como em adultos.
O vapor melhora a eliminação nasal do muco e alivia a sintomatologia.
Podem ser empregados antidescongestionantes nasais em maiores de 12 anos, tanto por via oral como tópica.
Quando os descongestionantes nasais são empregados por via nasal, não devem ser aplicados por mais de 3 ou 4 dias, para evitar taquifilaxia e congestão nasal por efeito rebote.
Alguns corticoides locais, como a fluticasona, demonstraram melhorar a taxa de sucesso clínico e acelerar a recuperação em pacientes com sinusite aguda de repetição. Do mesmo modo que no uso de todos os corticoides, devem-se controlar os efeitos colaterais.
Os anti-histamínicos não devem ser utilizados, salvo que exista um componente alérgico associado, porque engrossam as secreções.
Considera-se que o tratamento antibiótico alivia escassamente os sintomas.
Os antibióticos de primeira linha, tanto em crianças como em adultos, são o trimetoprim-sulfametoxazol e a amoxicilina indicados por 7 a 10 dias.
Caso não haja melhora decorridos 3 ou 4 dias de iniciado o tratamento, é indicado alternar para antibióticos de segunda linha como amoxicilina/ácido clavulânico.
Se ocorrer osteomielite ou endoftalmite, o tratamento antibiótico deve ser ativo também contra S. aureus.
Se o paciente não melhorar deve-se realizar uma lavagem do seio ou uma antrostomia intranasal.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se trata a sinusite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.
Conselhos
- O tratamento deve ser fornecido e acompanhado por um médico.