Partilhar

Como fazer soro oral caseiro

Como fazer soro oral caseiro

Quando os vômitos ou a diarreia nos atacam, é indispensável a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Mas beber água pode não ser suficiente, porque além dos líquidos, os minerais também são eliminados do nosso organismo e precisamos de os recuperar para o seu correto funcionamento. É por isso que se recomenda tomar soro oral que nos fornecerá os nutrientes perdidos. Se não o tiver em casa, saiba que pode elaborá-lo muito facilmente e com poucos ingredientes, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como fazer soro oral caseiro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia
Passos a seguir:
1

O soro oral caseiro é a solução ideal para nos reidratarmos depois de qualquer doença ou condição que nos tenha levado a perder de forma importante o líquido do nosso corpo. Uma vez que a água contribui apenas com líquido mas não minerais, é preciso recorrer a um produto que favoreça a recuperação de sais e açúcares no nosso organismo. Recomenda-se a sua ingestão quando temos:

  • Diarreia intensa e frequente.
  • Vômitos.
  • Infecções estomacais como a gastroenterite.
  • Febre elevada, pois esta origina também a perda de líquidos corporais.
Como fazer soro oral caseiro - Passo 1
2

Para preparar o soro oral caseiro é importante usar água engarrafa, se não usar água engarrafa para o preparar e preferir a da torneira, deve fervê-la, pois é muito importante que a água esteja livre de qualquer elemento que possa piorar o mal-estar.

Quando tiver uma fonte de água segura, coloque o litro de água numa garrafa, jarra ou outro recipiente de capacidade maior, de preferência de 1,5 ou 2 litros.

3

O passo seguinte para fazer o soro oral caseiro é adicionar o suco de limão à água, isto vai permitir melhorar o seu sabor e obter algumas vitaminas úteis para se recuperar. Adicionalmente o limão conta com muitos benefícios para a nossa saúde, ajudando a equilibrar o pH estomacal, a impedir a acidez, a eliminar os gases e a melhorar a digestão, pelo que será de grande ajuda para se hidratar e contribuir para sua recuperação.

4

Em seguida, deverá juntar também meia colher de sopa de sal e de bicarbonato de sódio, assim como duas colheres de sopa de açúcar que servem para adoçar o sabor do soro caseiro. O sal ajudará a recuperar os minerais perdidos e a melhorar a sua saúde.

Agite a garrafa para que todos os ingredientes se misturem bem. No caso de ter usado uma jarra, utilize uma colher de madeira ou algum outro utensílio comprido.

Como fazer soro oral caseiro - Passo 4
5

No caso de estar preparando um soro oral caseiro porque está com diarreia, de seguida vamos lhe mostrar as melhores infusões que lhe ajudarão a lidar com esta condição e a melhorar a sua saúde de forma geral. As melhores opções são as seguintes:

  • Infusão de tomilho: esta planta medicinal conta com propriedades adstringentes que nos ajudam a acabar com a diarreia, assim como a melhorar as dores estomacais próprias desta condição. Tome 2 xícaras por dia desta bebida e, pouco a pouco, notará melhorias.
  • Infusão de camomila: é uma das infusões mais clássicas na hora de tratar a diarreia e outros transtornos relacionados com a saúde gástrica. No caso da diarreia, vômitos ou outras condições, a camomila pode ajudá-lo a melhorar graças às suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes.
  • Infusão de gengibre: o gengibre é outra das melhores plantas medicinais que pode incluir na sua dieta para conseguir aliviar as dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do seu aparelho digestivo, pelo que eliminará a diarreia de forma natural.

De qualquer forma, no umCOMO recomendamos que se ao final de 48 horas não notar melhorias, consulte um médico para realizar um exame e lhe oferecer o melhor tratamento para a sua condição.

Neste outro artigo poderá encontrar mais remédios caseiros para a diarreia.

6

No caso do seu mal-estar estar relacionado com a presença de vômitos, então deve saber que existem outros remédios caseiros que lhe podem ajudar a acabar com eles e a recuperar o seu bem-estar. De seguida, vamos lhe mostrar as melhores infusões que pode tomar no caso de vômitos persistentes:

  • Infusão de anis: o anis é um produto que está repleto de propriedades ideais para a saúde do nosso sistema digestivo. Ele ajuda-nos a reduzir as náuseas ou vômitos e a lidar contra qualquer condição que nos esteja causando mal-estar. Para aproveitar os seus benefícios, o melhor é preparar uma infusão e tomá-la 2 vezes por dia.
  • Infusão de cravo da índia: também é perfeita para reduzir as náuseas e diminuir o inchaço estomacal que pode aparecer devido ao mal-estar. Para isso, pode fazer uma infusão com alguns cravos da índia ou, se preferir pode mastigá-los.

Neste outro artigo do umCOMO poderá encontrar mais remédios caseiros para os vômitos.

7

Deverá tomar este soro caseiro para repor os minerais e eletrólitos que o seu corpo perdeu, desta forma evitará se desidratar. Recomenda-se beber pelo menos dois litros por dia deste regenerador caseiro e natural, sempre em pequenos goles e de forma lenta para evitar que o excesso de líquido gere um maior mal-estar.

Se a diarreia ou os vômitos continuarem apesar da tentativa de se hidratar com esta bebida, será necessário consultar um médico rapidamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer soro oral caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O soro oral caseiro é uma excelente alternativa para quem não consegue ingerir os preparados comerciais.
  • Beba-o em pequenos goles mas de forma constante e verá como se consegue hidratar de forma eficaz.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Duarte Manuel
eu não posso adicionar açúcar porque tenho níveis de diabetes um pouco altos ...como fazer?
A sua avaliação:
Iraci de oliveira matos
achei ótimo já vou fazer o meu se for bom mesmo logo eu direi o resultado
ADILSON DA ROCHA DIAS
ACHO QUE DEVE ESTAR ERRADO ALGUMA COISA COM REFERENCIA AO LIMÃO COMO ,ESTRAIR UMA XICARA DE (SUMO) E ACHO QUE DEVERIA SER SUCO ...!

Como fazer soro oral caseiro
1 de 3
Como fazer soro oral caseiro

Voltar ao topo da página