Descida de plaquetas

O que comer em caso de dengue

O que comer em caso de dengue
Imagem: quehacerpara.net

A Dengue é produzida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus, produzindo sintomas muito similares aos do resfriado comum, que vão aumentando sua intensidade com o passar dos dias. Esta condição faz com que as plaquetas baixem, de forma que o repouso e uma nutrição adequada serão fundamentais para a recuperação do paciente, pois esta doença não tem tratamento, apenas devemos esperar que o nosso sistema imunológico se recupere lentamente. Não sabe como se alimentar? Em umComo, explicamos O que comer em caso de dengue.

Também lhe pode interessar: O que não fazer quando se está com dengue

O que comer em caso de dengue

As plaquetas ajudam a manter o sangue corretamente coagulado, por isso quando os níveis baixam corremos o risco de sofrer hemorragias internas, tal como ocorre nos casos de dengue hemorrágica. Tendo em vista que este vírus produz uma diminuição importante de plaquetas, é necessário ingerir alimentos que ajudem a aumentar o número de plaquetas e nos façam sentir mais fortes e recuperados.

Sabemos que a pessoa com dengue não tem muito apetite. Entretanto, deve comer a fim de fortalecer seu corpo, pelo que recomendamos:

  • Manter-se muito hidratado, especialmente se tiver febre alta. Beber água e sucos naturais de frutas. As frutas ricas em vitamina C como kiwi, goiaba, morangos, laranjas, tangerinas, limões ou abacaxi são ideais para aumentar as plaquetas e melhorar nossa saúde, pelo que devem ser ingeridas de forma abundante.
  • Estas mesmas frutas ricas em vitamina C podem ser ingeridas inteiras. A goiaba é especialmente indicada em casos de dengue.
  • Os vegetais ricos em vitamina C também são muito benéficos em caso de dengue, pois ajudarão a aumentar as plaquetas. Recomendamos especialmente os espinafres, os alfaces ou o agrião, o pimentão verde, vermelho e a cenoura.
  • O caldo de galinha, devido aos seus ingredientes vegetais e seu reconfortante sabor, é ideal para ingestão em caso de dengue, pois é leve e pode ser ingerido mesmo com pouco apetite.
  • Recomendam-se também os caldos a base de cenoura e aipo, duas opções excelentes para aumentar as plaquetas.
  • A beterraba é outro ingrediente que ajudará você a fortalecer seu sistema imunológico e recuperar a sua saúde.
  • Também recomendamos a ingestão de alho, um ingrediente ideal para aumentar as plaquetas e favorecer a recuperação. Pode ser preparada uma sopa de alho, acrescentá-la à sopa de galinha ou ao caldo de cenoura e aipo.

Embora a dengue cause a perda de apetite, recomenda-se ingerir pequenas porções de alimentos várias vezes ao dia, especialmente sucos e caldos que contribuam hidratação e nutrientes.

Quais alimentos devem ser evitados em caso de dengue

As pessoas que sofrem de dengue apresentam perda do apetite, não desejando comer nada. Alimentar-se é necessário para auxiliar na recuperação. No entanto, é importante fazê-lo com ingredientes com nutrientes e vitaminas, evitando por completo as comidas pesadas, os pratos condimentados, os doces, bolos e alimentos gordurosos.

Agora mais que nunca seu corpo precisa de vitaminas. Por isso, deixe de lado a comida pesada e pouco nutritiva enquanto estiver doente. Se seus sintomas piorarem, visite um médico o mais rápido possível e lembre-se de que se as suas plaquetas baixarem muito, você corre o risco de sofrer de dengue hemorrágica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer em caso de dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
Sandra
Desculpe, mas li no artigo indicação de alimentos ,que já li em outros artigos serem prejudiciais nos casos de dengue.essa matéria é atual?
denise lemos
eu estou muito alegre com esta matéria meu filho se encontra com dengue por isso também esta com as plaquetas baixa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Denise, poderá encontrar mais dicas para subir as plaquetas aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
denise lemos
bom dia eu gostaria se fosse possível me mandarem uma lista de alimentos com vitaminas C , porque encontro com meu filho com as plaquetas baixas . deis de já fica aqui meus agradecimentos
Claudia Cilene Alves de S. Santo
alimentos como arroz e feijao podem ser ingeridos?
Cléber
Por este site fala ao contrario de todos os outros, com dengue deve evitar varias frutas, verduras e legumes que contenha silicato por ser anticoagulante, não se deve comer tangerina, limão, laranja etc.
kelly
Olá gostei muito da materia minha mãe e minha irmã estão com dengue e hoje uma delas esta com 93000 de plaquetas, por favor nos mantenham informados sobre alimentação para recuperar as plaquetas obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Kelly, nesse link poderá encontrar os melhores alimentos que podem ajudar a subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Obrigada pelo comentário e tudo de bom!
rafael
polêmico esse texto. vi medicos na internet informando que não pode (maçã, limão, tangerina. morango, alho, cebola, gengibre, batata). sugiro uma revisão dos conhecimentos da autora do texto, mesmo que acabe por confirmar que o que foi dito no texto permanece correto. vi gente bebendo muito suco durante o dia e somente 1 litro de água, acho que deveriam beber pelo menos uns 3 litros de água e quantos mais quisessem de suco. indico fazerem pesquisa no Youtube, lá por exemplo você encontra um médico que afirma que durante a dengue, o uso mesmo da dose mínima de PARACETAMOL pode ser fatal ao longo do dias da doença. procurem e vejam os argumentos dele, ele me convenceu. desejo melhoras a todos, boa sorte!
Simone.bfarias@hotmail.com
O que pode fazer para aumentar as plaquetas neste momento.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone, nesses links poderá encontra várias dicas para ajudar a subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html Mas além disso, é muito importante que consulte o seu médico.
Liliane Rainer
Estou com as plaquetas baixas esta em 61.000 estou com dengue já esta tomando 6 litros de suco de futas variadas e não sobe não sei oque fazer alguém pode me ajudar
Thiago silva
Estou com dengue e o tópico vai me ajudar muito a aumentar minhas plaquetas que hj esta a 73.000 Somente comendo pra aumenta!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thiago, espero que fique bem logo! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
zilmasilvasantos2014@hotmail.com
Água de coco é bom estou com dengue e com queda de plaquetas muito alta é bom coco
Jovanir Cortes Barros
Bom, muito infotmativo, tira as duvidas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jovanir, muito obrigada valeu :)
Daniel
E recomendado come galinha ensopada com cenoura ajuda na nutrição.
Imagem: quehacerpara.net
O que comer em caso de dengue